Wireless - Ralink RT2500 (RESOLVIDO)

Iniciado por wendellramos, 19 de Março de 2007, 10:01

tópico anterior - próximo tópico

wendellramos

Depois de muito pesquisar consegui instalar o Ubuntu 6.10 na minha máquina sem qualquer dificuldade seguindo o tutorial do RC2600, por sinal bem simples porém poderoso.
Estou fascinado com o mundo free, sei que vou me adaptar facilmente apesar de alguns percalços como este:
Minha net é por uma rede wireless com IP fixo usando um placa Ralink RT2500. Depois de averiguar vários tutos de como instalar o drive e configurar IP, gateway, channel, DNS e tudo mais, consegui pingar com o servidor, porém não consigo navegar. Já adicionei o DNS no Resolv e nada de navegação.
Apesar de citar todos esses parâmetros sou newbie nesse mundo, há apenas 15 dias, e gostaria que me orientassem nessa aventura.

arlei

Amigo, seja bem vindo.

No link abaixo tem um ótimo tutorial sobre modens e dispositivos wireless inclusive este seu Ralink 2500. Aqui mesmo no fórum também tem alguns tópicos sobre esta sua placa.

http://www.guiadohardware.net/guias/05/

T+
Arlei

wendellramos

Valeu Arlei! Foi exatamente esse link que tomei como base para instalação do driver entre outros aqui do fórum, mas meu problema é que não estou navegando apesar de pingar com o servidor. Acredito que o problema não está na instalação já que está pingando, se tiver enganado me corrija por favor.
Valeu?

arlei

Pois é, também acho que deva estar devidamente instalado pois como disse vc consegue pingar seu servidor. Mais, como vc pinga o servidor, ou seja, vc consegue enviar e receber pacotes dele pingando pelo endereço IP ou também consegue pelo hostname? Como é sua conexão com a internet nesta sua rede?
Tente pingar ou acessar (navegar) algum site da internet pelo seu IP ao invés de sua URL, para ver se não é uma questão de DNS.
Por acaso seu acesso a internet não passa por algum proxy configurado neste servidor ou em outro nesta rede?
Passa maiores detalhes para que facilite numa provável ajuda.

T+
Arlei

wendellramos

opa! Não sabia desse acesso pelo IP, como disse sou newbie, vou pesquisar sobre isso.

Algumas obs sobre a conexão no windows:
Nas configurações do IP o DHCP está ativado, o que não ativei no Linux.
A NetBios sob TCP/IP está desativada.
No windows o IP é automático.
SSID está sem valor, no linux atribui um nome dado pelo admn do servidor.

Obs: Há recebimentos de pacotes no Linux, valores crescente sempre.
Obs2:O Led laranja da placa fica acesso ininterruptamente, extranho, isso no Linux.

arlei

Amigo,

se vc navega normalmente pelo windows, porque vc não faz como no windows então, ou seja, deixa o servidor de sua rede lhe atribuir um endereço de rede, que automaticamente ira também lhe passar os DNS necessários para a resolução de nomes entre outros. Outra coisa que sugiro é conversar com este admin da sua rede para lhe auxiliar.

T+
Arlei

wendellramos

Arlei,

já tentei o sugerido, usar automaticamente mas não consigo pingar se quer, mas farei mais testes com algumas alterações que apliquei, valeu.

Quanto ao Admin, ele já esteve a tentar mas sem sucesso também, até consegui mais do que ele, hehe! Devo ainda usar esse termo pra ele?  ;D

Ainda aceito sugestões!

Farei mais testes!

arlei

Você tem certeza que esta configurando os dados de rede corretamente, ou seja, o ESSID, canal, encriptação caso utilizado.
Abra um terminal e execute o comando sudo ifconfig e veja qual é sua interface wireless, ou seja, tipo wlanX, athX ou algo parecido. Então depois de posse do ID de sua interface wireless execute o comando sudo iwlist wlan0 scan (não esqueça de trocar pela sua interface no comando) para vermos as configurações do access point disponível.

T+
Arlei

wendellramos

Sim, inseri os dados com todo cuidado, canal 11  e ESSID, a interafce padrão desse modelo é "ra0", já executei os comando citados por vc mas o máximo que consegui foi pingar.

Vou fazer uma cópia das configurações e postar para melhor entendimento.
Obrigado mais uma vez!

wendellramos

Aqui o resultado dos comandos:

wendell@wendell-desktop:~$ sudo ifconfig
lo         Encapsulamento do Link: Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:234 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:234 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:17632 (17.2 KiB) TX bytes:17632 (17.2 KiB)

ra0        Encapsulamento do Link: Ethernet  Endereço de HW 00:0E:2E:5E:20:B8 
          inet end.: 10.100.0.1  Bcast:10.100.0.3  Masc:255.255.255.252
          endereço inet6: fe80::20e:2eff:fe5e:20b8/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:471 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:141 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:1 txqueuelen:1000
          RX bytes:59189 (57.8 KiB) TX bytes:5290 (5.1 KiB)
          IRQ:11 Endereço de E/S:0x8000

wendell@wendell-desktop:~$ sudo iwlist ra0 scan
ra0       Scan completed :
          Cell 01 - Address: 00:02:6F:36:FE:FE
                    Mode:Managed
                    ESSID:"online"
                    Encryption key:off
                    Channel:11
                    Quality:84/100  Signal level:-102 dBm  Noise level:-194 dBm

algumas imagens com informações sobre network tools:

wendellramos

Nas imagens acima cometi um erro, observem que o IP é o mesmo do ping por isso pingou tão rápido,heheh, mas isso não quer dizer que não consegui pingar com os Ips corrigidos consigo pingar.

Problema resolvido! Troxe o Admin aqui mais uma vez, agora com o driver da placa instalado, ele redirecionou outro ip, GW, DNS,etc daí foi só alegria. Explicando porque a mudança de IP ele citou que esse trabalhava com 128 alguma coisa, mas que era mais vunerável e pediu que instalasse um firewall.

Bom agora vou só ter que deixar que essas configurações se automatizem na inicialização!

Fico grato pela atenção Arlei!

Wendell Ramos