Lucent no ubuntu - Funcionou!

Iniciado por robertobech, 14 de Abril de 2005, 17:05

tópico anterior - próximo tópico

robertobech

Achei um tópico no ubuntu forums que conseguiu fazer seu modem lucent funcionar no ubuntu, e sem compilar drivers. Eu segui os passos, e estou quase lá... mas só quase: pelo kppp, o modem disca, faz aquela barulhada toda mas não conecta. Será que alguém pode me dar uma força?

Se der certo aqui, pretendo botar na wiki brasileira um how-to em português. Segue o link para o tópico:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=21312

E o resumo do que interessa:

"SOLVED!

Just briefly, for anyone interested, this is what I did to get the Lucent winmodem up and running without recompiling drivers. I have condensed what I did here, drawing on different posts to these forums, the linmodems.org forums and the debian lists. Thanks to everyone!

1. make sure that you have the restricted-modules installed. This was done by default in the install of Kubuntu Hoary preview.

2. put lt_serial and lt_modem in /etc/modules in order to get the modules loaded on boot. The modem device will appear as /dev/ttLTM0 (that is a zero at the end).

3. since udev rewrites /dev on each boot, and since kppp doesn't like to use /dev/ttLTM0, you need to have a symlink created on boot (from /dev/ttLTM0 to /dev/modem is easiest, I think). To do this, create the file /etc/udev/rules.d/10-local.rules, and put these lines in it:
#ltmodem
KERNEL="ttLTM0", SYMLINK="modem"

4. since the 2.6.10 kernels have some problems with these modules, put the following in the grub boot commands (at the place where it will get updated!):
pci=routeirq

5. run grub-update to update grub

6. If you are going to use kppp, edit the file /etc/ppp/options and comment out the line that says "auth" (ie., make it "#auth").

7. reboot and configure your dial-up service, and it should be good to go!

Wonderful, wonderful Ubuntu and other Linux forums -- yet another reason to avoid closed source operating systems!

-- hogweed"
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

brunogti2

Dae Roberto, to na mesma q tu, consegui um driver q , apesear de uns erros, ele instala , disca, autentica na internet mas não abre nada nem pinga nada, fica uns 5 minutos e cai. Eu teria q ter os sources do kernel instalados mas não sei onde achar. Qualquer progresso q eu tenha eu posto aqui.

Se alguem sabe como fazer por favor ajude pois sem internet não da, não quero ter q trocar de distro pra conectar, valew :)

Rafael Proença

Olá pessoAll, blz?!

Eu estou como vocês, consegui abilitar o módulo com a ajuda do wiki em http://www.ubuntulinux.org/wiki/WinModemLucent/ ele disca, mas naum conecta. Acredito que deva ser alguma configuração do kppp, do tipo alguma string ou parãmetro do modem, por favor contribuam com seus progressos, isso é muito importante para mim.
Desde já agradeço.
Rafael Proença.

boi

Não sei se vocês sabem, mas esse driver não funciona para todos os modelos. Se o que vocês têm é aquele softmodem baratinho da Agere, podem esquecer.

Rafael Proença

Olá roberto, Tudo blz?

Pelo que ví no forum oficial do ubuntu voce conseguiu solucionar o problema de conexão com o seu lucent, eu fiz todos os passos (acredito eu), mas, não consegui faze-lo funcionar, consigo discar (faz o barulho de discagem), e, não conecta, basicamente o que fiz foi instalar os modulos restritos, criar o link simbólico, minha linha do /boot/grub/menu.lst ficou assim:
#kopt=root=/dev/hda9 ro pci=routeirq.
comentei a linha auth no /etc/ppp/options. E depois rodei o update-grub.
Por favor, me ajude, pelo seu comentário parece que conseguiu, fico feliz por voce. :D

Obs.: Sei que meu modem é compatível, pois, assim como você, eu já usei ele no Kurumin e Mandrake.
Grato pela atenção, Rafael.

Besta_tester

Estou quase jogando a toalha, pra desistir, o modem Agere/Lucent, funcionava normalmente com os kerneis de 2.4 pra traz agora com a família do 2.6 em diante o bichinho só disca, chia, e cai sem conectar. Já andei lendo receita de bolo em banda de lata, em português, ingreis  , só falta em russo ... tentei até compilar fontes do ltserial e ltmodem, e nada.

Livonio Oliveira

jerson

Estava com o mesmo problema do Rafael. Depois de modificar os parâmetros assign irq to vga e assign irq to usb no setup de minha mobo (soyo sy-k7vta-pro) para disabled funcionou normalmente. Pode ser algum problema relacionado às irqs. Mais um detalhe: se essas configurações forem modificadas e vc já tiver instalado um WinXP em sua máquina, ele pode não iniciar normalmente. Se for o caso volte a conifg. anterior