duvida de iniciante mesmo..

Iniciado por therambou, 20 de Março de 2015, 19:49

tópico anterior - próximo tópico

therambou

estou preparando meu note para testar outras distros em paralelo com o ubuntu, duvida:
os mesmos programas que rodam no ubuntu rodam em outras distros?
tipo no ubuntu tem o pacote .deb do teamspeack3, no fedora vai funcionar?

quando vejo um programa que diz ser compatível com "linux", isto quer dizer que é compatível com qualquer distro?

MatheusWillder

Citação de: therambou online 20 de Março de 2015, 19:49
estou preparando meu note para testar outras distros em paralelo com o ubuntu, duvida:
os mesmos programas que rodam no ubuntu rodam em outras distros?
tipo no ubuntu tem o pacote .deb do teamspeack3, no fedora vai funcionar?

quando vejo um programa que diz ser compatível com "linux", isto quer dizer que é compatível com qualquer distro?

Não, distros diferentes as vezes usam sistema de empacotamento diferente, isso faz com que algumas usem .deb (Debian, Ubuntu, Linux Mint), dentre outros podemos citar o .tgz, .rpm, .mdk.

Quando um programa é compatível com Linux, ele não está especificando a distro, logo, não é possível saber se ele vai rodar em distro A ou B. No caso de ser o código fonte, ele pode ser compilado via Terminal, logo, teoricamente vai rodar em qualquer distro, mas serão necessárias dependências.

Você achar pacotes de várias distros já compilados e prontos para a instalação no pkgs.org, basta procurar pelo nome do pacote e navegar pelas distribuições disponíveis.

garfo

Programas em .deb só funcionam em distros baseadas no debian (ubuntu, linux mint, elementaryOS...), e mesmo assim tem que ver se a versão da distro não é muito velha, pra não ocorrer quebra de dependências.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

therambou

muito obg!
estou percebendo que isto não vai ser problema pois as distros não querem ficar para trás..todas possuem muitos programas..

jkmsjq

Pesquise nos repositórios das distros que deseja experimentar, se não tem os mesmos aplicativos que você usa no Ubuntu. Se tiver, é apenas fazer a instalação pelo equivalente na distro que estiver testando, como se fosse a própria Central de Programas do Ubuntu.

OBS.:

A grande vantagem dos pacotes .deb, que existe muitos aplicativos com esta extensão, o que favorece a instalação nas distros like Debian.

Depois do .deb, recomendo os .rpm.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz