como criar instalar o Ubuntu com o /home criptografado?

Iniciado por crixtiano, 12 de Abril de 2007, 19:01

tópico anterior - próximo tópico

crixtiano

Pessoal,

alguém aqui sabe como instalar o Ubuntu com o /home criptografado?

Infelizmente, eu não achei nenhum tutorial a respeito...

Obrigado.

Lukkas

Fala aí Crixtiano!

Cara, eu achei um artigo muito interessante em https://help.ubuntu.com/community/EncryptedFilesystemHowto

Contudo, eu sou iniciante e to sofrendo pra realizar os procedimentos indicados, pq eu já criei uma partição lógica /hda2 para o meu home e não sei como deveria proceder, sem ter que reinstalar todo o sistema (que tá rodando do jeito que eu preciso, exceto pelo home criptografado que eu ainda não criei).

Aproveitando a oportunidade, alguém aqui poderia me indicar um bom artigo sobre como criptografar toda a raiz? Alguma coisa bem passo-a-passo, para recém convertidos ao mundo aberto?  :P

Valew!

crixtiano

Mas aki, se você não saberia como fazer uma partição /home sem reinstalar o linux, então acho que esse tutorial não está tão bom assim não, está ?

Aliás, o que estou precisando mesmo é de um tutorial que ensine a instalar uma partição /home criptografada ao instalar o Linux em um PC sem sistema algum.

Preciso instalar o Linux Ubuntu em um notebook 64 bits e gostaria de já instalar com o /home criptografado pré-configurado.

Tem jeito de fazer isso?

Abraços

Lukkas

Uma distro que parece fornecer a opção de instalar já criptografado é o SuSE, mas não estou certo quanto a isso.

O que eu entendi desse tutorial é que vc deve criar uma partição que será montada no ponto /zzz, após criada essa partição, vc deve criptografá-la e depois disso vc muda o seu home para essa mesma partição.

(Ok, geeks de plantão, perdoem-me por qualquer gafe nas minhas ultimas afirmações).

No meu caso, eu não tenho mais espaço para criar partição alguma.  :-\

Alguma alma bondosa tem alguma idéia?