HD: escaneador de disco e particionador ???

Iniciado por crixtiano, 14 de Junho de 2007, 08:19

tópico anterior - próximo tópico

crixtiano

pessoal,

sempre que eu pergunto sobre escaneador de disco (como o ScanDisck da Micro$oft) e sobre desfragmentadores para o linux, sempre obtenho respostas vagas.

Porque esse tema é tão pouco abordado na comunidade? O que é? O linux não precisa de particionador? Se sim, porquê? Alguém saberia dar aqui uma informação mais completa?

Se não, como então usar escaneadores de disco e particionadores para o linux? Tem algum mais usado? Se sim, como usá-los?

Eu tenho um PC Linux que acho que o HD possui algum setor defeituoso. Como contornar esse problema?

Obrigado.

Cristiano

pedrotf

Citação de: crixtiano online 14 de Junho de 2007, 08:19
pessoal,

sempre que eu pergunto sobre escaneador de disco (como o ScanDisck da Micro$oft) e sobre desfragmentadores para o linux, sempre obtenho respostas vagas.

Porque esse tema é tão pouco abordado na comunidade? O que é? O linux não precisa de particionador? Se sim, porquê? Alguém saberia dar aqui uma informação mais completa?

Se não, como então usar escaneadores de disco e particionadores para o linux? Tem algum mais usado? Se sim, como usá-los?

Eu tenho um PC Linux que acho que o HD possui algum setor defeituoso. Como contornar esse problema?

Obrigado.

Cristiano

Tem como usar do linux...

É só abrir o terminal e digitar:

man e2fsck que é um tutorial sobre scandisk

crixtiano

as documentacoes do man estao longe de ser um "tutorial", mas de qualquer forma valeu

agora, ainda está faltando algo sobre desfragmentador para linux..

pedrotf

Citação de: crixtiano online 14 de Junho de 2007, 11:04
as documentacoes do man estao longe de ser um "tutorial", mas de qualquer forma valeu

agora, ainda está faltando algo sobre desfragmentador para linux..

não sei se serve... mas tá uma olhada que já vem por padrão do Ubuntu
Aplicações >> Acessórios >> Analisador de Utilização do Disco