sudo esvaziar lixo

Iniciado por FOKA, 23 de Abril de 2007, 18:46

tópico anterior - próximo tópico

FOKA

keria saber como faço para esvaziar o lixo na consola pk n consigo apagar sem ser root

alexmatos

Citação de: FOKA online 23 de Abril de 2007, 18:46
keria saber como faço para esvaziar o lixo na consola pk n consigo apagar sem ser root

rm ~/.Trash/*

Legenda:
rm - remover
~/ - seu diretório pessoal (ex.: /home/foka/)
.Trash - A pasta que representa a sua lixeira (o "." indica que é um arquivo oculto)
* - todos os arquivos

Ou seja, o comando remove todos os arquivos dentro da lixeira .Trash, que está localizada na sua pasta pessoal. Assim, cada usuário tem sua lixeira, e pelo fato desta estar na sua pasta pessoal, você não precisa ser root pra esvaziá-la.

FOKA

pois mas nao consigo as pastas k kero eliminar tireias da net mas apresentam um cadeado por cima como se estivessem blokeadas e ele nao me deixa apagar=(

alexmatos

Você é um usuário sem privilégios administrativos, então?

FOKA

exato tem o root e tem eu

alexmatos

Então acho que vai ser complicado de você apagar os arquivos. O Linux foi projetado para ser seguro. Felizmente (para o seu caso, adicione "in" antes desta palavra) não existe o chamado "jeitinho" no Linux, e por isso, acho que a melhor opção é você bater um papo com o root e pedir pra ele te dar privilégios, ou pelo menos para ele apagar os arquivos por você.

FOKA

nao e isso talvez me esteja a expressar mal eu sou o utilizador e root do computador

alexmatos

Então qual é o problema em utilizar o "sudo"? Não consigo entender qual seria o impedimento!

Darcamo

sudo serve para executar um determinado comando (que segue o sudo) como um usuário diferente.
Como normalmente não dizemos qual usuário, então ele por padrão usa o usuário root.

Se vc já está usando o usuário root então não tem porque usar o sudo. Mas realmente não deveria usar o usuário root no dia a dia.

Vc pode digitar
ls -l
em um terminal (a letra depois do - é L) estando na pasta da lixeira. Com isso você vai saber as permissões dos arquivos, o dono e o grupo. Isso deve esclarecer porque você não está conseguindo apagar.