África oferece Linux em máquina automática

Iniciado por Perícope, 25 de Novembro de 2005, 13:00

tópico anterior - próximo tópico

Perícope

África oferece Linux em máquina automática
Sexta-feira, 25 novembro de 2005 - 09:57
IDG Now!

Parace uma máquina que vende refrigerantes ou doces, mas na verdade o que sai do equipamento laranja, que tem as proporções de um refrigerador, são softwares livres e de código aberto.

A máquina possui um computador interno que produz CDs com softwares livres. Como é de costume usar a expressão "queimar a mídia" para o processo de gravação, o equipamento leva o nome de Freedom Toaster ou, em uma tradução aproximada, Torradeira Livre.

De acordo com a Shuttleworth Foundation, que patrocina o projeto, há mais de 30 máquinas deste tipo funcionando na África do Sul, em locais como escolas, bibliotecas, centros de ciências e centros de varejo.

Embora não seja novo - foi lançado em 2004, o projeta é bastante atual e vai ao encontro das políticas de inclusão discutidas no momento.

O dispositivo foi criado por Jason Hudson, um dos idealizadores do projeto. O fundador da iniciativa, Mark Shuttleworth, importante figura da comunidade GNU/Linux, trabalha atualmente no desenvolvimento de um sistema operacional baseado em Linux chamado Ubuntu.

Por meio de uma tela sensível ao toque, o usuário pode obter sem custo cerca de 20 programas baseados em software livre, incluindo Linux, Ubuntu, Firemonger e Knoppix. Tudo que precisam é de um CD virgem.

A tela fornece informações a respeito dos softwares escolhidos pelo usuário, incluindo quantas mídias ele vai precisar para copiá-los.

Se não tiver CDs suficientes, a pessoa pode retornar depois. EM alguns locais onde as máquinas funcionam há lojas de mídia por perto.

Com a Torradeira Livre, a fundação pretende ajudar pessoas que vivem em areas com acesso restrito à internet a ter acesso aos softwares.

Segundo o relatório Internet World Stats, de julho deste ano, a África do Sul possui apenas 1,8% de penetração da internet.

Mais informações sobre a TorradeiraLivre estão disponíveis em http://www.freedomtoaster.org.
IDG News Service/Alemanha ? John Blau
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rockz

Nossa que massa essa torradeira... muito boa essa ideia, seria legal ver umas dessas funcionando no brasil, em universidades e bibliotecas.

Janus

Muito boa! :D Seria realmente muito legal ver uma dessas no Brasil!

eggx.geo

Egg

LaSSarD

muito boa a idéia, agora: será que precisava ter esse tamanho todo mesmo? :P
se ela fosse fabricar o CD ali dentro até entendia, mas diz que a pessoa precisa levar seu CD virgem...
bom, a não ser que ele grave 50 CDs ao mesmo tempo e numa velocidade recorde né :P
senão eu acho que o tamanho de um monitor CRT atual já estava ótimo ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

RC2006

Outro dia quando peguei uns artigos na Biblioteca da Universidade e fui tirar xerox  , eu pensei, e se eu tivesse um cd virgem e , ao inves, de ficar pondo essa papelada toda pra copiar colocasse um cd na máquina que me gravasse tudo?  Na época me pareceu um sonho, uma ficção. Agora vejo que a realidade já está proxima do sonho.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

pedrotuga

Graaaaaaaaaaaaaaaaande ideia.... parece que a tecnologia esta finalmente no bom caminho... depois do portatil a 100 dolars, a torradeira!!!

Ja agora também podiam vir umas poucas aqui para portugal... eh que o ppl aqui tem muito a mania do windows.... ate da nervos... assim podia ser que abrandassem um pouco com o bill gaitas

dop182

Legelzinho. A hora que vc precisar gravar um cd é só ir la na máquina ,ela funciona a moeda ou notas de papel :?:  :shock: "

Ubuntu User Nº:

LedStyle

Citação de: "dop182"Legelzinho. A hora que vc precisar gravar um cd é só ir la na máquina ,ela funciona a moeda ou notas de papel :?:  :shock: "

Ela funciona com CDs virgem hahaha. Você coloca o CD virgem e ela cospe o gravado.

dealer

É, mesmo que ela tenha vários discos, não justifica..
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Fagner Patricio

Isso realmente é nota 10, viva o software livre :)
Viva o mundo Livre!!!