sobre redes!

Iniciado por carlosfrancoba, 01 de Fevereiro de 2007, 08:39

tópico anterior - próximo tópico

carlosfrancoba

Não sou um novato propriamente dito no mundo dos computadores nem do linux
mas uma coisa é fato: eu nunca tive mais de 1 computador para colocá-los em rede

Hoje (FINALMENTE) adquirimos mais 1 computador para a casa e eu gostaria de colocar os meus 2 computadores em rede (para compartilhar arquivos, impressora e internet banda larga adsl velox com modem speedstrem 5200).

o problema é que eu não entendo -> NADA <- de redes... não sei nem por onde começar. Me disseram que eu vou ter que "rotear o meu modem para compartilhar internet". como se faz isso no Ubuntu?

Os dois computadores são completos, ou seja, eles funcionam sozinhos e possuem todas as peças para isso.
O problema é meu computador (com o acesso direto à internet) é com linux ubuntu edgy, e o novo pc terá windows xp. Eu acho que isso quer dizer que o computador principal (dono dos recursos) usará linux e terá de se conectar a um secundário com winxp. Isso é possível????

Procurei algum material na internet sobre isso mas parece falar de coisa muito antiga (com placas de rede ISA, isso ainda existe?). Todos eles começam contando uma longa história da decada de 70 os computadores eram enormes e talz. Se alguém pudesse me indicar um material o tipo clica-aqui-clica-ali, com os conceitos básicos de redes eu ficaria muito grato também!

Me ajudem, por favor!!!!!!! Façam-me ficar livre de pagar mais de 100 conto para alguém fazer isso.

clcampos

Bom, vamos por partes.

Eu tenho em casa exatamente o que vc quer. Uma pequena rede com dois PC's, um pequeno hub e um modem SpeadStream 5200.

o problema é que eu não entendo -> NADA <- de redes... não sei nem por onde começar. Me disseram que eu vou ter que "rotear o meu modem para compartilhar internet". como se faz isso no Ubuntu?

Para rotear seu modem use o tutorial abaixo:

http://www.abusar.org/manuais/c_5200_E270_NoUpdateFirmware.html