Gnome precisa da quanto de Ram p rodar legal?

Iniciado por rayabusa, 06 de Março de 2007, 11:56

tópico anterior - próximo tópico

rayabusa

Eu tenho um processador Senpron 3000+ com 512mb de Ram - 64md p o video entao fica 448mb de Ram.
O Driver de Video é o Vesa, por q a placa é Asus K8V-VM Ultra, ainda ñ re conhece o video perfeitamente.
Eu estou usando a resolução 1024x768 85Mz.
O Gnome é Tão pesado assim?
A questão é o seguinte: com 512mb de ram,
eu consego usar normalmente o Ubuntu?

Por causa q as janelas ficam meio lentas e na web quando se usa a barra de rolagem fica paralisando a tela passando aquela listras e fica muito lento.
Eu uso outra Distro com o KDE e ñ faz isso ñ fica de boa.

Será que vou ter que comprar uma Placa de video?
ou vou ter que almentar a memoria Ram?

Ou como eu faço para resolver isso?

Obrigado.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

adilson bts

amigo meu pc tinha só 256 de ram com processador semprom 2800 e funcionava beleza... deve ser outro o problema... talves alguem que ja tenha passado pelo mesmo problema possa te dar mais dicas....
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

rayabusa

Citação de: adilson bts online 06 de Março de 2007, 12:04
amigo meu pc tinha só 256 de ram com processador semprom 2800 e funcionava beleza... deve ser outro o problema... talves alguem que ja tenha passado pelo mesmo problema possa te dar mais dicas....

Obrigado adilson, então acredito então que possa ser o Driver de Video.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

galactus

Andei dando uma pesquisada e o vídeo dessa placa é considerada "fraco" até no Windows. Com certeza é o desempenho de Vídeo que está deixando o Ubuntu lento.  Não é culpa do Gnome ou KDE, mas sim do Xorg. 

O Driver VESA para placas de vídeo onBoard VIA é muito lerdo mesmo.  Tente alterar o Driver para VIA pelo dpkg ( sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg), se não tiver essa opção, você pode tentar baixar e compilar o driver VIA para ver se melhora.

https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=267678&highlight=K8V-VM

Boa sorte.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rayabusa

Citação de: galactus online 06 de Março de 2007, 12:40( sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg)

Qaundo eu mudo o Driver para "VIA" o Anbiente grafico ñ inicia, ele da erro. (Fica na Tela preta)

solanoalves

pega uma placa de vídeo..de preferência a NVIDIA

Versuri

O meu estava assim qdo instalei o Ubuntu 6.10, retirei e instalei o 6.06 e não tenho mais problemas, não sei existe algo diferente no 6.10.
Eu recomendo 512Mb de Ram para rodar bem porém para o seu problema acredito que seja a placa de vídeo mesmo. Já tentou alterar as configurações de video e a frequencia? Instale o 6.06 para ver.
Nota: meu micro = Ubuntu 6.06 Dapper, não tenho placa 3D e utilizo "vesa" (1024x768 - 60Hz)

rayabusa

Vou testalar o Ubuntu 6.06.1 LTS (Dapper Drake) como o Versuri me disse.
Obrigado tbm para galactus, solanoalves tbm.

Vou testar primeiro o Ubuntu 6.06.1 LTS (Dapper Drake) se ñ ficar legal eu vou comprar a placa de video NVIDIA.

samuelbh

Com GNOME 2.16 e 256 de RAM roda bem. Eu usava o Ubuntu 6.06, mas o gnome era 2.14, mais pesado.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

rayabusa

Citação de: rayabusa online 06 de Março de 2007, 15:28
Vou testalar o Ubuntu 6.06.1 LTS (Dapper Drake) como o Versuri me disse.
Obrigado tbm para galactus, solanoalves tbm.

Vou testar primeiro o Ubuntu 6.06.1 LTS (Dapper Drake) se ñ ficar legal eu vou comprar a placa de video NVIDIA.

Eu estalei o Ubuntu 6.06.1 LTS (Dapper Drake) e ficou muito legal.