Desinstalar uma placa de som - RESOLVIDO

Iniciado por Floyd, 17 de Fevereiro de 2007, 13:02

tópico anterior - próximo tópico

Floyd

Olá amigos.

Meu problema é o seguinte, tenho duas placas de som no meu computador: uma onboard (VIA 8237) e outra offboard (Creative SoundBlaster Live 5.1).
Quando instalei o Ubuntu 6.10 aqui eu não desabilitei a placa onboard na bios da placa-mãe e o meu sistema agora reconhece as duas normalmente. Não há conflito nenhum entre elas.
Só que há um problema, meus jogos só reconhecem a placa onboard, ou seja, o som deles não sai na placa offboard. Ouço mp3, assisto a filmes, tudo com o som funcionando perfeitamente na minha placa offboard, mas os sons dos jogos só funcionam se eu alternar pra placa onboard.

Então, como não preciso usar essa placa onboard eu até a desabilitei na bios mas queria desinstalá-la do sistema para que o Ubuntu só reconheça a placa offboard pois assim acredito que os sons dos jogos passem a funcionar na placa offboard.

Alguém saberia me dizer como eu desinstalo essa placa onboard?

Obrigado.
Sentir-se bem é o que basta.

AlexBR

Tenho uma situação parecida com a sua: uma placa onboard e outra offboard. Seus jogos usam a placa onboard porque ela é a placa primária do sistema. Se você configurar a placa offboard como primária, seus jogos vão utiliza-la. Por padrão, a placa primária do sistema é a placa cujo driver é carregado primeiro. Assim, se você forçar o sistema a carregar primeiro do driver da sua placa offboard, seus jogos vão utiliza-la sem você precisar desabilitar a placa onboard. Qual a vantagem de se ter duas placas de som no sistema? Resposta: programas VOIP! Eu configuro a minha placa secundária para ser utilizada apenas com programas do tipo VOIP (Gizmo, Skype, Ekiga, etc). Com uma placa exclusiva para esses programas, os sons do sistema não incomodam a sua conversação no VOIP. Você pode até ficar jogando e

Para forçar a seqüência correta das placas de som, eu uso um script na inicialização do sistema. Esse script descarrega os drives da memória e depois carrega na ordem correta. Veja!

#!/bin/bash

echo -n "Removendo placas de som... "
rmmod -f snd_usb_audio
rmmod -f snd_via82xx
rmmod -f snd_cmipci
echo "Feito!"

echo -n "Inserindo na seqüência correta... "
modprobe snd_cmipci
modprobe snd_via82xx
echo "Feito!"

O driver snd_cmipci é o driver da minha webcam. Como eu não quero usar o microfone da webcam, eu não recarrego o driver. Além disso, a placa snd_cmipci será minha placa primária e a snd_via82xx, será a secundária.

Boa sorte!

Floyd

Obrigado, AlexBR, pelas dicas.

Executei um lsmod | grep snd_ e o resultado foi este:

snd_emu10k1_synth       8960  0
snd_emux_synth         39296  1 snd_emu10k1_synth
snd_seq_virmidi         8576  1 snd_emux_synth
snd_seq_midi_emul       8192  1 snd_emux_synth
snd_seq_dummy           4996  0
snd_seq_oss            36480  0
snd_seq_midi            9984  0
snd_seq_midi_event      8960  3 snd_seq_virmidi,snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                59120  9 snd_emux_synth,snd_seq_virmidi,snd_seq_midi_emul,snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_emu10k1           128288  1 snd_emu10k1_synth
snd_via82xx            30360  1
snd_ac97_codec         97696  2 snd_emu10k1,snd_via82xx
snd_ac97_bus            3456  1 snd_ac97_codec
gameport               17160  4 analog,snd_via82xx,emu10k1_gp
snd_pcm_oss            47360  0
snd_mixer_oss          19584  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                84612  4 snd_emu10k1,snd_via82xx,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss
snd_util_mem            6016  2 snd_emux_synth,snd_emu10k1
snd_timer              25348  3 snd_seq,snd_emu10k1,snd_pcm
snd_page_alloc         11400  3 snd_emu10k1,snd_via82xx,snd_pcm
snd_mpu401_uart        10240  1 snd_via82xx
snd_hwdep              10756  2 snd_emux_synth,snd_emu10k1
snd_rawmidi            27264  4 snd_seq_virmidi,snd_seq_midi,snd_emu10k1,snd_mpu401_uart
snd_seq_device          9868  8 snd_emu10k1_synth,snd_emux_synth,snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq,snd_emu10k1,snd_rawmidi
snd                    58372  17 snd_emux_synth,snd_seq_virmidi,snd_seq_oss,snd_seq,snd_emu10k1,snd_via82xx,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_timer,snd_mpu401_uart,snd_hwdep,snd_rawmidi,snd_seq_device

Só que com isso não sei dizer quais módulos remover e quais recarregar e em que ordem.

