Problemas com Edgy

Iniciado por Spy_BR, 23 de Novembro de 2006, 08:51

tópico anterior - próximo tópico

Spy_BR

Olá a todos,

Tenho um note Itautec w7630.

A questão é a seguinte...

O Vídeo dele é uma VIA S3 unichrome IGP...

No Dapper o padrão vesa funciona mas não fica muito bem, fica horrivel pra ler um documento pois o cursor desce mas as letras vão descendo aos pouco, entretanto, se eu setar o driver dela como fbdev e vga=0x3b7, fica perfeito...

Então resolvi migrar pro Edgy... No Edgy mesmo com driver fbdev e vga=0x3b7 fica horrivel pra ler um documento... da até pra passar raiva... Alguém tem alguma luz?

(vga=0x3b7 é frame buffer de 1280x800 16 bits)

Grato pela atenção.
You call this reality? 
Let me show you another one - Reality 2.0, if you will. Cleaner. Safer, more democratic and wide open for creative expansion.
Which would you prefer?

arlei

Tenta com os driver da VIA mesmo incluindo ele no teu xorg.conf e carregando os módulos.

Citar...
Driver "via"
...

Este é o driver que dá suporte ao chipset Via Unicrome, usado como vídeo onboard na maior parte das placas-mãe atuais com chipset Via. Originalmente, este driver era apenas 2D, como o nv e o sis, mas a partir de abril de 2005 a Via passou a publicar um driver 3D open-source, que pode ser encontrado nas versões recentes do X.org. Para que a aceleração 3D oferecida por ele funcione, é necessário que os módulos "via-agp" e "via" estejam carregados. Adicione as linhas abaixo num dos arquivos de inicialização do sistema:

modprobe via-agp
modprobe via

T+
Arlei

Spy_BR

Sem sucesso...

O chipset é VN800... apesar de estar la que funciona nesse chipset, com nenhuma distro funcionou...
Nem no mandriva 2007 powerpack q eu tenho na outra partição que ja vem com o driver openchrome nativo...

Grato pela atenção.
You call this reality? 
Let me show you another one - Reality 2.0, if you will. Cleaner. Safer, more democratic and wide open for creative expansion.
Which would you prefer?

Spy_BR

O que eu tenho notado é que esse problema ocorre com todas as distros que eu testei que possuem o kernel 2.6.17.X ...
O Fedora 6, OpenSuSE 10.1, Mandriva 2006, não apresentão esse problema... Porem nenhum deles tem o kernel 2.6.17.X, já o mandriva 2007 e ubuntu Edgy apresentam....
Não é o caso de bibliotecas, pois o Fedora e o SuSE nas ultimas versões estão bem atualizados...
Por isso creio que seja o Kernel...

Alguém tem alguma idéia?

Abraços
You call this reality? 
Which would you prefer?

henriquemeira

Olá, você conseguiu resolver o seu problema com a taxa de atualização da tela ?  Percebi que não apenas em navegores, mas outros programas tbm ocorre o mesmo, como no Open Office.

Ainda não testei, irei faze-lo em breve, mas encontrei uma boa informação no site da própria VIA:

http://www.viaarena.com/default.aspx?PageID=420&OSID=45&CatID=3220&SubCatID=163

henriquemeira

OK!!!! RESOLVIDO!

A resposta para todos os problemas está neste link:

https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

Há um tutorial para recompilar o driver VIA e assim tudo passa a funcionar adequadamente.