Espaço não alocado.

Iniciado por twelvetribes, 15 de Março de 2007, 12:27

tópico anterior - próximo tópico

twelvetribes

Bom dia a todos.

Consegui o CD do Ubuntu e queria instalar (pelo ambiente gráfico) no espaço não alocado de meu disco. Dividi previamente o HD (20 Gigabytes) entre o Windows XP, já instalado, e um espaço não alocado para instalar o Ubuntu futuramente. Metade - metade. Tudo pronto cheguei até o ponto de instalação deparando com uma mensagem: Não há sistema raiz. Tentei o comando "/", mas não deu certo.

Gostaria que alguém me instruisse em como instalar o Linux/Ubuntu no espaço não alocado de 11 giga. Como particionar sem mexer no hda1 que é ntfs com o Windows instalado? Quais são os passos? Usei aquela opção "novo", no G-part mas sou muito leigo para entender o que estou fazendo. Por favor, me ajudem.

Anderson

arlei

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1236.0

Amigo, é recomendável sempre pesquisar antes de postar um novo tópico, pois o assunto ja pode ter sido aqui debatido.

T+
Arlei

twelvetribes

Na verdade estava tentando conseguir uma luz sobre como arrumar o espaço não alocado do disco. Aindo estou meio confuso, vou tentar hoje mais uma vez. Se não conseguir volto a escrever. O windows pirata que tenho é o último e nem mais o CD eu tenho. Não quero perdê-lo como já aconteceu em uma instalação anterior do Ubuntu. Pelo que entendi, no meu caso seria isso

hda1         ntfs (windows)
/home         hda3         logical
swap          hda4          logical
/                hda5          logical

Tentei isso mas a opção de partição que aparecia era apenas "primária". O número 2 não apareceu no divisão das partições, não sei porquê.

Até breve.

arlei

Amigo,