Provedor Wireless + Access Point + Rádio, qual ???

Iniciado por autodidata, 08 de Abril de 2007, 22:37

tópico anterior - próximo tópico

autodidata

Olá pessoal, minha nescessidade é esta: Preciso montar um provedor wireless para compartilhar a internet com minha empresa, meus filhos e alguns amigos num raio de aproximadamente 3 KM.

Após pesquisar muito, encontrei dezenas de roteadores AP e alguns tipos tipos de rádio e antenas, com diversas capacidades e tipos de configuração, até ai tudo bem, mas o que eu gostaria de saber é de alguem que esteja usando algo assim ou parecido no Ubuntu e qual(is) o(s) equipamentos, dificuldades na configuração, segurança, qualidade, robustes dos equipamentos, assistencia técnica e etc ?

Estou inclinado a optar pelo Edimax com firmware AProuter 6.1(com controle de banda) ou um Linksys7209, com 400MW, o que acham?

Sou novo em Linux, 3 meses com Ubuntu 6.10... uma maravilha! frequento este fórum, e outros, como pesquisa, tambem a 3 meses e confesso que praticamente "tudo" que tive dificuldades em instalação e configuração consegui resolver por este meio, apenas pesquisando e lendo, parabéns a comunidade GNU/LINUX.

Preciso da ajuda e opiniões de vcs. Desde já agradeço toda contribuição neste sentido.

Espero não ter me alongado muito no assunto, mas creio ser várias perguntas em um mesmo tópico.

up
Quanto mais aprendo mais percebo que nada sei!

arlei

Olá amigo autodidata.

Olha amigo, tenho uma rede wireless em casa, mais esta acessível apenas pelo raio de ação de meu roteador/AP para compartilhar internet com um note. Da para usar na sala, no banheiro (melhor que ler revista.  ;D), locais próximos do AP, então não é nada do porte que vc esta pretendendo, mais de qualquer forma darei alguns palpites.
Uso um D-Link DSL-G604T, que é modem DSL, roteador e AP em um único produto, e estes dispositivos são facilmente reconhecidos e configurados no Linux, principalmente os com chipset Atheros.