Dúvidas: Ubuntu + Pentium D

Iniciado por luizvd, 15 de Março de 2007, 08:53

tópico anterior - próximo tópico

luizvd

Olá pessoal, tudo bem?

Vi no tópico Em que Hardware o Ubuntu está rodando? que algumas pessoas estão rodando o Ubuntu em processadores multiprocessados.

Estamos trocando as máquinas da empresa por equpamentos Dell Optiflex com processadores Pentium D e, seguindo a cronologia, a minha está dentro das que serão trocadas agora.

Minhas dúvidas são:
- o Ubuntu trabalha normalmente com processadores multiprocessados como o Pentium D? Digo, ele aproveita todos os recursos que o processador oferece? Basicamente, ele reconhece e trabalha com os "dois processadores" normalmente?
- a instalação é normal, ou seja, instala-se como em qualquer outro computador ou é preciso fazer configurações diferentes para funcionar?

Desde já muito obrigado. :-)

Ieshua

Olá, paz e bem!

Creio eu que a distribuição não tem relação com a arquitetura do processador, e sim o kernel.

Qualquer distro com um kernel atualizado dará pleno suporte ao Pentium D.

No meu caso, digitando no console:

Citararmando@ubuntu:~$ uname -a
Linux ubuntu 2.6.20-10-generic #2 SMP Mon Mar 12 00:02:49 UTC 2007 i686 GNU/Linux

No caso a opção SMP dá suporte o aos processadores com dois ou mais núcleos.

Se eu estiver errado, por favor me corrijam.

Grande abraço!  ;)

luizvd

Olá Ieshua

Eu imaginei mesmo que fosse o kernel que desse suporte à múltiplos processadores, mas eu me enrolei na hora de postar a dúvida acabei perguntando sobre a distruibuição.

Muito obrigado pela respsota.

[ ]'s
Luiz