Problemas em recuperar o fstab (Resolvido)

Iniciado por assimnaoda, 19 de Março de 2007, 13:31

tópico anterior - próximo tópico

assimnaoda

Fiz uma pequena besteira ao editar o fstab, e acabei mandando ele montar uma partição ntfs na raiz / ao invês de um diretório, Porém antes da edição infeliz fiz antes um backup do fstab, menos mau !!!!!

Conclusão o Ubuntu não inicia normalmente. Para tentar resolver entrei com o modo de recuperação e tentei renomear os arquivos

$ mv /etc/fstab_backup /etc/fstab

so que o console me retorna uma mesagem dizendo que o arquivo é de sistema e só leitura. pra piorar estou sem o live cd.

Será que tem alguem que pode me dar uma ajudinha a resolver isso, sem o live cd, através do console?

arlei

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_dapper#Como_obter_acesso_root_sem_login.3F

Estranho porque ao entrar em modo de recuperação (recovery mode) vc entra como root sem login, a não ser que vc tenha configurado uma senha para o menu do Grub. Tanta primeiro deletar o atual fstab para depois então renomear seu backup.

# rm /etc/fstab
# mv /etc/fstab_backup /etc/fstab

T+
Arlei

assimnaoda

Eu não defini a senha para o root.

E este problema ocorre mesmo eu estando logado com root como é o caso do modo de recuperação.

O pior quando tento apagar o fstab a mesma mensagem apareçe

Grato

arlei

Pois é amigo,

mesmo em recovery mode o sistema deve fazer uso das configurações do teu fstab, assim sendo pode estar se perdendo devido ao erro. Sendo assim acredito que a solução será vc bootar por um liveCD qualquer (não precisa ser o Ubuntu) e fazer a devida correção nesta partição, no caso, recuperar seu backup.

T+
Arlei

assimnaoda

É companheiro a coisa só piora, eu iniciei a máquina com o live cd do kurumim pra tentar a recuperação que você sugeriu. Pois bem o mesmo erro é identificado !!!!!

Não consigo editar, nomear, apagar ou mover o fstab de jeito nenhum.

O pior e que pelo que to vendo nem com o live cd do Ubuntu vai dar jeito e a última coisa que queria era reinstalar  o Ubuntu que ja tava todo configurado.

Grato

assimnaoda

Bom pessoal,

Valeu pelo help, mas consegui resolver o problema utilizando o Live CD do Ubuntu, com ele eu tive permissão para restaurar o meu backup.

Grato