GOSS - Distribuição Linux para jogos

Iniciado por Jack McSlay, 23 de Fevereiro de 2008, 15:47

tópico anterior - próximo tópico

Jack McSlay

É uma idéia que venho tendo em mente ultimamente. Não falo de uma distro focada em jogos como já vemos em ditribuições <nome>Games, que não são muito mais que distribuições com mais games e menos aplicações pre-instalados.

O que tenho em mente é uma distro que é tão voltada pra jogos e multimídia que faz seu PC parecer/agir como um console moderno, como Wii/PS3/X360

então, para isso será necessário uma interface modificada e alguns serviços que façam as funções:


  • O sistema deve ser 100% usável apenas com um controle (gamepads/volantes etc)
  • Perfis de controles, que permitam que controles diferentes não necessite reconfigurar o jogo/sistema
  • O contador de tempo do protetor de tela deve levar em conta os controles
  • Emulação de teclado e mouse pelo controle
  • Interface simplificada, baseadas em menus
  • Configurações triviais incluídas na interface principal
  • Todos os jogos, mesmo os que por padrão são executados em janelas, devem ser executados em fullscreen
  • Perfis de jogos, para configurar o sistema de acordo com o jogo
  • Modo exclusivo deve ser semi-exclusivo, para permitir jogos widescreen serem jogados normalmente em telas padrão, e vice-versa, assim como permitir mandar mensagens visuais ao jogador
  • Incluir também uma interface padrão, para facilitar o trabalho dos desenvolvedores e pessoas que não pretendem instalar outro o OS para ter uso comum do PC

opcionais:

  • Teclado on-screen universal
  • Mensageiro instantãneo com capacidade de avisar/mostrar mensagens enquanto o jogador está jogando
  • Browser, player de músicas/filmes e cliente de e-mail rodando na interface principal
  • Suporte a Wiimote
  • Programa de benchmark
  • Interoperabilidade com UbuntuGames.org
  • Animação 3d na tela de boot do sistema

Por enquanto é só uma idéia, nunca tentei fuçar numa distro do Linux nesse nível. mas se der pra levar esse projeto eu topo aprender.
Alguém afim de dar sua espada/arco/machado?

metalover

putz, mas de 400 pessoas já leram o seu tópico, e ninguem respondeu, acredito que a idéia é boa, mas quais seriam os jogos? jogos windows rodados pelo wine já totalmente configurado com directx e tudo mais ou só jogos nativos para linux? se for só jogos para linux, acaba ficando limitado
O problema é que não existe algo assim nem para o windows, tem o média center, que acho que segue uma linha parecida do que voce esta imaginando, mas acho que atualmente é muito dificil botar um projeto desses em pratica, no linux.
Cada um com seus problemas

Jack McSlay

#2
bom, esse é outro ponto que esqueci de mencionar. a idéia seria o gerenciador se configurar pra saber como o jogo deve ser rodado, seja por linux nativo, Wine, dosbox, scummvm, mame, java, python, ruby ou seja lá o que for. Isto seria previsto pelos perfis de jogos

ps.: uau você postou justo no dia do meu aniversário  ::)

kakita

hmm! a ideia não é má, mas tem alguns defeitos.

Para começar vc quer explorar uma das principais lacunas do linux, a falta de jogos, pelo menos decentes(não estou falando mal, o meu jogo preferido e o unico que jogo á já muito tempo mesmo antes de conhecer linux dá no linux tambem)


Uma distro virada apenas para jogos é um crime ;D, um computador faz muita coisa reduzilo apenas a uma consola é má ideia, mas se fosse uma distro media center e jogos aí acho que a ideia seria muito boa.

Usando uma distro leve como o debian como base e depois adiconar o elisa media center ou o enterteiner (quando for mais maduro) e tambem adicionar todos os drives de gamepad, joystick e todos esses preféricos por defeito.

de qualquer maneira é um projecto interessante e para mim o mais importante é reduzir a distro apenas ao necessário, media center+consola de jogos tal e qual um playstation 3

Parabéns atrasados  ;D ;D ;D

SysShock

.....
pooo, desculpa me intrometer aqui.. num tem nada a ver, mas eu fiquei curioso agora..
kakita, que jogo é esse que vc falou?
=D

e parábens + atrazados ainda... o

abraços..

