Provedor Wireless + Access Point + Rádio, qual ???

Iniciado por autodidata, 08 de Abril de 2007, 22:37

tópico anterior - próximo tópico

autodidata

Olá pessoal, minha nescessidade é esta: Preciso montar um provedor wireless para compartilhar a internet com minha empresa, meus filhos e alguns amigos num raio de aproximadamente 3 KM.

Após pesquisar muito, encontrei dezenas de roteadores AP e alguns tipos tipos de rádio e antenas, com diversas capacidades e tipos de configuração, até ai tudo bem, mas o que eu gostaria de saber é de alguem que esteja usando algo assim ou parecido no Ubuntu e qual(is) o(s) equipamentos, dificuldades na configuração, segurança, qualidade, robustes dos equipamentos, assistencia técnica e etc ?

Estou inclinado a optar pelo Edimax com firmware AProuter 6.1(com controle de banda) ou um Linksys7209, com 400MW, o que acham?

Sou novo em Linux, 3 meses com Ubuntu 6.10... uma maravilha! frequento este fórum, e outros, como pesquisa, tambem a 3 meses e confesso que praticamente "tudo" que tive dificuldades em instalação e configuração consegui resolver por este meio, apenas pesquisando e lendo, parabéns a comunidade GNU/LINUX.

Preciso da ajuda e opiniões de vcs. Desde já agradeço toda contribuição neste sentido.

Espero não ter me alongado muito no assunto, mas creio ser várias perguntas em um mesmo tópico.

up
Quanto mais aprendo mais percebo que nada sei!

arlei

Olá amigo autodidata.

Olha amigo, tenho uma rede wireless em casa, mais esta acessível apenas pelo raio de ação de meu roteador/AP para compartilhar internet com um note. Da para usar na sala, no banheiro (melhor que ler revista.  ;D), locais próximos do AP, então não é nada do porte que vc esta pretendendo, mais de qualquer forma darei alguns palpites.
Uso um D-Link DSL-G604T, que é modem DSL, roteador e AP em um único produto, e estes dispositivos são facilmente reconhecidos e configurados no Linux, principalmente os com chipset Atheros.
Quando a questão segurança, bem procure por um aparelho que tenha WEP (bom a maioria hoje já tem) e que vc possa configurar o mesmo para aceitar apenas conexões de dispositivos previamente cadastrados (MAC Address),além do fato de ser melhor não habilitar o DHCP.

No link abaixo tem alguns pontos interessantes quanto a segurança em uma rede wireless.
http://www.mobilezone.com.br/artigo6.htm

T+
Arlei

autodidata

Olá amigo arlei, tudo bem por ai? navegando em altas horas... como eu  :D Este D-LINK G604t, pelo visto é um lançamento recente da D-LINK, não? me diz uma coisa: ele só tem uma porta lan? pois quero tambem distribuir o acesso para dois micros locais atravez de cabo.

O que me diz do LINKSYS BEFW11S4 2.4GHZ, ele tem 4 saidas ethernet, mas estou em dúvida quanto aos drives da linksys para o linux, enquanto sei que os drives para os d-links são mais fáceis de encontrar.

Quanto a WEP acho que é nescessário um que tenha esta caracteristica de autenticação pois aumenta e muito a segurança.

Uma coisa que fiquei na dúvida e talvez vc me esclareça: Porque não habilitar DHCP? no meu caso tenho IP dinamico. Seria o caso de usar IPs fixos, com redirecionamento, como o NO-IP?
A razão da minha pergunta é que sou "bem leigo" em configurações de rede!

Um abraço, e se puder me ajudar mais eu agradeço, apesar de que sua opinião já foi muito valiosa pra mim.

Haaa... tenho uma conexão turbo 600 da BRT, mas pretendo fazer um upgrade para uma de 1 ou 2MB. Pergunta? pego a empresarial com IP fixo ou fico mesmo com o dinamico?

arlei

Pois é, estamos ae navegando um pouco até vir o sono.

Bem, este produto da D-Link não é tão recente, tenho o meu já faz uns 2 anos aproximadamente e ele também tem 4 portas RJ-45 (LAN).
Quanto ao Linksys como não conheço não irei opinar, mais qualquer um que tenha drivers nativos para Linux serão bem aceitos. Segue uns links interessantes para vc dar uma estudada.

http://www.guiadohardware.net/guias/05/
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/103/
http://www.guiadohardware.net/artigos/343/
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/102/

Sobre o DHCP, passei aquela informação porque com o mesmo ativado fica fácil alguém espetar um micro ou capturar seu sinal wireless e automaticamente poderá pegar um IP da sua rede e sair navegando. Mais claro que se vc configurar seu AP para filtrar os endereços MAC isso ficará mais difícil.
Olha, tendo vc condições eu acho que o melhor é pegar uma empresarial com IP fixo, até para vc tipo criar um servidor web onde possa ter sua intranet ou mesmo um site pessoal ou da sua empresa.

