experimentando novas distros

Iniciado por mdea, 07 de Abril de 2007, 17:51

tópico anterior - próximo tópico

mdea

Antes quero dizer que o ubuntu é a primeira na minha lista de distros ja experimentei o Kurumin 6 e 7 e o openSUSE 10 e agora estou com alguns problemas para experimentar estas distros:

distro: Mandriva free 2007
problema:faço boot pelo DVD, na tela de menu do Mandriva escolho o idioma  e instalar;
então uma barra de load carrega ate que bem rapido e depois da mensagem "loading program into memory" recebo duas mensagens de erro, 1 - Could not mount compressed loopback :(., então teclo enter(botão OK) e a segunda mendagem aparece, 2 - fatal error finishing initialization

distro: Fedora Core 6
problema: faço o boot pelo DVD e entro em uma terminal com as seguinte mensagens;
ISOLINUX 3.11 2005-09-02 Copy right...
Unknown Keyword in config file.
Unknown Keyword in config file.
Could not find Kernel image: Linux
boot:
não sei como proceder dai.

distro: Gentoo 2006.1
problema: consigo fazer o boot completo mas quando o Booting the System termina recebo a seguinte mensagem no monitor;
59.9 Khz/ 74.8Hz
Frequency out of range
Try other resolutions

e por fim:
Chegaram os DVDs do Solaris 10.
Alguem ai sabe como instalar.Eu instalei mas ele só entra em modo texto.

Bom sei que este é um forum especifico da distro ubuntu e suas variantes(K,X,EDU);Porém este é um dos melhores foruns que conheço e por isso estou postando este post, porem, tambem estou procurando resolver estes problemas nos foruns correspondentes a cada distro mas não sei se vou receber a mesma atenção que recebi aqui quando estava iniciando no ubuntu 6.10.Bom se tiver algum ubunteiro que ja experimentou alguns dos S.O. acima e quiser me ajudar ficarei muito grato.
Estou tentado instalar estes S.Os. em um AMD Sempron 2200,placa mãe PCChips M825G,video onboard 32Mb,256RAM(224).

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

gabriel0085

mdea,
dessas distros que você falou eu já testei o mandriva 2007 e o opensuse 10 e não tive nenhum desses problemas.

A questão é a seguinte: É estranho que vários respectivos cds/dvds de instalação dêem problema antes mesmo de uma intervenção mais direta do usuário. Isso pode nos levar a algumas reflexões:

-Problemas na imagem iso: Você testou o md5sun das imagens .ISO que você baixou? Pode ser que algum problema no momento do download tenha danificado os ISO's.

-Problemas no driver de DVD: Você já testou estes DVDs de instalação em outra máquina? Eu sugiro que você o faça, pelo menos com um deles, para ter certeza que o problema não é do driver. Isso pode poupar seu tempo, tentando achar soluções em fóruns, quando o problema pode ser no driver.

-Problemas com hardware: Memória ram danificada, por exemplo, pode fazer com que sua máquina rode o sistema  já instaldo, mas não consiga carregar o Live DVD. Mais uma vez a maneira mais prática de ter certeza é testando em outra máquina.

Não sei mais como posso te ajudar, mas acho que apesar da grande boa vontade do pessoal desse fórum  - que realmente é o melhor fórum linux em língua portuguesa, não tenha dúvida -, vai ser um pouco difícil que   as pessoas conheçam esses problemas, não tão comuns, de outras distros.

Mas, de qualquer forma, boa sorte.

mdea

Valeu gabriel!!!
Vou fazer os devidos testes e qualquer novidade em relação a solução destes problemas postarei aqui para dividir mais esta frustrante porem necessaria experiencia no mundo Linux!

!!! Liberdade pra todos que tem coragem !!!

mdea

Solaris 10(DVDs distribuidos pela Sun gratuitamente)
Bom consegui instalar o Solaris 10 depois de quebrar um pouco a cabeça, pois o processo de instalação é muito confuso.Eu tinha 4 partições - hda1(ubuntu),hda2(ubuntu/HOME),hda3(swap) e deixei a 4 para o solaris, bom no processo de istalação escolhi a partição(hda4) e quando terminei a instação percebi que todo o conteudo das partições um e dois foram deletados, é , ele limpou minhas partições sem nem perguntar se podia,então se resolverem experimentar o Solaris(backupeie tudo,é serio).Tirando esta "kaka", iniciei o sistema, o qual só pudi logar como root, criei um novo usuario e nada, então experimentei o sistema como root mesmo, o visual ate que é bonitinho(Gnome ala java),se seu computador tem menos de 256 de RAM como o meu vai sofrer um bucado.Ah sempre que se inicia o sistema aparece uma janela para que vc possa registrar o sistema(me lembra um sistema chamado Windows).Bom gosto da Sun, de Java e esperava mais do Solaris, acho que se a sun quer correr atras do Linux vai ter que melhorar muito, principalmente o processo de instalação que deixa muito a desejar.Bom não é preciso dizer que voltei com o meu bom e sempre melhor ubuntu pro lugar que ele merece(70% do meu HD) e de quebra um edubuntu pra rodar o Blender(vou explicar isso em um próximo tópico). Até mais galera!

RxDx

Ja usei o openSUSE 10.1 normal e remasterizado e o FedoraCore5 e não tive nenhum desses problemas também. Mas o Ubuntu é muito superior :)
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Piras

mdea,

Já que seu computador tem certas limitações de desempenho - pouca memória, por exemplo - testar certas distribuições mais pesadas, como Suse, Fedora e, até mesmo, Mandriva talvez não seja um bom negócio para você. No seu lugar, procuraria as distros com foco na leveza e bom desempenho em hardware mais limitado.

Uma excelente opção seria a Zenwalk, que é bastante leve e relativamente fácil de usar.

mdea

Piras!
Vc tem razão so estou experimentando por curiosidade mesmo e para fins de apredizado, so pra ver ate aonde o meu velho AMD Simprão vai, o mais importante é que estou aprendendo muito com o linux, em relação a outras distro resolvi começar(experimentar) as mais conhecidas e creio que o problema que tive foi com o download das imagens iso pois não verifiquei o MD5. Cara!  :Zenwalk :o ja to curioso  :P