Qual placa d rede eh melhor para o Ubuntu?

Iniciado por felipeett, 05 de Março de 2007, 19:17

tópico anterior - próximo tópico

felipeett

Eu uso o ubuntu, e gostaria d colocar uma placa d rede para compartinhar a internet aqui na minha casa
com outro pc.
no caso o q eu quero fazer eh o seguinte: colocar uma placa d rede no meu pc q eh linux,
e colocar um cabo d rede do meu pc, ateh o do meu amigo q eh windows e compartilhar a net
Qual placa d rede da para fazer isso? e como c faz tbm? 
c alguem pode me ajudar agradeço muito.

felipeett

clcampos

Normalmente uso placas de rede com chip Realtek, são sempre tranquilas para configurar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

felipeett,

como disse o membro clcampos as NIC com chipset Realtek são sempre muito bem "reconhecidas" pelo Linux.
Para compartilhar sua internet entre o Ubuntu e uma estação windows tente com os links abaixo, embora uma busca pelo Google também lhe seja bem proveitosa.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/112/
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2410

T+
Arlei

RxDx

Eu tenho uma Realtek (off board) e uma onboard da asus. O Ubuntu reconheceu as 2 automaticamente.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

lr.gamito

Citação de: RxDx online 06 de Março de 2007, 17:59
Eu tenho uma Realtek (off board) e uma onboard da asus. O Ubuntu reconheceu as 2 automaticamente.

Idem.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

André Mattedi

Pessoal,

Não tive a mesma sorte. Tentei instalar uma REALTEK 8139 off-board (já tenho uma placa SIS funcionando on board) mas o UBUNTU linux não a reconheceu. O lspci dá

0000:00:0b.0 Ethernet controller: Unknown device 1904:8139 (rev 01)

Mas, o windows está reconhecendo a placa direitinho (isto é, não é problema de hardware)

Por favor, alguém pode ajudar?

Obrigado

André Luís Mattedi Dias

lr.gamito

aqui vai uma pergunta boba, vc provavelmente deve ter procurado algo sobre instalar dispositivos novos?!?! vc sabe se o modulo 8139too está carregado?????
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!

arlei

Legal André, vc postou seu problema.
Pois é execute o comando lsmod para ver se o referido módulo que o lr.gamito se referiu esta carregado.

sudo lsmod |grep 8139too

Se não aparecer vc terá que carregar este módulo seja manualmente ou automaticamente editando seu arquivo /etc/modules.conf.

Manualmente:

sudo modprobe 8139too

Se funcionar depois vc edita seu /etc/modules.conf acrescentando este módulo para seja carregado automaticamente na inicialização.

[EDITADO]
Só uma dúvida, vc esta configurando este micro como roteador para compartilhar a internet?
[/EDITADO]

T+
Arlei

André Mattedi

Obrigado Gamito e Areli,

Perguntas bobas são muito bem vindas, pois sou usuário e não domino a parte de programação e comandos de linha.

Vou seguir as sugestões e depois retorno.

Mais uma vez, muito obrigado

André Luís

André Mattedi

Arlei,

Segui as instruções e o 8139too já aparece na lista dos módulos. Mas, a placa ainda não aparece no lspci. Qual o próximo passo?

Abs.

André Luís

arlei

André,

executa em um terminal o comando abaixo e poste aqui o resultado do mesmo.

ifconfig

T+
Arlei

André Mattedi

Arlei,

Somente consegui resolver o problema depois que troquei a placa REALTEK 8139 por outra mais velha REALTEK 8139c. Com isso, o UBUNTU reconheceu automaticamente sem precisar fazer nada, nada. Agora, meu problema é outro, Já consegui configurar as duas placas (eth0 e eth2) no PC que dá acesso à Internet. Configurei também a placa de um segundo PC. Um está "vendo" o outro (o comando PING está dando bons resultados nos dois sentidos) Só falta conseguir navegar na Internet com o segundo PC. Isto não consegui ainda. Mas, conseguirei.

Muito obrigado,

André Luís Mattedi Dias

lr.gamito

Citação de: André Mattedi online 14 de Março de 2007, 00:21
Arlei,

Somente consegui resolver o problema depois que troquei a placa REALTEK 8139 por outra mais velha REALTEK 8139c. Com isso, o UBUNTU reconheceu automaticamente sem precisar fazer nada, nada. Agora, meu problema é outro, Já consegui configurar as duas placas (eth0 e eth2) no PC que dá acesso à Internet. Configurei também a placa de um segundo PC. Um está "vendo" o outro (o comando PING está dando bons resultados nos dois sentidos) Só falta conseguir navegar na Internet com o segundo PC. Isto não consegui ainda. Mas, conseguirei.

Muito obrigado,

André Luís Mattedi Dias

booa... menos um problema... vc vai ter q compartilhar a conexão pelo firewall, iptables, só q eu naum manjo nada de iptables (ainda), vamos ver se alguem ajuda ai

arlei

Citação de: André Mattedi online 14 de Março de 2007, 00:21
... Já consegui configurar as duas placas (eth0 e eth2) ...

Pois é André, acho que era como eu imaginava por isso lhe pedi para informar a saída do comando ifconfig.
Como vc mesmo relata acima, agora vc tem a eth0 e eth2, então acho que isso confirma que embora o Ubuntu não tenha relatado como sendo Realtek sua placa ele estava devidamente configurada, pois observer que na saída do seu comando lspci ele lista uma interface de rede 1904:8139 embora com nome desconhecido.

Citar0000:00:0b.0 Ethernet controller: Unknown device 1904:8139 (rev 01)

Veja, que agora vc trocou de placa e ele lhe atribuiu como eth2 e não eth1 que seria normal, pois acho que sua 8139 foi configurada como tal e agora tal configuração reservada.

Mais beleza, importante que agora vc esta com as 2 placas funcionando e é muito simples compartilhar a net, bastando vc pesquisar aqui mesmo no fórum que tem muitos tópicos a respeito.

T+
Arlei