ALSA + Skype ou Gizmo

Iniciado por felipefoz, 16 de Novembro de 2005, 19:40

tópico anterior - próximo tópico

felipefoz

pessoal, hoje me estressei, instalei o gizmo! mas nao consigo utiliza-lo apropriadamente, o microfone nao quis funcionar direito!
As vezes nem consigo escutar,  tinha conseguido rodar o gaim e o beep (plugin de saida ESD, pq o ALSA nao funcionou com o gaim) juntos, e qd o abro ou o skype ou o gizmo, nenhum dos dois funciona, ai o beepmp dah um erro, vira uma bagunça, ele tbm nao funciona, ai nao sei o que deu, o gravador dah um erro "ALSA device had an error" e nada de gravar, alguém ai tem um tutorial pra configurar bem a placa de som, e tudo o resto, explicando como funciona esse certinho o ALSA! aminha placa de som eh uma SIS...
[]'s
até mais

dealer

Eu consegui, acho que foi só rodar alsamixer, e alsactl store, já que no Ubuntu não tem alsaconf =/
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

felipefoz

instalei esse alsamixer, tem alguma coisa especial que tem que fazer ou alguma dica na configuração dele?

dealer

Sobe todos os volumes preferencialmente e depois:

$ alsactl store

felipefoz

então configurei, aparentemente tudo melhorou de qualidade de som, o microfone ficou melhor, funciona, mas eu abro o skype ou o gizmo, no skype dah "device error" e o gizmo funciona mais ou menos, mas rouba todo o som pra ele, nem o beepmp, nem o gaim nada mais toca nd
na luta eu consigo descobrir alguma configuração do proprio gizmo ou do skype

dealer

tH.

se tiver um programa usando OSS, nenhum outro com ALSA,ESD ou qqr outro vai rodar, se todos estiverem com alsa todos vao funcionar .. esse 'device error' é pq o som ta "ocupado"

LaSSarD

pra executar o gizmo tenta rodar pelo Alt+F2 assim:
killall esd; gizmo
se der um barulhinho quando você se logar, tá funcionando ;D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

felipefoz

Ai pessoal, consegui desvendar o mistério, importei um HOWTO lá do forum gringo!
Funciono comigo no Skype e no Gizmo, os dois vilões

$sudo apt-get install esound-clients

Na hora de rodar o Skype, digite
$ esddsp skype

Se funcionar adicione esse comando a frente do atalho, comigo funcionou, tudo junto agora, gaim, totem, skype, etc...

Link original!
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=86921&highlight=howto

AlexBR

Aqui, esse lance do esddsp não funciona. Quando eu faço esddsp skype, não ouço o que a outra pessoa tá falando. :-( Antes do Ubuntu, eu usava o SuSE. No SuSE, o esddsp funcionava 100%. Não sei a razão de não funcionar no Ubuntu.

Mas... Mesmo sem o esddsp, o Skype funciona bem. Não dá problema com os outros sons. O problema é o Gizmo. :-( Quando ele tá executando, mesmo sem eu estar fazendo ligação, não consigo usar o Skype... Só o Skype. O Gizmo fica ocupando o dispositivo de som o tempo todo e o Skype não consegue acessar o dispositivo. :-( Acho que é porque os dois são OSS.

Outra coisa... Pra quem não sabe, hoje saiu a versão 1.0 do Gizmo para Linux. :-D

dealer

Oba!, fala ae as mudanças cara! :D