Como acessar arquivos - MUITO Iniciante

Iniciado por GG9, 08 de Maio de 2007, 01:10

tópico anterior - próximo tópico

GG9

Usava o XP, e instalei o Ubuntu6.06.
Agora, quanto vou em Locais-Computador
Aparece o HD: Volume 5.4GB. Qndo dou um duplo-clique nele, aparece:
erro: dispositivo /dev/hda5 não é removível

erro: não foi possível executar pmount

Gostaria de saber como faco pra acessar os arquivos...

pinduvoz

Tratando-se de uma partição do HD, ela deveria ser montada automaticamente e estar acessível, ainda que apenas para leitura (as partições do Windows formatadas em NTFS são suportadas, ordinariamente, em modo "somente leitura").

Tente acessar diretamente a partição no diretório /media, onde elas são montadas por padrão. Para chegar lá, abra sua pasta pessoal (vc. vai abrir o Nautilus, que é o navegador de arquivos de Gnome) e no painel da esquerda escolha "sistema de arquivos".

No mais, o Nautilus é a maneira mais fácil de chegar aos seus arquivos, funcionando de modo equivalente ao Explorer do Windows (suporta, via uso do mouse,  "arrastar e soltar", "recortar", "copiar", "colar" etc.).

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

GG9

AS IMAGENS estão no tamanho certo?

Aparece isso:

5.4 seria meu C:
9.3 seria meu D:

Na hora que clico em qlq um deles:

Indo pela MEDIA aparece:

Agradeco a ajuda!

pinduvoz

Não vejo problema com as imagens.

Parece que o seu Ubuntu não está montando as partições., exceto a montada em /, ou seja, a partição onde ele próprio está instalado.

Para que possamos saber o porquê disso, copie o conteúdo do seu arquivo  "/etc/fstab" aqui.

Também é preciso que vc. informe como estão formatadas as partições de 5 e 9 GB que vc. quer acessar.

GG9

Conseguir resolver parcialmente o problema... Fui em Sistema-Administracao-Discos, e Habilitei as particoes...
Mas tem uma que quando tento acessar a pasta aparece:
"Você não possui as permissões necessárias para ver o conteúdo de "teste"."
Teste é o nome da pasta...

pinduvoz: nao tem essa pasta aqui!
Com f só tem: Firefox-Fonts-Foomatic

Vlw!

wildner

Olá,

Há várias formas de resolver. Mas Vc preisa dar permissão de acesso a Pasta, mas tome cuidado ao dar permissões. Algumas pastas são do sistema e é por isso que o Linux é seguro. Tudo tem que ter permissão de acesso. Uma das soluções segue abaixo:

No terminal vc vai entrar no nautilus(Navegador de arquivos) como root: Digite: sudo nautilus
Depois localize a pasta que está tendo problemas e com o botão direito do mouse selecione propriedades e vá até a aba permissões.  Lá vc deverá dar permissão de acesso.

Se vc quiser poderá procura no Forum como dar permissão pelo terminal sem precisar entrar no Nautilus como root.

Abs

Wildner

GG9

wildner:
Me deparei com outro problema: quando reinicio, tenho de habilitar as particoes de novo...
E indo pelo sudo nautilus, ele nao deixa eu mexer nas particoes dessa pasta, e diz: o disco está apenas para leitura...
Pelo menos já consigo visualizar os arquivos! ^^

Até!

pinduvoz

Amigo, o "fstab" é um arquivo na sua pasta "etc". Não se trata de uma pasta. É nesse arquivo que estão as configurações de montagem do seu sistema.

Vc. pode ver o conteúdo dele com o comando "cat /etc/fstab" executado no terminal/console.