[Dica] Instalando e configurando o BrOffice 2.1 no [K]ubuntu 6.10

Iniciado por Virus_cg, 15 de Março de 2007, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

Virus_cg

Instalando e configurando o BrOffice 2.1 no [K]ubuntu 6.10

Porque instalar o BrOffice no kubuntu Edgy Eft se ele já vem com o OpenOffice 2.0.3 instalado? Porque não atualizar? Simples, o OpenOffice recebe poucas atualizações do repositório no ubuntu e não tem os dicionários de palavras do BrOffice com cerca de 2,5 milhões de palavras, dicionário de sinônimos, modelos de etiquetas/cartões de visita de marcas utilizadas nacionalmente (Pimaco, por exemplo), etc. Além de melhorias feitas sob medida para a customização nacional.

Decidido a instalar o BrOffice 2.1, siga os passos abaixo para instalação.


>> Instalando o BrOffice 2.1

1º) Baixe a versão 2.1 do BrOffice em pacotes Debian (.deb)neste endereço. O arquivo virá compactado sob a extensão tar.bz2.

2º) Agora vamos retirar o OpenOffice que está instalado com o seguinte comando no konsole (sem o "$"):
$ sudo apt-get --force-yes --purge remove openoffice.org-common\ openoffice.org-core\ openoffice.org2\ openoffice.org-help-en-us\ openoffice.org-help-pt-br\ openoffice.org-l10n-common\ openoffice.org-l10n-en-gb\ openoffice.org-l10n-en-us\ openoffice.org-l10n-en-za\ openoffice.org-l10n-pt-br\ openoffice.org-thesaurus-en-us

Ele vai pedir sua senha de administrador (aquela criada durante a instalação e que você, provavelmente, ainda usa para entrar no sistema).

Uma outra opção é abrir o Adept ou outra gerenciador de pacotes gráfico, procurar por openoffice e marcar todas os pacotes acima listados.

3°) Se você já estiver instalado uma versão anterior do BrOffice e quiser retirar para instalar a versão do BrOffice.org-2.1 entre com o comando abaixo (sem o "$"):
$ sudo apt-get --force-yes --purge remove broffice.org-common\ broffice.org-core\ broffice.org2\ broffice.org-help-en-us\ broffice.org-help-pt-br\ broffice.org-l10n-common\ broffice.org-l10n-en-gb\ broffice.org-l10n-en-us\ broffice.org-l10n-en-za\ broffice.org-l10n-pt-br\ broffice.org-thesaurus-en-us

Neste caso pode-se também abrir Adept ou outra gerenciador de pacotes gráfico, procurar por broffice e marcar todas os pacotes que foram listados acima.

4º) A demais dependências serão retiradas automaticamente quando for solicitado que os pacotes acima sejam removidos.

5º) Com o OpenOffice.org retirado (ou BrOffice.org versão mais antiga) vamos descompactar os pacotes do BrOffice e instalar. Sugiro a criação de uma pasta no diretório temporário padrão (/tmp) com o comando abaixo (sem o "$"):
$ mkdir /tmp/broffice

6º) Copie a instalação para /tmp/broffice.

7º) Entre no diretório digitando (sem o "$"):
$ cd /tmp/broffice

E dentro deste, você precisa descompactar o broffice. Digite o seguinte comando para fazer isso (sem o "$"):
$ tar -xzvf broffice.org.2.1.0.deb.tar.bz2

8º) Espere terminar a descompactação. Assim que acabar entre no diretório DEBS digitando (sem o "$"):
cd DEBS/

E Agora mova os arquivos de integração com o GNOME e o KDE para a pasta acima digitando (sem o "$"):
$ mv broffice.org-kde-integration_2.1.0-6_i386.deb broffice.org-gnome-integration_2.1.0-6_i386.deb ..

9º) Finalmente, vamos instalar o BrOffice. Não saia do diretório! Digite os comando a seguir para que a instalação seja realizada (sem o "$"):
$ sudo dpkg -i *.deb

Citar## Se você usa KDE (meu caso), após terminar a instalação dos pacotes principais (instalados anteriormente), deve instalar o pacote de integração com o KDE (um daqueles que movemos para o diretório acima). Use o comando a seguir (sem o "$"):
$ sudo dpkg -i ../broffice.org-kde-integration_2.1.0-6_i386.deb

Citar## Se você usa GNOME, após terminar a instalação dos pacotes principais (instalados anteriormente), deve instalar o pacote de integração com o GNOME (um daqueles que movemos para o diretório acima). Use o comando a seguir (sem o "$"):
$ sudo dpkg -i ../broffice.org-gnome-integration_2.1.0-6_i386.deb

10º) Digite o comando abaixo para atualizar o ícones (sem o "$"):
$ gtk-update-icon-cache

Pronto! Agora é só usar...


