Problemas de permissao para configurar grub

Iniciado por Raziel2k, 19 de Fevereiro de 2007, 04:52

tópico anterior - próximo tópico

Raziel2k

É o seguinte, to usando o kubuntu 6.06 e queria configurar o grub, abri o terminal e virei superusuario, ate ai ok, mas quando abro o menu.lst pra editar as configs do grub n consigo salvar o arquivo modificado, o "kate" diz que nao foi possivel salvar, que era pra eu checar se tinha permissao pra modificar arquivos e se tinha espaço em disco.qq eu faço ?

Z1nhow

Então vc não tá como super usuario, quando entrar em modo texto usa sudo su - e digita a senha, assim vc irá virar super usuário

carlosfrancoba

Faz assim:
sudo kate /boot/grub/menu.lst

depois põe a senha do root
vlw!

Diego_Rocha

Citação de: Raziel2k online 19 de Fevereiro de 2007, 04:52
É o seguinte, to usando o kubuntu 6.06 e queria configurar o grub, abri o terminal e virei superusuario, ate ai ok, mas quando abro o menu.lst pra editar as configs do grub n consigo salvar o arquivo modificado, o "kate" diz que nao foi possivel salvar, que era pra eu checar se tinha permissao pra modificar arquivos e se tinha espaço em disco.qq eu faço ?

So pra esclarecer ao voce entrar como root no terminal não quer disser que o nautilus passa a ser do root tambem entendeu, para voce ter o nautilus com permissoes do root voce tem que abrir ele como root da seguinte forma

gksudo nautilus

ai sim voce tem o nautilus com permissoes sudo, ou senão fazer como o amigo disse editar diretamente pelos comandos

Citação de: carlosfrancoba online 19 de Fevereiro de 2007, 13:43
Faz assim:
sudo kate /boot/grub/menu.lst

depois põe a senha do root
vlw!

é isso ai espero ter ajudado t++

Raziel2k

Vlw ai a todos pessoal, todas a dicas foram aproveitadas. Resolvido.

PS: não sabia que virar super usuario no terminal servia soh pro terminal hehehehe

Diego_Rocha

È isso ai que bom que resolveu seu problema, tendo duvidas posta ai que teremos prazer em ajudar t++ :D