Tentei...

rmmod -f snd_emu10k1
rmmod -f snd_via82xx

... mas recebi um "Resource temporarily unavailable" para os dois comandos.

Ficaria muito grato se você pudesse me ajudar nisso.
[]s.

AlexBR

Use o comando cat /proc/asound/cards para descobrir quem é a placa primária e quem é a secundária. Daí.. Você descobre a ordem que deve carregar os drivers. Depois disso, tente colocar o script logo na inicialização do sistema, logo no boot. Talvez isso evite essa mensagem de erro.

Boa sorte!

JeffersonX

Só desabilitando no Bio não funcionou? Aqui tenho uma Via HDA também onboard e uma Creative Live 5.1. Como curto muito mais o som da Live 5.1, eu desabilitei ela no Bios. Funcionou perfeitamente sem precisar configurar nada. Eu já deixei as duas habilitadas pra testar, já que a placa mãe é nova, e depois desabilitei novamente.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Floyd

Bem.

O problema foi resolvido mas confesso que não entendi muito bem o que aconteceu.
Há dias que estou com a placa de som onboard desabilitada na bios e tentando fazer o som dos jogos serem emitidos pela placa Creative SB Live 5.1 sem sucesso.
Hoje, ao ligar o computador, habilitei novamente a placa de som onboard pra fazer mais testes e seguir as novas dicas que vocês postaram neste tópico.
Executei o cat /proc/asound/cards conforme o amigo AlexBR recomendou:

$ cat /proc/asound/cards
0 [Live           ]: EMU10K1 - SB Live 5.1
                      SB Live 5.1 (rev.7, serial:0x80641102) at 0xd000, irq 185
1 [V8237          ]: VIA8237 - VIA 8237
                      VIA 8237 with AD1888 at 0xe000, irq 209

Aí resolvi executar o Enemy Territory e bingo! O som funcionou numa boa.
Sei que o comando acima não faz nada de mais, ele simplesmente mostra o conteúdo do arquivo, mas me pareceu que para o sistema reordenar minhas placas de som eu tive que desabilitar a placa onboard, reiniciar o sistema só com a offboard funcionando, voltar na bios, habilitar a placa onboard novamente e reiniciar o sistema. E isso eu não havia feito antes!

É isso... vivendo, apanhando e aprendendo.  ;D
Agora que minha Creative SB Live é a primeira na ordem vou experimentar desabilitar a placa onboard e ver como fica.
Agradeço a todos que me ajudaram neste tópico.

[]s.

AlexBR

Infelizmente, isto não resolve o seu problema. Você não tem garantia alguma que sua placa offboard vai continuar sendo sua placa primária. Daqui há alguns dias, você vai ligar o seu micro e... bimba! A placa primária será a placa onboard novamente. A única forma de garantir a seqüência correta das placas é usando o script na inicialização do sistema.

Floyd

Citação de: AlexBR online 20 de Fevereiro de 2007, 12:44
Infelizmente, isto não resolve o seu problema. Você não tem garantia alguma que sua placa offboard vai continuar sendo sua placa primária. Daqui há alguns dias, você vai ligar o seu micro e... bimba! A placa primária será a placa onboard novamente. A única forma de garantir a seqüência correta das placas é usando o script na inicialização do sistema.

Bem...

Já se passaram vários dias que estou com a placa onboard desabilitada e tudo continua funcionando como eu quero. Acredito que o problema só retornará se eu habilitar a placa onboard novamente.
Mas isso não farei  ;D

adilson bts

"""Para forçar a seqüência correta das placas de som, eu uso um script na inicialização do sistema. Esse script descarrega os drives da memória e depois carrega na ordem correta. Veja!""", por favor me informe melhor... com que nome eu salvo este arquivo de configuração e onde eu o salvo... estou com problemas parecidos com esse... obrigado!!!
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

adilson bts

dei o comando ""cat /proc/asound/cards""" e saiu assim

0 [V8237          ]: VIA8237 - VIA 8237
                      VIA 8237 with AD1888 at 0x1000, irq 193
1 [PCI            ]: Allegro - ESS Allegro PCI
                      ESS Allegro PCI at 0x9000, irq 209
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

AlexBR

Citação de: adilson bts online 03 de Março de 2007, 19:25
"""Para forçar a seqüência correta das placas de som, eu uso um script na inicialização do sistema. Esse script descarrega os drives da memória e depois carrega na ordem correta. Veja!""", por favor me informe melhor... com que nome eu salvo este arquivo de configuração e onde eu o salvo... estou com problemas parecidos com esse... obrigado!!!

Veja aqui http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9681.msg51519#msg51519

Boa sorte!