Rede local + rede com servidor. Como configurar?

Iniciado por f.viana, 09 de Maio de 2007, 07:51

tópico anterior - próximo tópico

f.viana

No trabalho, tenho um micro que está conectado à rede da instituição, que trabalha com proxy e domínio. Trata-se de conexão normal de rede cabeada (eth0). Esse micro também está ligado a outro, por rede local, através de um adaptador USB/ethernet (eth1), e dá a ele acesso à rede da instituição e à internet. Tudo funciona bem com Windows, mas não consigo o mesmo com o Ubuntu. Estou tentando migrar, mas para isso preciso fazer a rede funcionar. O acesso do micro principal ao proxy é normal, dando-me acesso à rede da instituição e à internet. Mas não consigo nem enxergar o outro micro da rede local.
Alguém pode me ajudar na configuração?

rodox12

Acho que nao entendi direito...
Vc ja verifico se esta na mesma mascara que os outros pcs?
Vc consegue mandar pings para o servidor?
Temos que fixar o bug #1.

clcampos

Provavelmente você terá que adicionar as regras de iptables no micro que faz papel de intermediário para que o outro micro passe a acessar sua rede e a internet.

Mas porque você simplismente não faz um outro ponto de rede para este micro? De qualquer forma seu uso fica prejudicado já que necessita que o micro intermediário esteja ligado para que ele tenha acesso a estes recursos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

f.viana

Ambos os micros ficam permanentemente ligados, e nessa sala há três micros e apenas dois pontos de rede, sem possibilidade de novos pontos.

clcampos

Olha, ainda sem ser uma resposta para te ajudar a solucionar o problema como deseja, e já te informando que eu NUNCA faria o que vou descrever abaixo, mas como seu caso já não é o ideal eu me pergunto o que é pior:

1o.) Colocar um micro na rede através de uma segunda placa de rede em outro micro
2o.) Duplicar um dos pontos de rede (um cabo de rede pode atender a dois micros) e fazer os micros ficarem na rede de forma independente.

Mais uma vez te informo que eu não executaria o que te falei nunca, porque se você faz uma gambiarra ela acaba sendo refeita e a rede fica muito ruim.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

f.viana

Caro CLCampos:
Deixe-me explicar melhor o que está acontecendo. Na rede do trabalho não é possível utilizar alguns programas, como o VNC, indispensável para as minhas necessidades. Uso-o para que tudo o que é feito em um micro seja visualizado no outro. Assim, não seria suficiente utilizar, por exemplo, o dupli-cable, que até funciona bem, sim. Ele daria acesso à rede do trabalho para os dois micros, por um único cabo, mas não resolveria o problema da rede particular. No meu caso, preciso dos dois micros ligados numa rede particular, composta por esses dois micros.

A par dessa questão, também há um modem para linha discada, em caso de problema com a rede principal que dá acesso à internet, mas também não está funcional.

Na verdade, acho que preciso testar, ler e aprender. E estou disposto a isso, embora me falte tempo. E recorrer ao fórum não é crime ;D.

De qualquer modo, valeu o interesse seu e do Rodox12.