Problemas de noob!

Iniciado por baronvontito, 18 de Março de 2007, 23:41

tópico anterior - próximo tópico

baronvontito

Eu tenho 2 discos:
1 40gb IDE
1 200GB SATA 2

No SATA 2 eu tenho windows xp sp2 pro
No IDE eu tenho ubuntu 6.10

1 Problema) Instalei primeiro o windows logo o ubuntu e eu queria saber como fazer dual boot sem ter que entrar na bios e trocar a orden dos discos pra entrar no outro OS.
Eu sei que tem um programinha chamado LILO, porem eu comecei com linux ontem e quase nao sei usar o terminal,eu seja preciso um bom tutorial ou uma boa ajuda pra fazer isso funcionar direito  ;D.

2 Problema) como fazer pra configrar o microfone.

3 Problema) como fazer pra configrar um teclado wireless 2000 da microsoft.

4 Problema) como compartilhar arquivos entre o windows e o linux.

PS: Usei o google e tmb procurei no forum mas nao tem uma explicacao muito detalhada, eu eu estou precisando isso pois sou muito noob ainda no linux , e quero aprender pra deixar de usar ruindows de vez =)

System specs:Motherboard: ASUS AM2 socket 940
Video Card: MSI GeForce 6600GT Pci-Express 512mb
Memory: 1GB DDR2 667mhz
Micro: Athlon 64bits dual core 3800+ AM2
1 HD: SATA 2 de 200gb (Windows XP Service Pack 2)
2 HD: IDH 40gb (Ubuntu 6.10)

paozinho

1 Problema) Instalei primeiro o windows logo o ubuntu e eu queria saber como fazer dual boot sem ter que entrar na bios e trocar a orden dos discos pra entrar no outro OS.
Eu sei que tem um programinha chamado LILO, porem eu comecei com linux ontem e quase nao sei usar o terminal,eu seja preciso um bom tutorial ou uma boa ajuda pra fazer isso funcionar direito  ;D.

Olá amigo, vamos por passos.

1- Vá no synaptic e instale o "gparted" (para podermos ver os nomes dos hds)

Após isso abra o gparted e poste as fotos aqui.

OBS: é muito importante sabermos quem é slave, quem é master.

baronvontito

Eu acho que os dois estao como primarios pois  eu tirei o jumper do HD de 40, pois com o jumper em slave antes nao conseguia nem instalar nem bootear o linux.
aqui a imagem do HD de 40 no Gparted.
Ja instalei o LILO so falta configurar eu acho.
http://img392.imageshack.us/img392/7389/screenshotnp1.png

RxDx

Quanto ao problema 4, tem várias formas...
Um é acessar os arquivos diramente (normalmente ele monta automaticamente já, e as partições estão em /media/sdaX)
Outra forma (se tiver em outro computador) é via samba, você vai em Locais -> Rede -> Rede Windows.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

baronvontito

paozinho

Citação de: baronvontito online 19 de Março de 2007, 01:22
Eu acho que os dois estao como primarios pois  eu tirei o jumper do HD de 40, pois com o jumper em slave antes nao conseguia nem instalar nem bootear o linux.
aqui a imagem do HD de 40 no Gparted.
Ja instalei o LILO so falta configurar eu acho.
http://img392.imageshack.us/img392/7389/screenshotnp1.png

Sobre a foto, eu vou precisar de DUAS fotos. Note que no canto superior direito do gparted existe a informação de que HD você está mexendo. Tire foto de um depois mude e tire foto de outro. Obrigado : )

clcampos

Quanto ao problema um, teoricamente instalando o windows e depois o ubuntu ele deveria instalar automaticamente o grub e então no boot você já teria um menu automático para escolher qual sistema usar. Como você procedeu a instalação do ubuntu? retirou o hd do windows? é muito dificil o grub não identificar seus dois sistemas operacionais e não listá-los. Acho que se você entrar no linux e reinstalar o grub seu problema terminará.

E quanto ao problema quatro primeiro precisamos saber qual seu sistema de arquivos do windows. Caso seja NTFS basta usar o NTFS-3g (acho que é isso), você passando estas informações que o Paozinho solicitou fica mais fácil ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!