>> BrOffice abrindo mais rápido

Quer aumentar um pouco a velocidade que o BrOffice abre? Se voce não usa banco de dados ou qualquer conectividade com JDBC, faça o seguinte:

1º) Abra o BrOffice (writer, calc, impress... tanto faz qual).

2º) Vá no menu Ferramentas e clique em Opções.

3º) Na janela que irá se abrir, na árvore que aparece à esquerda, clique em BrOffice.org e, em seguida na sub-opção Java.

4º) Desmarque a opção "Usar JRE (java runtime enviroment)". A janela ficará como a mostrada abaixo (clique na imagem para ampliar).



A medida que o BrOffice precisar do Java será questionado para carregá-lo, logo não há perigo em desabilitá-lo.


>> Novos ícones para os arquivos do BrOffice

O BrOffice 2.0.4 para Windows veio com novos ícones para os documentos do OpenOffice (não sei porque não vieram estes mesmos ícones para a versão Linux. Eu extraí estes ícones e vou disponibilizá-los aqui para quem estiver interessado em trocar.

- Pacote com os ícones PNG originais (RapidShare)
- Pacote com os ícones PNG novos (RapidShare Mirror 1)
- Pacote com os ícones PNG novos (RapidShare Mirror 2)
- Pacote com os ícones PNG novos (RapidShare Mirror 3)

- Imagens PNG

Para quem não conseguir baixar os arquivos com todas as imagens, eu hospedei no ImageShack e as deixei disponível no meu blog no tópico com este tutorial neste link.

Para instalar basta extrair o arquivo BrOffice-Novos.tar.bz2 dentro da pasta /usr/share/icons/hicolor substituindo os arquivos existentes. Use os comandos abaixo (sem o "$"):

Copie
$ cp BrOffice-Novos.tar.bz2 /usr/share/icons/hicolor

Entre no diretório e extraia<code>$ cd /usr/share/icons/hicolor
$ sudo tar -xjvf  BrOffice-Novos.tar.bz2

Para retornar as ícones originais repita o mesmo procedimento para o arquivo BrOffice-Original.tar.bz2.


>> Alterar o Splash (imagem que aparece antes do BrOffice abrir)

Alterar o Splash do BrOffice é muito simples, basta substituir a imagem de nome intro.bmp que está localizado em /opt/broffice.org2.1/program por outra de mesmo nome.

Nesta versão 2.1, a carga do programa aparece sobre o texto na imagem, assim:



Eu modifiquei a imagem, apagando e reescrevendo o texto em outra posição e, adicionando uma margem para ficar melhor. Essa imagem é mostrada abaixo:



Para fazer download da imagem que alterei basta clicar com o botão direito sobre o link abaixo e escolher a opção "Salvar Destino como..." ou pode clicar sobre o link e salvar a imagem depois que ala abrir.

CitarAviso: O imageshack (onde as imagens estão hospedadas) muda o formato da imagem para PNG, logo assim que salvarem as imagens em seus PC's devem abri-las no Gimp e resalvar para o formato BMP.

- Download da Imagem Alterada

- Mais imagens Aqui:


>> Trocar as janelas do BrOffice

Essa dica eu vou ficar devendo, pois ainda não consegui fazer e não é da mesma forma que nas versões anteriores, assim que tiver a resposta vou atualizar o tutorial.


--------
Espero que tenham gostado.




Referência: http://viruscg.wordpress.com

Pablo84

AO vei blz?/

fiz todos os processos

consegui instalar o broffice

so q tipo nao ata aprecendo o icone do write

num sei pq

abraçoss

Virus_cg

Pablo84, tente usar o comando abaixo e depois reiniciar a interface com CTRL + ALT + BACKSPACE. Tive o mesmo problema e assim que criei um atalho fiquei com dois, pois a atualização do menu para o atalho do writer não aconteceu na hora.
$ gtk-update-icon-cache

Troquei os ícones dos arquivos e dos aplicativos também. Faço referência ao meu blog, onde nele pode se ver as imagens destes ícones. Os usados nos aplicativos são os mesmos da imagem abaixo:



Link para o tópico: Ícones do Tema Toon para o BrOffice 2.1.

jorgeklotz

Po virus! Mandou bem cara! Td super bem explicado  e tal! Curti!
São por pessoas como vc que o Ubuntu é o que é! Valeu

Bom, eu consegui fazer tudo direitinhu, mas os comandos eu tive que mudar um pouco pois to usando o Feisty 7.04, mas ta excelente

GAN0ND0RF

Muito bom mesmo a sua dica.
No repositório do ubuntu tem a versão 2.2 do broffice, acabei de instalar, basicamente ele só renomeia o openoffice, pq tem ele como dependência..
Eu viverei eternamente ou morrerei tentando!!!

Virus_cg

Obrigado! Enquanto eu tiver tempo vou continuar postando...

;) t+