Konsole + Arquivos .sh [RESOLVIDO]

Iniciado por jrmontag, 05 de Março de 2007, 21:19

tópico anterior - próximo tópico

jrmontag

Olá amigos.

Uma dúvida.

Criei alguns scripts .sh, quando vou no Konsole e digito ./nome_do_arquivo eles funcionam perfeitamente, mas gostaria de faze-los funcionar via Area de Trabalho, existe a possibilidade ?

Do tipo, um scrip simples :

echo "Hello Word"

Quando clicasse no arquivo criado na Area de Trabalho ( Ambiente gráfico ) o konsole seria aberto com o comando echo "Hello Word".

Claro q os comando serão outros, mas qdo clico no arquivo a aplicação é executada em 2º plano, pois  eu não consigo ver a aplicação aberta, mas recebo as informações dela em outro micro.

Existe a possibilidade de eu ve-la sendo executada com um simples click ? do tipo um .bat no Windows xp sendo executado direto do Desktop.

Muito obrigado a todos pela atenção.

Abraços
Junior

jrmontag

Amigos, ninguém ?

Deixa eu tentar ser mais claro.

Um script qualquer, exemplo :

#!/bin/bash
echo "hello world"
kate

Crio esse arquivo com nome de teste.sh, o salvo em Desktop, assim consigo visualiza-lo no modo gráfico, saio no konsole, faço as permissões com chmod +x teste.sh e o executo, ./teste.sh, ótimo, ele funciona, consigo ver a frase "hello world" e logo em seguida o editor kate é aberto.

A dúvida é a seguinte :

Vamos supor q eu não esteja com o konsole aberto, eu esteja na Area de Trabalho do Kubuntu vendo o icone do arquivo criado, teste.sh.

Gostaria de saber de exste alguma maneira de eu "clikar" no arquivo e o mesmo abrir os comandos especificados, do tipo, abrir o konsole, escrever "hello world" e abrir o kate, é possível ?

Fiz um testes com um programa perl q possuo, ou seja, se eu vou no konsole e executo o script, o programa é aberto e me envia algumas informações pela internet, ótimo.

Porém, se eu apenas cliko no script q está na Area de Trabalho, nada acontece, o konsole não é aberto, mas eu recebo as informações da mesma forma, aparentando então que o programa descrito no script foi aberto mesmo e está em execução mas em segundo plano, eu não consigo visualiza-lo, não me é mostrado nada na tela.

Acredito ter sido mais claro.

Por favor, alguém de me uma luz, só falta isso para as aplicações começarem a rodar.

Já revirei vários sites na internet e não achei algo semelhante, estou pensando seriamente em desistir no Linux se não conseguir esse tipo de situação.

Obrigado mais uma vez.
Junior

arlei

jrmontag ,

clique com o botão direito no seu desktop e escolha a opção criar lançador. Escolha um nome e um comentário apropriado, defina o comando correto para execução do seu script (/diretorio/sub-diretorio/./meu_script), marque a caixa EXECUTAR NO TERMINAL e escolha um ícone legal para ele.

Pronto, agora deve ser só clicar no seu lançador para executar seu shell-script.

T+
Arlei

jrmontag

Arlei, mais uma vez Obrigado, porém não existe a opção criar lançador no meu Kubuntu.

Uso a versão 6.10 e quando clico com o botão direito na area de trabalho, vou na opção "criar novo", e nela existem as opções :

Criar pasta
Criar link para Aplicativo
Criar link para Dispositivo
Criar link para Localização

Enfim, criei um para aplicativo, inseri o script criado, as permissões e etc, quando executo, aparece uma mensagem "Executando Aplicativo" porém fico na mesma, o aplicativo que está no script é startado em segundo plano e eu não consigo ver nada.

Fiz algo de errado ? Quer q eu poste algumas screen shots ?

Obrigado novamente.
Abraços
Junior

Lamego

Não sei como é com KDE mas em Gnome existe uma opção para indicar que deve deixar o terminal aberto ao executar o programa...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

jrmontag

Entendi, devo desistir do KDE então ?

É impossível uma visualização do aplicativo executado via script nele ?

Obrigado a todos.

Abraços

arlei

Não Junior,

vc não deve desistir do KDE por isso, até porque duvido que não seja possível apesar de eu não saber como, justamente por não usar KDE, e não por causa disso e sim por opção e escolha.

T+
Arlei

Akuhn

Já tentou usar xterm?

Citarman xterm

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

jrmontag

Não, sou ainda mto novato no Linux.

Oq ele realmente faz ?

## Edit

xterm serial um terminal ? do tipo konsole ?

jrmontag

RxDx

digita "sudo chmod a+x arquivo.sh" e cria um link pro desktop.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

jrmontag

vterm resolveu a minha vida.

Obrigado a todos.