Firestarter - Problemas diversos

Iniciado por margarett, 20 de Março de 2007, 18:02

tópico anterior - próximo tópico

margarett

Boas a todos.

Instalei há cerca de um mês o meu Ubuntu para uso pessoal e, naturalmente, para partir a cabeça  ;D
Tenho no entanto um problema com o meu firewall que vou tentar explicar o melhor possível.

Antes de mais, o meu acesso à net é feito por uma placa da Vodafone (3G/GPRS) que coloquei a funcionar "sem espinhas" através de um guia. A ligação é feita por "wvdial", consequentemente, ppp0. Tenho depois ligado na placa de rede (192.168.0.1) um outro PC, ligado por cabo cross:
192.168.0.5, gateway 192.168.0.1, DNS configurados (openDNS)

O acesso à internet funciona bem, e assim que arranco a ligação a firewall arranca também. Foi configurada através do Firestarter. Vejo no log do Firestarter algumas ligações bloqueadas (no geral, à porta 135). No entanto, fazendo um teste à firewall através dos testes disponíveis online, encontro uma série de portas abertas. Entre outras, 25, 80 e 110 (mas há mais, mas não tenho aqui presente). Não tenho qualquer serviço de mail ou webserver a correr, portanto não percebo porque é que estão abertas.
Este é o unico problema que encontro no PC em que corre o Ubuntu.

No outro PC, há um problema ainda mais estranho... O interface eth0 está configurado como rede local, mas assim que arranco a ligação à net (e consequentemente a firewall) deixo de conseguir aceder-lhe a partir do "principal". Consigo pingá-lo, mas aceder por ftp, telnet, browser, etc, deixa de funcionar imediatamente.
Reparei mais tarde que, se arrancar a ligação à net sem ter o cabo de rede ligado, estas limitações deixam de existir imediatamente. Também, se parar a firewall, também tudo volta ao normal.

Ainda pensei em limpar todo o iptables e tentar configurar "à mão", mas antes disso ainda tenho bastante para aprender :)

Desculpem o "testamento".