Som nos Fones e AlsaConf

Iniciado por magician, 05 de Fevereiro de 2007, 16:45

tópico anterior - próximo tópico

magician

Boas tenho a seguinte placa de som no meu portatil

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)

Tenho som mas tanto faz meter fones como não meter o som sai sempre pelas colunas :S

Para alem disso o alsaconf não aparece :S Tenho apenas alsamixer e alsactl. Tenho os seguintes pacotes da alsa instalados
->alsa-base
->alsa-firmware-loaders
->alsa-oss
->alsa-tools
->alsa-utils

Alguem me pode ajudar?

quetzacoatlz

Bom, vou aproveitar o tópico do colega para expor o meu problema também. Já pesquisei aqui no fórum, no tio Google e nada. Achei o mesmo problema em sites espanhóis e, creio eu, alemães (não entendo bulhufas do q eles falam).

Seguinte: eu tenho um lap que comprei no Japão. Não é HP, Dell, é uma marca desconhecida, PrimePC. Tanto no Ubuntu 6.06, 6.06.1, 6.10 e agora no 7.04 dá o mesmo problema, a falta do som.

Ele é identificado, quando coloco o comando lspci dá o mesmo que o colega acima reportou: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02).

Meu lap tem as seguintes configurações que acredito que sejam relevantes:
SoundMAX Integrated Digital HD Áudio
Mobile Intel® 945PM Express Chipset
Intel® Core™2 Duo Mobile Processor T5600
Intel 82801GBM ICH7-M - High Definition Audio Controller
Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)

O engraçado é que, às vezes, do nada, o som aparece, mas se vc encosta na barra de volume ele some de novo, voltando só daqui uns 2 meses  :o

Agradeço muito a quem puder dar qualquer sugestão. Só falta isso p eu abandonar essa vida de cracks para ativar o rwindows....
"O impossível é apenas algo nunca feito antes".

quetzacoatlz

Bom... depois de uma boa navegada e uma adaptação de um tutorial que achei aqui sobre um problema semelhante, mas com um Acer e outro da net, consegui fazer o som funcionar no meu lap. Eis os passos:

" 1. No /etc/modprobe.d/snd-hda-intel.modprobe adicione:
      options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

2. No /etc/modprobe.d/alsa-baseadicione:
      options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

3. No /etc/modules adicione:
      options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack"

As aspas são pq tem o mérito de alguém aqui, que infelizmente não sei a quem dar os créditos pela resposta. O original colocava como modelo 3stack-6ch, o que fazia o som sair do fone de ouvido, mas só. Tirei esse 6ch e tudo funcionou perfeito.

Mais um usuário ubuntútico feliz!!!!

Abraço a todos

"O impossível é apenas algo nunca feito antes".