Internet em rede com uma placa e sem rotear, como faz?

Iniciado por Walkir, 08 de Julho de 2007, 18:47

tópico anterior - próximo tópico

Walkir

Olá a todos novamente^^

Sei que esta pergunta jah foi respondida de diversas formas em outros tópicos mas eu tenho um caso específico aqui e preciso tirar umas dúvidas.
Eu era usuário do Windows XP antes de migrar definitivamente para o Ubuntu. Tenho dois pcs em casa e eles estavam ligados à internet. o PC1 servia de conexão para o PC2. Para isso eu usava um programinha chamado pppshar.

Meu modem até que funciona bem pra uma só conexão (bridge) mas trava muito e perde legal a conexão quando tá roteado. Acreditem, é um D-link 500B e já tentei roteá-lo qdo eu tinha windows nos dois pcs, mas a conexão ficava horrível, uma mer.. mesmo.
Não tenho como colocar uma placa de rede nos pcs pois não quero abrir e perder a garantia e não posso levar em uma assistência agora.

Tentei configurar, através de vários tutoriais que vi neste site, para ip fixo e tudo... Mas quando eu faço isso eu não consigo acessar internet, apenas vejo os arquivos do PC2, que tá com Windows ainda...
Quero deixar as duas máquinas rodando Ubuntu mas não estou seguro pra isso enquanto as duas não tiverem conexão pra internet.

Existe alguma forma de fazer isso, sem rotear o modem, colocar placa de rede, usando um hub, como eu fazia antes?
Existe algum programa como o pppshar para Linux?

Obrigado desde já a todos, tenho aprendido muito aqui com vcs.

Um abraço a todos.
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Mythus

Não entendi como você fazia antes.

Você tem dois computadores e em cada um deles só existe uma placa de rede e você não pode abri-los. É isso?
Você tem um Hub e todos os três equipamentos estão ligados nele (computadores e modem).
Quem você predente colocar como responsável pelo NAT?
Se for um linux, basta ir no arquivo de configuração do iptables e colocar a linha:
-A POSTROUTING -o [eth0|ppp0|wlan0|interface de origem da internet] -j MASQUERADE
Mas isso só adiantaria com duas intefaces. Aliás, todo NAT pressupõe duas interfaces, o modem só faz nada porque ele mesmo já tem duas.

Pode explicar como você quer fazer isso melhor? Quem vai ligar em que? Qual vai ser o caminho da internet?
Abraços,

Walkir

Então Mythus...
  A máquina que eu quero deixar como server seria o PC1 que tah com o Linux. Já fiz este comando que você me pediu como jah haviam explicado em outro tutorial.

É isso que vc disse mesmo, tenho um hub e os pcs e o modem são ligados nele.
  Eu até consigo colocar as duas máquinas pra "conversar" configurando o ip delas e talz... Deixando ip fixo 192.168.0.1 e 192.168.0.2, mas daí a internet não funfa entende?^^

No Windows eu usava esse pppshar, descobri que ele não faz nada do que compartilhar uma mesma internet para vários computadores entende?
Como faço isso no Ubuntu? 00

Então finalizando... Eu usava assim no Windows: O PC1 (que é o meu), ficava meio que de servidor, e o PC2 (que é da minha esposa) acessava internet pelo PC1. Tudo ligado em hub com cada computador contendo uma placa de rede e sem precisar rotear o modem. Daí eu ligava o pppshar e pronto! O PC2 tava com internet compartilhada. E quando eu desligava o programa o PC2 perdia conexão...

Espero que possa me ajudar.
Mais uma coisinha: como faz pra logar na internet sem precisar fik indo no terminal e digitando pon dsl-provider quando liga o computador?^^

Um abraço a todos e obrigado desde jah^^

Walkir

Gente, dá pra usar o Samba pra fazer isso?

Tipo, deixar meu pc como servidor usando hub sem rotear o modem?

Por que tudo o que eu achei refer-se a duas placas de rede, mesmo usando modem :)

Se der por favor ponham como aqui^^

Abraço a todos^^

Mythus

Desculpa a demora.

Um roteador, seja o modem fazendo isso ou um computador precisa de uma entrada e uma saída. O mecanismo é mais ou menos assim:

Internet INTERFACE1 Roteador INTERFACE2 rede interna

Então você sempre precisa de duas interfaces. O modem em modo bridge (ponte), apesar de ter duas interfaces, tudo o que ele faz é ligar uma na outra e funcionar como uma única interface.

O IP da INTERFACE1 é sempre um IP válido e é por ele que todos os computadores da rede interna serão identificados com a internet o IP da INTERFACE2 é um IP inválido para a internet e pertece a mesma classe/família da rede interna. É esse IP que será o GATEWAY da rede interna com a internet. De modo natural, cada interface tem um IP, há formas de fazer com que uma placa real possua mais de um IP, mas isso só é possível através de virtualização (montando uma máquina virtual com o VMware, por exemplo) o que não é o seu caso.

