Desktop 3d com um clique já no Ubuntu 7.04 Herd 5 - Efeitos na Área de Trabalho

Iniciado por nq6, 03 de Março de 2007, 19:16

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Efeitos na Área de Trabalho uma das novidades do Ubuntu 7.04

Uma das grandes novidades do dessa nova versão de testes é a opção de "Efeitos na Área de Trabalho" . Item 2 da figura abaixo que está disponível em Sistema / preferências. Com apenas com um clique os efeitos de movimento das janelas e o cubo 3d já podem ser habilitados, isso tudo ainda no Live Cd. E agora de uma maneira simples e sem linhas de comando. Como podemos comprovar no item 3 da figura abaixo.

Mais não tinham anunciado que o Ubuntu 7.04 não teria o desktop 3d, pois o mesmo ainda não está 100% estável?
É, realmente foi anunciado por diversas fontes que o Ubuntu 7.04 não teria por padrão o desktop 3d. Porém eu acho que devido a grande quantidade de pedidos, e a repercussão inesperada dos usuários que tanto queriam essa facilidade a Canonical voltou atrais em parte, deixando tudo prontinho disponível para ser habilitado até por uma criança de 8 anos no menu. Só achei muito simples esse novo item "Efeitos na Área de Trabalho" disponibilizando apenas a habilitação e não as configurações e os ajustes finos dessa nova facilidade, assim como o Open SUSE disponibiliza em seu desktop, tendo não só apenas um atalho para se habilitar, mais sim um centro de controle com direito a configurações de uma série de detalhes dos comportamento do XGL.

Só não sei se essa pré-configuração se baseia no XGL ou no AIXGL. Existe apenas duas opções. A primeira para habilitar os efeitos e a segunda para habilitar o cubo 3d.

Desktop Effects
Graphical Desktop Effects will be made extremely accessible, with one click activation in the system menu. " Texto referente a nova funcionalidade disponibilizado no site do Ubuntu."

Eu até procurei na internet alguns screens do herd 5, mais não encontrei. Desse modo, eu mesmo fiz e disponibilizei para que todos pudessem ver essa nova facilidade em ação. Como podemos ver abaixo.

Painel de controle foi retirado mesmo?
O painel de controle continua, mais está desabilitado "como podemos ver na imagem abaixo". Para tal basta editar o menu do Gnome e habilitar essa opção que está desmarcada. Mais ele se torna mais um dos itens do menu, não desabilitando o menu existente. Muito provavelmente os usuários do Ubuntu não se acostumaram com o novo painel do Gnome, e a Canonical se viu obrigada a deixar a visualização dessas configurações do jeito antigo. podemos constatar isso no figura acima, no item 1. É, não deixa de ser uma saída de mestre e pela esquerda.... rsrsrrss....

A parceria da Canonical com o Linspire já vai surtir os efeitos na versão final do Ubuntu 7.04?
Agora eu não sei se a parceria que o Canonical fez com o Linspire já vai surtir efeito na versão final do Ubuntu 7.04. Pois essa parceria promete ainda mais facilidades ao nosso bom e velho Ubuntu, dentre elas, o suporte nativo ao sistema de instalação de pacotes CNR, mantido pela Linspire e recentemente aberto para outras distribuições. O CNR permitirá à Canonical oferecer a instalação de softwares como aplicativos e codecs de vídeo proprietários de forma legal até mesmo em países onde a instalação destes mesmos softwares usando o Automatix2 é ilegal."

Resumindo vai ter Mp3 e os demais codecs proprietários. E tudo isso dentro da lei.
Fonte: http://br-linux.org/linux/freespire-e-ubuntu-anunciam-parceria

Imagem ampliada: http://desktoplinux.com/files/misc/linspire-OSbuildingblocks.jpg

Vamos ver se vai estar realmente nessa versão final. Mais esse avanço do qual relatei já é um começo, agora só falta a configuração gráfica do Grub, Xorg, X11, ADSL, entre outras.... Mais devem estar na próxima versão do Ubuntu.

Como podemos ver a cada dia que passa os anseios dos usuários são sanados e as novas funcionalidades ficam presentes. Agora fica a pergunta o que esperar da próxima versão do Ubuntu? Um centro de controle como o Yast do Suse ou do Mandriva?

Ok,
Um abraço a todos.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

RHeLL

mariojr

O recurso do q eu acredito ser o compiz instalado por padrao eh interessante.. mesmo as configurações do suse para os efeitos do compiz sao muito limitadas.. bem longe do beryl com seu painel de configurações recheado de opções..

mas jah no 6.10 pra instalar o beryl basta colocar os repositorios e dar um sudo apt-get aptitude install beryl
mais facil q isso soh vindo instalado mesmo =D

RxDx

Aqui esse recurso funciona muito mal... Eu nem consigo rodar o cubo... por isso uso Beryl :)
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

samuelbh

De qualquer forma, o Ubuntu é uma distro fantástica. Só tenho medo de um dia ela parar de crescer como está, ou pior, se tornar paga. Mas por enquanto, vou curtir todas suas funcionalidades e novidades.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

RHeLL

boas. eu ontem fui pesquisar e já fiz o Download do 7.04, agora uma duvida. a versao beta tem muitos bugs?? ou tá praticamente estavel??

mrbin

Citação de: RHeLL online 22 de Março de 2007, 10:07
boas. eu ontem fui pesquisar e já fiz o Download do 7.04, agora uma duvida. a versao beta tem muitos bugs?? ou tá praticamente estavel??

Praticamente estável. Não tive problemas ainda.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

mdfernan

Citação de: RHeLL online 22 de Março de 2007, 10:07

Eu só tive problema com meu Wireless... uma RaLink RT2500. Depois que atualizou o Kernel para a 2.6.20.XX (uma versao anterior a 2.6.20-12), ele parou de funcionar... aí tem que fazer funcionar via terminal... mas todo o resto no meu note tá 100%

Screwball

Citação de: nq6 online 03 de Março de 2007, 19:16
Só não sei se essa pré-configuração se baseia no XGL ou no AIXGL. Existe apenas duas opções. A primeira para habilitar os efeitos e a segunda para habilitar o cubo 3d.

Provavelmente nenhum dos dois já que o X.org 7.2 incorpora o composite manager.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

samuelbh

Provavelmente usa o AIGLX, mas ao invés de usar o beryl, usa o Compix.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

mariojr

acredito q seja o aiglx mesmo.. pq jah vinha com o edgy .. e eh o compiz mesmo.. o beryl teria bem mais configurações.. c pod muda simplismente tudo.. n sei pq n colocaum ele nas distribuições.. o opensuse vem com o compiz tbm =/