camera usb no Edgy

Iniciado por olinto, 13 de Dezembro de 2006, 21:18

tópico anterior - próximo tópico

olinto

Olá, tenho uma camera digital Kodak P880. Eu baixava normalmente minhas fotos do Ubuntu 6.06 apenas conectando-a. Instalei o 6.10 e ao importar as fotos recebo a mensagem:

An error occurred in the io-library ('Não foi possível contactar o dispositivo USB'): Impossível assumir o controle da interface 0 (Operação não permitida). Certifique-se de que nenhum outro programa ou módulo do kernel (como sdc2xx, stv680, spca50x) está usando o dispositivo e que você tenha acesso para leitura/escrita no dispositivo.

Alguém tem alguma dica sobre o que está acontecendo?

Obrigado,

Antônio
Antônio Olinto
Linux User 455618
Ubuntu User 31203

lemao_pgn

Eu também tenho o mesmo problema...com inha camera CANON A420...pelo jeito vou ter de voltar para o 6.06...

"An error occurred in the io-library ('Não foi possível contactar o dispositivo USB'): Impossível assumir o controle da interface 0 (Operação não permitida). Certifique-se de que nenhum outro programa ou módulo do kernel (como sdc2xx, stv680, spca50x) está usando o dispositivo e que você tenha acesso para leitura/escrita no dispositivo."

Darcamo

Outros dispositivos USB funcionam normalmente?

lemao_pgn

Consegui resolver:

Ligue a camera na porta usb e use este comando no terminal:

Citarfor dev in `ls /sys/bus/usb/devices`; do udevinfo -ap /sys/bus/usb/devices/$dev; done

Procurer nas informações que aparecem até que você encontre os detalhes da sua câmera. Copie os codigos de idVendor e de idProduct. Uma vez que você os encontre, você tem que abrir /etc/udev/rules.d/45-libgphoto2.rules e escrever a seguinte linha antes de LABEL= " libgphoto2_rules_end ":

CitarSYSFS{idVendor}=="idVendor_da_sua_camera", SYSFS{idProduct}=="idProduct_da_sua_camera", MODE="0660", GROUP="plugdev"

Volte ao terminal e use o seguinte comando:

Citarsudo /etc/init.d/udev restart

Agora acesse sua camera novamente! Obrigado pela atenção!

solispedro

Saudações!
No meu caso, com uma câmera Cannon Power Shot A70, fiz os procedimentos indicados e não funcionou!
(Aliás, notei que no meu arquivo /etc/udev/rules.d/45-libgphoto2.rules já existia uma linha com o IdVendor e IdProduct da câmera). Alguma sugestão? Obrigado!

solispedro

Consegui resolver!
O que funcionou, no meu caso, foi o seguinte:

Citação de: chrisecob  link=https://launchpad.net/ubuntu/+source/libgphoto2/+bug/91250:

substituir a linha
BUS!="usb*", GOTO="libgphoto2_rules_end"

em
/etc/udev/rules.d/45-libgphoto2.rules

por
SUBSYSTEM!="usb_device", GOTO="libgphoto2_rules_end"