Espaço não alocado.

Iniciado por twelvetribes, 15 de Março de 2007, 12:27

tópico anterior - próximo tópico

twelvetribes

Bom dia a todos.

Consegui o CD do Ubuntu e queria instalar (pelo ambiente gráfico) no espaço não alocado de meu disco. Dividi previamente o HD (20 Gigabytes) entre o Windows XP, já instalado, e um espaço não alocado para instalar o Ubuntu futuramente. Metade - metade. Tudo pronto cheguei até o ponto de instalação deparando com uma mensagem: Não há sistema raiz. Tentei o comando "/", mas não deu certo.

Gostaria que alguém me instruisse em como instalar o Linux/Ubuntu no espaço não alocado de 11 giga. Como particionar sem mexer no hda1 que é ntfs com o Windows instalado? Quais são os passos? Usei aquela opção "novo", no G-part mas sou muito leigo para entender o que estou fazendo. Por favor, me ajudem.

Anderson

arlei

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1236.0

Amigo, é recomendável sempre pesquisar antes de postar um novo tópico, pois o assunto ja pode ter sido aqui debatido.

T+
Arlei

twelvetribes

Na verdade estava tentando conseguir uma luz sobre como arrumar o espaço não alocado do disco. Aindo estou meio confuso, vou tentar hoje mais uma vez. Se não conseguir volto a escrever. O windows pirata que tenho é o último e nem mais o CD eu tenho. Não quero perdê-lo como já aconteceu em uma instalação anterior do Ubuntu. Pelo que entendi, no meu caso seria isso

hda1         ntfs (windows)
/home         hda3         logical
swap          hda4          logical
/                hda5          logical

Tentei isso mas a opção de partição que aparecia era apenas "primária". O número 2 não apareceu no divisão das partições, não sei porquê.

Até breve.

arlei

Amigo,

se vc vai particionar seu disco em 4 partições, então não use partições lógicas e sim primárias que é o limite que um HD suporta, ou seja, divida ele em 4 partições primárias lembrando que a partição de swap é aconselhavel deixar com o dobro de sua RAM e no final do disco.

Então fica mais ou menos assim:

/media/hda1         hda1         ntfs (windows)
/                          hda2         ext3 ou ReiserFS
/home                  hda3         ext3 ou ReiserFS
swap                   hda4         swap

Se vc não "mexer" na sua partição hda1 não ira acontecer nada com seu windows e ele ficará intacto e acessivel pelo menu do Grub automaticamente após instalação do Ubuntu.
Outra coisa que normalmente é feito é deixar uma partição para acesso mútuo dos 2 SO (FAT32 por exemplo). Essa partição seria para vc armazenar por exemplo, seus videos, fotos, audios que usaria tanto pelo Ubuntu como também pelo windows. Neste caso, se vc optar por isso teria que criar mais uma partição lógica ou então usar a partição que agora quer reservar para o /home e montar seu $HOME na partição raíz do sistema.

T+
Arlei