Como tornar as partições inacessíveis.

Iniciado por harpazo, 30 de Janeiro de 2007, 21:07

tópico anterior - próximo tópico

harpazo

Acabei de instalar o Ubuntu 6.10 no hda1 e home no hda2, e no pc há várias partições com outros linux instalados (Ubuntu, Fedora e BigLinux)

Na área de trabalho ficou os ícones de atalho para as partições:

hda3
hda5
hda6
hda7

Só que eu não quero que os usuários desta partição, tenham acesso aos arquivos e sistemas das outras partições.
Tentei deletar da área de trabalho e apareceu a mensagem:

Você não pode mover o volume "hda7" para a lixeira.
Se você quer ejetar o volume, por favor use "Desmontar Volume" no menu de contexto do volume.

Como faço então pra retirar? Seria o tal Desmontar? Como faço?  ???

Valeu!

lgoulart

Vc vai ter que usar o comando "umount".

No meu ubuntu as partições que ficam dentro do /dev/hdaX (aonde x eh o número da partição) já vem configuradas para funcionarem no diretório /media/, por isso eu só precisei de um

umount /media/hdax

Vc pode verificar isso dentro do arquivo /etc/fstab. Caso não esteja configurado tente um

umount /media/hdax

Ah, não se eskeca de logar como root.

[]'s
Lucas

Lamego

E retirar do /etc/fstab para não serem montadas no arranque.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

harpazo

Obrigada,resolvido. ;)

Só que ainda tem um probleminha, ao entrar em home, aparecem as pastas das homes das outras partições, e dá pra entrar nelas!

Tem como ocultar, ou ao menos bloquear?  ???

alarcon

Citação de: harpazo online 03 de Fevereiro de 2007, 22:41
Obrigada,resolvido. ;)

Só que ainda tem um probleminha, ao entrar em home, aparecem as pastas das homes das outras partições, e dá pra entrar nelas!

Tem como ocultar, ou ao menos bloquear?  ???

Se entendi direito basta você entrar pelo nome do usuário e ir em /home/ depois clicar, com o botão direito do mouse, na pasta referente ao usuário no qual você está logado e na janela que abrir vá em propriedades e depois na aba permissões e dermarque as opções Leitura, Escrita e Execução para Grupo e para Outros ou  se quiser só para Outros deixando marcada todas as opções (Leitura, Escrita e Execução) para o Dono que será o usuário corrente. Assim quando você entrar por outro usuário e tentar ver a pasta de outro usuário da Home, não conseguirá.

carlosfrancoba

vou tentar te ajudar.
entre no nautilus como root
sudo nautilus

vá até a pasta /media/particao_montada
clique com o botão direito nela e ajuste as permissões para que ninguém, senão o root, possa alterar seu conteúdo

se você quer apenas fazê-las "desaparecer" do desktop:
aplicações -> ferramentas -> editor de configurações -> apps -> nautilus -> desmarca lá as partições para que elas não mais apareçam na área de trabalho.

ou retirá-las do fstab para que essas não sejam montadas no arranque
(toda vez que quiser acessá-las terá que montá-las manualmente com sudo mount /dev/partição)