T+
Arlei

autodidata

Obrigado amigo arlei.

Vou aguardar mais uns dias pra tomar uma decisão de compra, enquanto isso espero que nossos colegas do fórum continuem dando suas opiniões pra poder fazer uma compra mais segura.

Quanto a adsl empresarial, pelo que tenho pesquisado por ai creio que será este o caminho e não precisarei utilizar DHCP, sómente uma boa configurada no firewall, que imagino vc me dirá pra usar iptabless. Hoje neste desktop local estou usando o Firestsrter que aliás estou gostando; simples e funcional... pra desktop.

Vou ler estes tópicos/tutorias que me passou e volto a postar minhas considerações(mesmo que sejam "furadas"  ;D

Pessoal, continuem dando suas opiniões, me ajudará muito e tambem outros na mesma situação que eu.

arlei, espero que seu sono chegue logo. O meu já tá batendo na porta. um abraço.

autodidata

arlei, eu de novo!

Onde procuro os drives wireless nativos para linux? nestes links me enviou vou encontrar?

Até+

arlei

Sim, neste link abaixo fala como instalar e configurar vários tipos de dispositivos wireless diferentes. Acho que muitos deles vc instalará direto dos repositórios Ubuntu (habilite o Universe e Multiverse se já não o fez) ou então baixando diretamente do site dos fabricantes.

http://www.guiadohardware.net/guias/05/

T+
Arlei

autodidata

arlei,

Exelente esses tutoriais dos links que me enviou.
Obrigado. Nos deu uma visão mais ampla sobre redes wireless.

Gostaria ainda que mais colegas do fórum nos relatassem suas experiencias e opiniões.

Ainda não nos decidimos pelas aquisições dos equipamentos, mas;
prometo que após fazer nossa rede postaremos aqui as dificuldades e os resultados obtidos ajudando assim mais usuarios com as mesmas nescessidades.

up

arlei

Citação de: autodidata online 09 de Abril de 2007, 01:20
... que imagino vc me dirá pra usar iptabless. Hoje neste desktop local estou usando o Firestsrter que ...

eheh,
amigo autodidata se vc usa o Firestarter vc já esta usando o iptables que é o firewall nativo do Kernel Linux. O Firestarter é apenas uma GUI (interface gráfica) para gerenciar de forma simples as regras do firewall Linux (iptables).

T+
Arlei

autodidata

Olá amigo arlei,

Pois é, achei o Firestarter muito bom, pelo menos agora que ainda estou começando no mundo Linux, principalmente por estar usando Iptables, mas com um frontend gráfico(mania e comodidade de quem vem do win).

Agora estou com outro problema já tem quase 2 dias que estou me "batendo" com ele e não consegui resolver, inclusive li o tutorial no seu blog mas continuo perdido pois não me atrevi a mexer em minhas configurações pois minha maquina está(por enquanto) isolada e o seu tuto é para um servidor.

Eu ia abrir outro tópico(se for nescessário farei isto) mas vou pegar carona neste, por enquanto.

Abaixo meu problema atual:

Fazem 2 dias que minha conexão a internet está muito... muito lenta.
Vou postar abaixo minhas interfaces e periféricos.

A principio pensei que fosse o firewall(Firestarter), mas não é pois zerei($ sudo iptables -F) e nada, desinstalei e continuou na mesma.

Desktop sem rede, somente para acesso a internet(isolado) - uso VMplayer - winxp-sp2
Sem Apache instalado
Ubuntu 6.10
Modem DSL-500G II
Conexão ADSL turbo 600 BRT

# /etc/host.conf
order hosts,bind
multi on
------------------

# /etc/hostname
usuario-desktop
------------------

# /etc/hosts
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 usuario-desktop
# The following lines are desirable for IPv6 capable hosts
::1 ip6-localhost ip6-loopback
fe00::0 ip6-localnet
ff00::0 ip6-mcastprefix
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
ff02::3 ip6-allhosts
------------------

# /etc/resolv.conf
nameserver 10.1.1.1
------------------

# /etc/network/interfaces -- configuration com vmware player
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 inet dhcp

auto eth2
iface eth2 inet dhcp

auto ath0
iface ath0 inet dhcp

auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp
------------------

Estou achando estranho este IPV6, cade o ipv4 ???
Outra coisa... o que está fazendo o 127.0.1.1, será do VMplayer ???

Preciso de boas almas pra me ajudar, por favor?

Obrigado.