Por isso que, se você não quiser colocar mais uma placa no seu computador, você deverá, necessariamente colocar o modem em modo de roteador.

=====

O Samba:

Ele é um servidor SMB para que computadores windows e linux se enxerguem. Faz com que seja possível compartilhar arquivos e impressoras entre si, na mesma rede. Ele não consegue compartilhar nada além disso.

=====

Outra solução:

Para montar um gateway é preciso:

• 486 DX2 66 MHz (ou melhor)
  • Duas placas de rede (pode investir nelas, devem ser as melhores da sua rede interna, se preferência, não idênticas para não dificultar a sua configuração).
  • Uma distro que funcione num disquete.
  • 16MB de RAM
Mais detalhes aqui: http://www.brazilfw.com.br/forum/kb.php?mode=article&k=88
Abraços,

Walkir

Cara valeu mesmo, isso pra mim foi uma aula :)

Vou até salvar a página aqui^^
Só não entendo então como é que o programa pppshar fazia pra compartilhar minha rede desta forma no Windows...

Mas tudo bem, espero encontrar programa similar no Linux^^

Aqui tem os links da onde eu baixei o programa, se vocês quiserem dar ma olhada.
Não entendo muito de redes, e não sei como ele fazia pra compartilhar, só sei que fiz as configurações que pedia e quando eu ligava o programa a internet do PC2 funcionava.

http://superdownloads.uol.com.br/download/81/pppshar-pro/

ou esse

http://superdownloads.uol.com.br/download/195/pppshar-lite/

Um abraço e muito obrigado^^

Mythus

Pelo que eu li do PPPshar, ele faz as funções de proxy, que no Linux é feito pelo squid e as funções de firewall, que no linux é do IPTables.

Mas o PPPshar não compatilhava a internet com os dois computadores com o modem em modo bridge não, né?

Eu não consigo ver o modem em modo bridge ligado no hub e do hub para o seu PC e o seu PC fazer o NAT* para o computador da sua esposa.

*Network Address Translation = roteamento (a grosso modo).
Abraços,

pinduvoz

Em vez de montar um roteador com um 486, não seria mais fácil comprar uma placa de rede extra? O custo aproximado é de R$15,00 e a única desvantagem, o consumo de energia já que o PC com duas placas precisa estar ligado para que o outro, ou outros, acessem a internet, desaparece, pois o roteador, um terceiro PC, também precisa ficar ligado e o gasto será ainda maior com os três ligados.

Colocando duas placas de rede em um PC e ligando o modem em modo bridge em uma delas, ele compartilha a internet pela outra seja com Windows, seja com Linux, conforme bem se vê da "aula" do colega Mythus e de diversos tópicos aqui do Fórum.

Outra solução, mais econômica no longo prazo (pode apostar que a diferença na conta de luz paga o investimento), é comprar um roteador por cerca de R$150,00, que já vem com um hub/switch de quatro portas (dLink 504 ou 604), permitindo ligar quatro PCs à internet e em rede local.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Walkir

Citação de: Mythus online 13 de Julho de 2007, 01:31
Pelo que eu li do PPPshar, ele faz as funções de proxy, que no Linux é feito pelo squid e as funções de firewall, que no linux é do IPTables.

Mas o PPPshar não compatilhava a internet com os dois computadores com o modem em modo bridge não, né?

Eu não consigo ver o modem em modo bridge ligado no hub e do hub para o seu PC e o seu PC fazer o NAT* para o computador da sua esposa.

*Network Address Translation = roteamento (a grosso modo).

Pior que era assim mesmo  ;D O pppshar compartilhava aqui com o roteador no modo bridge^^

Citação de: pinduvoz online 13 de Julho de 2007, 02:31
Em vez de montar um roteador com um 486, não seria mais fácil comprar uma placa de rede extra? O custo aproximado é de R$15,00 e a única desvantagem, o consumo de energia já que o PC com duas placas precisa estar ligado para que o outro, ou outros, acessem a internet, desaparece, pois o roteador, um terceiro PC, também precisa ficar ligado e o gasto será ainda maior com os três ligados.

Colocando duas placas de rede em um PC e ligando o modem em modo bridge em uma delas, ele compartilha a internet pela outra seja com Windows, seja com Linux, conforme bem se vê da "aula" do colega Mythus e de diversos tópicos aqui do Fórum.

Outra solução, mais econômica no longo prazo (pode apostar que a diferença na conta de luz paga o investimento), é comprar um roteador por cerca de R$150,00, que já vem com um hub/switch de quatro portas (dLink 504 ou 604), permitindo ligar quatro PCs à internet e em rede local.

[].

Então Pinduvoz, acho que, infelizmente, minha solução será o hub/switch... Minhas entradas pcis tão meio zuadas e o outro pc eu não posso abrir, tah na garantia^^

Um abraço a todos :)

pinduvoz

Veja bem, trata-se de um roteador que traz incorporado o hub/switch.

Só o último não resolve o seu problema.
:: Linux Registered User nº 439378 ::