Joseph

ok, tou interessado, e posso ajudar, já aprendi a remasterizar com o remastersys, vou dar uma dica dos jogos q ja usei e instalei no ubuntu, a maioria é código livre:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35354.0.html

Jack McSlay

acho que vai ser mais benéfico customizar do zero do que basear numa distro já pronta, já que a idéia é pra fazer uma distro o mais leve possível e porque é bem diferente de qualquer outra distro.

remastersys é uma ótima idéia, porque permitiria fazer com uma distro pronta um livecd com o básico da distro + alguns jogos e suas dependências, o que de cara já serviria pra desenvolvedors pra criar um CD de instalação do jogo. só tem que ver como instalar remastersys nele, já que é nativo 32 bits, e pretendo dar suporte apenas 64 bits (um cara querer fazer um PC pra jogos com um processador 32 bits só pode estar de sacanagem)

kakita

O jogo é o Savage e para mim é o melhor jogo alguma vez feito, dá em linux, windows e MAC é o jogo mais completo que já vi é um MMO-FPS-RPG-RTS. Já jogo este jogo há cerca de 2 anos e ainda adoro, e eu sou daquelas pessoas que joga um jogo 1 mês e bota fora

BTW, eu, o kernelscript e outros estamos desenvolvendo um engine de construção de jogos acho que ficaria bem na sua distro de jogos

RaiyvaN

Você pode realizar o projeto seguindo a linha do geexbox (mplayer). Mas voltando as atenções para a emulação de jogos de outros consoles.

O geeXboX, após ser bootado, transforma seu PC num Media DVD Player com o MPlayer com reconhecimento automático das partições, inclusive NTFS e suporte via codecs a todos os formatos atuais. Com o sistema consumindo o mínimo de recursos da máquina sobra recurso para os vídeos. (Ex: meu K6II 500Mhz com 256Mb SDR - Não rodava vídeos com nenhum sistema linux, nem windows. Ficava tudo em slow motion! Com o geeXboX roda perfect!).

Seria um live cd, voltado a transformar o PC, num video game. Com um sistema que consuma o mínimo de recursos da máquina proporcionando sobra recurso para os games. (pSX poderia ficar menos pesado e rodando os jogos com folga)

Enfim seguir a linha do geeXboX baseando no Xubuntu.

Desculpem desenterrar e obrigado pela atenção!
Até a próxima!

ricardospimentel

Poxa vida, manos e manas. Eu achei super interessante a idéia de uma distro assim e gostaria de cooperar de alguma forma, mas antes, só gostaria de saber, se este projeto caiu no abandono. Isto seria uma pena.

Eu tava querendo até desenvolver uma distro dessa, mas não me sobra tempo para isso. Seria bem interessante, um sistema operacional que pudesse rodar jogos a nível de kernel sem nada desnecessário carregado na memória para que os jogos rodassem como um vídeo-game dedicado. Claro, nem os vídeo-games estão mais rodando apenas jogos, porque essa distribuição seria assim? Então, essa distribuição serviria para uma navegação simples na internet, para multimídia e jogos de qualquer tipo ou até uma distro para cada tipo de jogo, como jogos via wine, jogos de emuladores (esse seria mais complicado de sair legalmente), jogos de playstation usando-se as mídias dos consoles.

Já pensaram em ter uma central multimídia em casa que fizesse tudo isso? Naquela tv gigante de 52" ou até mesmo 29" ou mesmo no laptop.

Marcus Costa

Galera de boua... Pq não formamos um grupo e desenvolvemos esse projeto nos mesmos? Afinal, quem gosta de linux(NOS) devemos saber que a maioria das distros nasceu dessa forma, atender à uma necessidade existente, so precisamos de um pouco de tempo e um grupo bacana para isso... qualquer coisa, caso haja interesse das partes, mandem-me um email que nos poderemos formar isso...
Por que pagar pela instabilidade e insegurança se seus antônimos são gratuitos?

zeusnet

Estou interessado em participar!!!!!!!!!

irtigor

Porque vocês não começam com algo mais simples? Um meta pacote/aplicativo com um repositório próprio de jogos/ ou com indicação dos mesmos (a lá Ubuntu tweak), funcionando dentro do próprio Ubuntu? Ai, na medida que for crescendo, se for necessário, você criam um livedvd "Ubuntu games remix" (acho que está dentro do que a canonical permite).

Só lembrar que quem criou o tópico já não deve estar interessado.

macabu

Achei uma boa ideia a do irtigor.
Vão com calma ^^

BrunoPT

Em vez de uma distribuição para jogos mais valia criar uma distro media center...