Temperatua P4C800-e Deluxe

Iniciado por carmagedom, 10 de Dezembro de 2006, 17:22

tópico anterior - próximo tópico

carmagedom

Tenho um problema grade aqui a minha placa mãe é um P4C800-E Deluxe da asus chipset 875p com um processador 3.0Gh. No windios tem um programa chamado Aibooster que controla a temperatura OC e a ventoinha do processador sem fazer barulho, mas no ubuntu aqui fica pegando fogo a temperatura do proces- esta a 65°/149°F e no windios entorno de 58°
a placa mãe / tem. esta entorno de 45°/113°F e no windios entorno de 34°
Fan do processador 3970RPM@4017RPM
usei o programa que tem na bios um tal de Q-Fan mas da no mesmo aqui fazendo um barulhão danado na ventoinha do proces. isso chega a dar agonia e preocupação uso o programa gkrellm e não sei muita coisa sobre ele se dar pra regular temperatura nele ou algo do gênero.

Antes que me perguntem novamente!
Minha placa mãe P4C800-E Deluxe http://pt.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=12&l3=30&model=175&modelmenu=1
Mem 1024/256~1265
hd 60 gb
hd 20g
placa de video ati 9600 pro
fonte game lender chip 700w real
um gravador cd-r
um gravador dvd-r

OBS: EU NÃO ESTOU ME EXIBINDO COM MEU HARDWARES!!! Só quero uma solução para o meu caso grato 



giovannifilipe

Amigo você tem certeza que sua fonte é de potência real? Eu acho que não.

Leia isso daqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=415286

Se não resolver tire o overclock talvez no linux o programa não esta gerenciando corretamente os FANs...

Abraços

carmagedom

Citação de: giovannifilipe online 11 de Dezembro de 2006, 20:03
Amigo você tem certeza que sua fonte é de potência real? Eu acho que não.

Leia isso daqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=415286

Se não resolver tire o overclock talvez no linux o programa não esta gerenciando corretamente os FANs...

Abraços

Oi amigo eu não uso OC no PC
OBS: A fonte não tem nada a ver com os reguladores de velocidade da ventoinha do processador pois no Windous gera normal zinha sem barulhos.
OBS: meu gabinete é aberto, mas fresco de que isso só jogando ele aqui na praia rs 

BetinhoDJ

#3
Aqui eu também uso dual boot e também ocorre uma pequena diferença de temperatura entre o Windows e o Ubuntu... isso acontecia no meu antigo processador e ocorre com o atual e ja constatei a mesma ocorrência em pcs de 2 amigos que também usam dual boot um com Ubuntu e o outro com o Fedora Core 5.
O fato é que mesmo no Windows a temperatura do seu processador ja esta acima do que seria ideal portanto quando você usa o Linux ela deve estar ultrapassando a temperatura limite de trabalho do processador o que faz com que o cooler seja acelrado ao maximo pra tentar reverter isso.
Embora 58° esteja abaixo do limite do processador ja não é uma temperatura razoavel pra ele trabalhar... tente fazer uma boa limpeza no pc e principalmente nos coolers e trocar a pasta termica e se a sua maquina estiver trabalhando com overclock talvez o seu cooler ja não esteja dando conta de refrigerar.
O site que o amigo giovannifilipe indicou tem muitas informações a respeito da sua duvida... uma boa pesquisa la com certeza vai te ajudar a resolver o problema.
E só uma dica... trabalhar com o gabinete aberto não é a melhor forma de refrigerar o hardware... pelo contrario... o gabinete aberto prejudica o trabalho dos coolers e dissipadores em fazer a troca de calor do equipamento... você também vai encontrar informações sobre isso no site.

Vivendo e Aprendendo!!

marcoscm

Aqui não tenho problema algum de temperatura, porque o cooler é muito bom (Zalman 9500). Aliás, sua placa é a mesma que a minha, apesar do meu processador ser um 3.6GHz (processador pra dissipar mais calor do que esse, é quase impossível). E ainda assim trabalho com temperaturas em torno de 38~45ºC.

Uma coisa sim, me chamou a atenção neste post: Gabinete aberto é fresco? Nem aqui e nem na China. :)

Gabinetes abertos não apresentam nenhuma solução para fluxo de ar. Gabinetes são feitos para permanecer fechados. Caso contrário, para quê um gabinete? Principalmente em se tratando de Pentium 4 (os maiores dissipadores de energia e, consequentemente calor), um gabinete aberto não é solução prática de forma nenhuma. Se o cooler não dá conta do recado, abrir o gabinete é uma solução placebo e paleativa. O correto é colocar um cooler que aguente o tranco! Os mais caros, hoje em dia, giram em torno de R$200 a R$300. Um investimento que, dependendo da máquina, pode ser ínfimo se comparado ao valor do processador. Ou então, invista em um sistema de Water Cooler.

Mas a idéia de que gabinete aberto é melhor refrigerado do que um gabinete fechado é tão prosáica quanto achar que ventilador refrigera melhor do que um cooler.  ::)