Não tenho mais medo do Linux !!!

Iniciado por arqueiro, 07 de Março de 2007, 22:39

tópico anterior - próximo tópico

arqueiro

Caro colega que está chegando agora no mundo Linux, abaixo segue algumas dicas minhas para que você seja bem sucedido.

1) a curva de aprendizado do Linux é maior que do sistema proprietário.  Você terá que estudar um pouco até começar a dominar a ferramenta.  Creia, depois de um certo tempo você não mais terá receio do sistema e começará a dominá-lo.

2) a bibliografia pela qual me orientei foi:  Entendendo e Dominando o Linux do mestre Carlos Morimoto e Desvendando os Segredos do Linux de Adilson da Silva Cardoso.  O primeiro livro é mais abrangente e o segundo refere-se mais as famosas linhas de comando.

3) as linhas de comando são parecidas com as do antigo sistema DOS.  É fundamental saber estes comandos.  Acredite, não terá graça se você não souber.

4) o Linux é muito diferente do famoso sistema das "janelas".  Fique aberto ao que é novo, se disponha a experimentar.

5) o Linux se parece com um brinquedo de montar.  Você pode arrumá-lo de diversas maneiras.

6) procure não misturar os aplicativos dos diferentes ambientes gráficos.  Fica bem mais fácil de se trabalhar com o sistema quando não se faz esta confusão.

Por fim, o mais importante: há no Linux algo fascinante que é o fato dele fazer de você um colaborador para o seu desenvolvimento.  Desconheço, no mundo Linux, aquilo que se chama de usuário no sistema proprietário.  No mundo Linux creio que existam colaboradores, não acho que existam usuários. 
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

rayabusa

Eu tbm estou estudando os Livros do Morimoto, para saber + sobre linux e na verdade eu ja sou apaixonado em Linux.

Concordo com vc, um a migo meu de disse a mesma coisa assim q comesei a usar linux, ele me apresentou o Sistema e me falou do estudo. Eu gosto do novo...

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

celsofaf

Posso traçar um paralelo da sua experiência com a minha própria, incluindo minha visão?

Citação de: otavio cunha online 07 de Março de 2007, 22:39
Caro colega que está chegando agora no mundo Linux, abaixo segue algumas dicas minhas para que você seja bem sucedido.

1) a curva de aprendizado do Linux é maior que do sistema proprietário.  Você terá que estudar um pouco até começar a dominar a ferramenta.  Creia, depois de um certo tempo você não mais terá receio do sistema e começará a dominá-lo.

Depende. Da experiência que eu mesmo tive quando fui introduzido ao Windows, e vendo o modo como o Ubuntu e outras distros funcionam, dependendo do caso um leigo tem aprendizado muito mais rápido com Linux (no sentido de saber usá-lo para internet, fotos, instalar programas...) que com Janelas. E menos dor de cabeça: já vem tudo pronto.

2) a bibliografia pela qual me orientei foi:  Entendendo e Dominando o Linux do mestre Carlos Morimoto e Desvendando os Segredos do Linux de Adilson da Silva Cardoso.  O primeiro livro é mais abrangente e o segundo refere-se mais as famosas linhas de comando.

Minha bibliografia quando me iniciei: os fórums do Ubuntu e o Google.

3) as linhas de comando são parecidas com as do antigo sistema DOS.  É fundamental saber estes comandos.  Acredite, não terá graça se você não souber.

As linhas de comando funcionam de modo diferente comparando ao DOS, e de modo mais inteligente. Não digo que seja fundamental dominar a linha de comando, mas não ter medo dela e querer aprender é muito mais importante. É uma ferramenta utilíssima.

4) o Linux é muito diferente do famoso sistema das "janelas".  Fique aberto ao que é novo, se disponha a experimentar.

Exatamente!

5) o Linux se parece com um brinquedo de montar.  Você pode arrumá-lo de diversas maneiras.

Dito!

6) procure não misturar os aplicativos dos diferentes ambientes gráficos.  Fica bem mais fácil de se trabalhar com o sistema quando não se faz esta confusão.

Há controvérsias. Muitas pessoas odeiam KDE mas acham os aplicativos "K" muito melhores que os do GNOME. Agora, se você se importa muito mais com desempenho que com outra coisa, aí sim seu comentário vale a pena ser seguido.

Por fim, o mais importante: há no Linux algo fascinante que é o fato dele fazer de você um colaborador para o seu desenvolvimento.  Desconheço, no mundo Linux, aquilo que se chama de usuário no sistema proprietário.  No mundo Linux creio que existam colaboradores, não acho que existam usuários. 

Discordo. Conheço várias pessoas que são "usuárias" de Linux, no sentido que você deu à palavra. Mas que a quantidade dessas pessoas é bem menor proporcionalmente, ah isso sim! E que é muito mais fácil colaborar, mais cômodo até, e que é bem possível ver implementado algo que você quer... sem dúvidas!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Lamego

Citar1) a curva de aprendizado do Linux é maior que do sistema proprietário.  Você terá que estudar um pouco até começar a dominar a ferramenta.  Creia, depois de um certo tempo você não mais terá receio do sistema e começará a dominá-lo.
Discordo, para um utilizador que nunca tenho utilizado um computador o Linux consegue até ter uma curva de aprendizagem mais leve porque tem uma maior documentação, você está confundindo com a aprendizagem para quem já está acostumado ao sistema Windows, onde aí sim, a curva tem a ver com a expectiva de encontrar uma determinada função num determinado local.

Citar3) as linhas de comando são parecidas com as do antigo sistema DOS.  É fundamental saber estes comandos.  Acredite, não terá graça se você não souber.
Já há muito tempo que utilizar o terminal e saber comandos deixou de ser fundalmente, pode ser importante para a resolução de problemas ou para utilizar melhor o sistema mas não é fundamental para a utilização usual do sistema.

Citar5) o Linux se parece com um brinquedo de montar.  Você pode arrumá-lo de diversas maneiras.
O Windows tambem, é só você dar-se ao trabalho :)

Citar6) procure não misturar os aplicativos dos diferentes ambientes gráficos.  Fica bem mais fácil de se trabalhar com o sistema quando não se faz esta confusão.
Eu utilizo aplicações do KDE no GNOME e não encontro esse problema...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

arqueiro

Beleza celsofaf, enriqueceu o tópico.  Ficou melhor!
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br