Desktop x Alternate e sugestão para tamanho das partições

Iniciado por serena, 10 de Março de 2007, 20:28

tópico anterior - próximo tópico

serena

Olá!

Pretendo instalar o Ubuntu na seguinte máquina:

Athlon 64 AM2 X2 3800
MB Abit KN9S
1 GB RAM
HD SATA 2 160 GB
VGA 7300 GT

A máquina ainda será montada, e o HD ainda não possui nenhum SO.

Pretendo instalar, nessa máquina, Ubuntu, Debian e Win ( :( ), pois um único programa que tenho que usar não possui, ainda, similar no Linux.

1) Qual a versão que devo usar: Desktop ou Alternate?

2) Qual a sugestão de tamanho para partições do HD, durante a instalação?

3) Alguma dica em especial, considerando a configuração a as demais informações apresentadas?

Agradeço antecipadamente pelas opiniões.

arlei

Ola serena, bem vinda ao fórum.

Bem com essa sua configuração acho que poderá rodar o desktop CD sem problemas e instalar o Ubuntu a partir dele. A diferença entre ambos é apenas que um, o desktop CD é também um liveCD que vc pode usar para experimentar o Ubuntu e depois instalar por uma interface gráfica caso desejado, enquanto que o Alternate é apenas um instalador em modo texto, mais igualmente simples. Normalmente o Alternate é usado quando se tem certas limitações de hardware que não permitam a execução do Desktop CD, que não é seu caso.
Bem, como ira instalar o windows e também o Debian, eu informo que primeiramente vc deve instalar o windows, pois se deixar por ultimo ele ira "roubar" para si a MBR impedindo acesso aos outros SO. Como sugestão eu deixaria o Ubuntu por último na instalação, ou seja, instale o windows, depois o Debian e por último o Ubuntu.
Agora quanto ao tamanho das partições, isso eu deixo a seu critério, pois vc terá que decidir o que pretende com cada um dos SO. Mais como sugestão eu deixaria uma partição para uso mutuo de todos SO, como por exemplo em FAT32 onde tanto os Linux como o windows acessariam (ler/escrever) sem problemas (essa partição seria por exemplo para vc armazenar arquivos como fotos, videos, audios que podera usar em todos SO's).

T+
Arlei