Probleminha meio Serio!

Iniciado por jonatasmz, 19 de Abril de 2007, 18:22

tópico anterior - próximo tópico

jonatasmz

complicado que com o CD do windows o máximo que consegui foi..
QUER FORMATAR?
=/

boi

Eu estou completamente desatualizado com o Windows, o que sei é do tempo do Win98 e dos disquetes, mas acho que dá para passar um scandisk pelo CD. Mas tem que pesquisar na net ou esperar que alguém que conheça Windows responda o tópico.

vitor

Cara se tu tiver no cd agora, pode ir procurar no terminal por:
sudo cd /media/hda1 ae esse hda1 pode ser hda2, hda3..., hdb1 hdb2..., e se for SATA acho que deve ser sda..
se entrar beleza..da o comando
ls (copia para não gerar erro)
se não der certo, posta aqui o resultado do comando:
df
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

jonatasmz

ele nao detectou a HD nao =\
nao aparece nada ai...
em media

vitor

Tenta esse comando, posta novamente o resultado..
sudo fdisk -l
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

jonatasmz

/dev/hdb1   *           1        4710    37833043+   7  HPFS/NTFS
/dev/hdb2            4711        4997     2305327+   f  W95 Ext'd (LBA)
/dev/hdb5            4711        4997     2305296    e  W95 FAT16 (LBA)

a hdb1 que precisaria recuperar....
neste exato momento estou dando nela um

sudo badblocks /dev/hdb1

não deu certo..
alguem me ajuda?
acho que o HD está corrompido..
como poderia arrumar? sem formatar?

brunovegan

Geralmente pressionando "R" no inicio da instalação do windows Xp tem a opção de Restaurar o Sistema OPeracional existente no disco.

isso se ainda tiver sistema operacional no disco..

o que pode ter acontecido:

Se você chegou no particionador e escolheu as opções padrão
e clicou em confirmar  o LINUX vai refazer a tabela de partições ou o TOC.
(os dados continuam lá, mas o sistema não tem a tabela indicando o caminho para eles)

Você pode ter danificado somente a MBR do seu sistema ( a partiçãoq ue dá o Boot)

existem várias formas de restaurar a Mbr (procura no fórum baboo que tem essas dicas de windows)

Agora se o negocio foi muito grave mesmo:

Pode ter corrompido a chamado setor "0" do seu HD(primeiros 512 bytes)  aonde aonde ficam as informações e tabelas essenciais para o HD, muito raro de acontecer em instalação do Ubuntu.
(mas se vc escolheu "redimensionar e usar espaço livre" pode ter acontecido)

Conselho:

Tenha calma, vai usando o live Cd e tenta aprender certinho como lidar com detecção e montagem de HD no Linux.

é bem provavel que você consiga acessar os dados através de outra máquina que tenha windows instalado, colocando seu hd como secundário, ou atraves de um Live cd do linux.

qualquer duvida ou ajuda me adiciona ai no GoogleTalk ou Skype
(obs. não uso mais M$N)
O Mundo é dos Debs !

Niox

Cara pega esse HD e ranca do seu gabinete, e coloca como Sleve em outro computador q tenha o win xp instalado ai vc consegue recuperar os dados!
Bom é Só uma ideia

Etori

Pô, estava lendo o post e já estava angustiado com a novela. O Brunovegan e o Niox têm a melhor solução para quem não manja muito ainda do Linux.

Coloca como slave em outra máquina e acabou. Procura no google que há tuto como fazer passo a passo.

Agora quanto à instalação do Ubuntu é tranquila com a presença do windows. Não desanime!

Um abraço!

Fecha a conta e passa a régua!
Apaixonado pelo UBUNTU como você!