Como instalar anti-virus no ubuntu?

Iniciado por RICKGNOMO, 07 de Março de 2007, 17:52

tópico anterior - próximo tópico

RICKGNOMO

Olá! Bem... sou novo no ambiente linux, recentemente instalei o ubuntu (antes tinha experimentado o Kurumim linux) e gostei bastante dele, vi muitos videos sobre ele no you tube, aliás, videos muito leagis que mostravam uma coisa chamada beryl... mas isso fica pra depois...
Eu gostaria de saber como faz pra instalar anti-virus no ubuntu? Fui na página do AVG e lá tem uma versão pra linux, baixei mas não consegui intalar...
Se alguém puder ajudar... Valeu.

Lamego

CitarCara te aconselho a usar o firestarter é bem simples e eficaz, se não me engano tem nos repositorios pode tentar um sudo apt-get install firestarter, firewall no linux não é tão fundamental assim tem muita gente que nem usa, é isso ai t++
O firestarter é uma firewall, não tem nada a ver com antivirus.
A verdade é que ninguem ou muita poucas pessoas utilizam antivirus em Linux porque ainda não existem virús relevantes para Linux.
Normalmente quem utiliza antivirus tem o objectivo de scanear os emails que recebe para não reencaminhar emails com virus para utilizadores windows.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

RICKGNOMO

Ah, blz! Intaum quer dizer q o risco q corro é no caso de "pegar" algum executavél e jogar na minha partição com o windows?
Mas aproveitando... Não existem vírus pra linux?

.:Shadow:.

Amigo existir vírus existe.
Mas eu diria que não passam de uma duzia ou menos ainda.
Nunca vi alguem reclamar de um sistema Linux infectado ;D

1 - O Antivírus pode ser usado se você compartilha dados com outras pessoas;
2 - Limpar um sistema Ruindows infectado;

Acho importante o uso pelo motivo 1, já que você pode passar um vírus pra alguem.
Assinatura removida pela equipe do Fórum

agente100gelo

Existem vários tópicos a este respeito (veja no rodapé alguns).
Minha opinião: Anti-vírus para Linux Desktop é totalmente desnecessário. Para servidor apenas para ajudar as máquinas Windows.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Willdoidao

Mas mesmo assim depois de toda explicação que te deram vc quiser instalar o anti virus vc tem que ver a instensão dele se for .bin, vc instala assim (via terminal):
chmod +x nome do anti-virus.bin
./nome do anti-virus.bin
O chmod +x é para dar permissão de execução ao programa e o ./ para instalar o arquivo.
Já se for .deb é mais facil ainda:
chmod +x nome do anti-virus.deb
sudo dpkg -i nome do anti-virus.deb
Então depois de tudo que foi explicado para vc cabe vc decidir o que vai fazer mas se for instalar está ai os comandos.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Citação de: Willdoidao online 08 de Março de 2007, 10:09
Já se for .deb é mais facil ainda:
chmod +x nome do anti-virus.deb
apt-get install nome do anti-virus.deb

Amigo, acho que você viajou
Não é necessário dar permissão ao arquivo

Pra instalar um arquivo.deb
sudo dpkg -i arquivo.deb

Willdoidao

Quem nunca errou ou trocou um comando na vida, atire o primeiro modem!!!!
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

rayabusa

Essa é uma das vantagens de usar Linux, ñ precisa se procupar com virus.

Acredito que vc ñ se preocupe com os virus.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Citação de: Willdoidao online 08 de Março de 2007, 15:09
Quem nunca errou ou trocou um comando na vida, atire o primeiro modem!!!!

Hauhauha é verdade  :-[

RxDx

Apesar de eu ter pouco tempo de linux, nunca peguei nenhum virus
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

clcampos

Apesar de trabalhar praticamente só com Linux a alguns anos (ainda mais pq onde trabalho minha máquina só tem Ubuntu e CL 10) nunca tive problemas com vírus.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Lamego

CitarQuem nunca errou ou trocou um comando na vida, atire o primeiro modem!!!!
A questão é que você nao trocou apenas o comando, colocou uma ajuda totalmente errada.
Alem de não ajudar o utilizador você cria a falsa sensação de que sabe o que está dizendo :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Willdoidao

Nossa de certo o micro do cara foi para o espaço por causa do meu erro!!! Errei cara se vc não errrou nunca não posso fazer nada!!! Naõ estou criando falsa sensação de saber, eu estou aprendendo, como todo mundo aqui!!!! As vezes eu erro cara!!!!! como vc e todos aqui!!! foi mal!!!!
Abraços Will