Matlab no Linux, duvida na instalação

Iniciado por Prinze, 26 de Maio de 2007, 03:40

tópico anterior - próximo tópico

Prinze

Amigos, eu tenho uma iso do matlab, e estou com muitas dificuldades pra instala-lo
eu tenho q passar pra CD essa imagem? ou da pra instala-lo diretamente da ISO..

to com o Ubuntu a 1 semana, e se nao fosse o automatix nao sei o q seria de mim... por isso a dificuldade pra instalar essa ISO do matlab, se alguem puder me ajudar ficaria grato...

fiquem na paz

clcampos

Citação de: Prinze online 26 de Maio de 2007, 03:40
Amigos, eu tenho uma iso do matlab, e estou com muitas dificuldades pra instala-lo
eu tenho q passar pra CD essa imagem? ou da pra instala-lo diretamente da ISO..

to com o Ubuntu a 1 semana, e se nao fosse o automatix nao sei o q seria de mim... por isso a dificuldade pra instalar essa ISO do matlab, se alguem puder me ajudar ficaria grato...

fiquem na paz

Prinze, existe Matlab para linux? Ou vai tentar emular?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Darcamo

Existe Matlab pra Linux sim (e outras plataformas também).
Você pode instalar diretamente a partir da imagem. Basta montá-la (como se fosse o daemon tools no windows, só que no linux você não precisa de um programa para isso porque o próprio linux sabe como fazer isso) e então instalar normalmente.

Se não me engano o comando para montar uma imagem ISO é
sudo mount -o loop -t iso9660 imagem.iso diretorio
Qualquer coisa faz uma busca aqui no fórum que já postaram essa dúvida de como montar imagem iso antes.

celsofaf

Prefira o GNU Octave, que é ao menos 98% compatível com o MATLAB, faz tudo o que ele faz e é licenciado pela GPL. :) Sim, ele está nos repositórios do Ubuntu.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

clcampos

Citação de: celsofaf online 26 de Maio de 2007, 17:02
Prefira o GNU Octave, que é ao menos 98% compatível com o MATLAB, faz tudo o que ele faz e é licenciado pela GPL. :) Sim, ele está nos repositórios do Ubuntu.

Boa celsofaf! Estou baixando e vou testar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

AlexBR

Recentemente, foi lançada uma nova versão do Octave. Achei que melhorou bastante. Principalmente a parte de gráficos, pois ela está usando os novos recursos do recém lançado Gnuplot 4.2. Tanto que estou pensando em migrar do matlab para o Octave, pois, apesar de ter licença do Matlab no trabalho, uso uma versão pirata em casa.

Quando programo pro Matlab, para deixar as coisas mais rápidas, eu procuro implementar as partes mais críticas do algoritmo em linguagem C. Daí.. uso as biblioteca mex do Matlab para fazer a interface entre o C e a linguagem do Matlab. Descobri que, neste sentido, o Octave é bem melhor, pois o equivalente a biblioteca mex no Octave foi escrito em C++. Daí... Nossa! Deixa as coisas muito mais fáceis! Vou fazer alguns testes neste fim de semana e converter parte do meu código em C para o Octave.

Mas... Pra quem usa o Matlab, uma boa dica é usar a versão para linux. Acho ela bem mais estável que a do Windows. Além disso, exige menos da máquina.

Com certeza, a última versão do Octave não está nos repositórios. Não sei se a versão do 4.2 do gnuplot está. Quem pretende usar o Octave deveria tentar instalar a partir dos fontes, pois vale a pena.