Vírus no Samba

Iniciado por Joseka7, 08 de Março de 2007, 17:41

tópico anterior - próximo tópico

Joseka7

Olá pessoal.
Tenho um servidor de arquivos rodando o Samba e que é acessado basicamente por máquina Windows.
Todas as vezes que acesso uma pasta que contenha arquivos executáveis, o AVG detecta o vírus Win32/Gaelicum.A.
A Grisoft disponibiliza uma ferramenta grátis para tirar esse vírus, um aplicativo chamado "vcleaner.exe". Prá utilizá-lo, vc precisa iniciar a máquina em modo de segurança (??) e rodar o vcleaner a partir da raiz.
Alguém saberia me dizer como faço prá limpar meus arquivos uma vez que estão no servidor Ubuntu ?

Desde já, agradeço pela força !

pinduvoz

E se vc. mover os arquivos para uma máquina windows e limpar por lá?

Caso não seja possível, vc. pode usar o clamav na máquina Ubuntu.

Instale-o pelo apt/synaptic  e veja o tuto do Morimoto sobre o clamav neste link:

http://www.guiadohardware.net/dicas/removendo-virus-particoes-windows.html

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

JeffersonX

Faz igual o amigo aí disse. Instala o Clamav. Na parte de dicas deste fórum tem um link só para dicas do Ubuntu Server e tem um link para um Wiki com um monte de dicas para o Ubuntu server no site do Ubuntu. Lembro que tinha uma dica lá para Clamav. Talvez tenha até algo para deixá-lo automatizado.

Outra coisa interessante também é o veto files do Samba. Com ele você pode vetar alguns tipos de arquivos, como exe, scr e outros usuados por vírus. Se tentar gravar algo lá com as extensões que você vetar no smb.conf, vai tomar um acesso negado na cara hehehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Lamego

O Clamav serve para detecção, não para remoção do vírus.
Você pode tentar executar esse antivírus em Wine.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Joseka7

É. Se o Clamav não remove, tentarei utilizar a dica do Lamengo, rodando dentro do Wine.
Não posso bloquear EXE porque o pessoal utiliza o servidor com arquivos do Flash, então têm que gerar os EXE e tal.
Vou pelejar aqui e dou um retorno prá vcs do resultado.

Valeu !