sobre redes!

Iniciado por carlosfrancoba, 01 de Fevereiro de 2007, 08:39

tópico anterior - próximo tópico

carlosfrancoba

Não sou um novato propriamente dito no mundo dos computadores nem do linux
mas uma coisa é fato: eu nunca tive mais de 1 computador para colocá-los em rede

Hoje (FINALMENTE) adquirimos mais 1 computador para a casa e eu gostaria de colocar os meus 2 computadores em rede (para compartilhar arquivos, impressora e internet banda larga adsl velox com modem speedstrem 5200).

o problema é que eu não entendo -> NADA <- de redes... não sei nem por onde começar. Me disseram que eu vou ter que "rotear o meu modem para compartilhar internet". como se faz isso no Ubuntu?

Os dois computadores são completos, ou seja, eles funcionam sozinhos e possuem todas as peças para isso.
O problema é meu computador (com o acesso direto à internet) é com linux ubuntu edgy, e o novo pc terá windows xp. Eu acho que isso quer dizer que o computador principal (dono dos recursos) usará linux e terá de se conectar a um secundário com winxp. Isso é possível????

Procurei algum material na internet sobre isso mas parece falar de coisa muito antiga (com placas de rede ISA, isso ainda existe?). Todos eles começam contando uma longa história da decada de 70 os computadores eram enormes e talz. Se alguém pudesse me indicar um material o tipo clica-aqui-clica-ali, com os conceitos básicos de redes eu ficaria muito grato também!

Me ajudem, por favor!!!!!!! Façam-me ficar livre de pagar mais de 100 conto para alguém fazer isso.

clcampos

Bom, vamos por partes.

Eu tenho em casa exatamente o que vc quer. Uma pequena rede com dois PC's, um pequeno hub e um modem SpeadStream 5200.

o problema é que eu não entendo -> NADA <- de redes... não sei nem por onde começar. Me disseram que eu vou ter que "rotear o meu modem para compartilhar internet". como se faz isso no Ubuntu?

Para rotear seu modem use o tutorial abaixo:

http://www.abusar.org/manuais/c_5200_E270_NoUpdateFirmware.html

Os dois computadores são completos, ou seja, eles funcionam sozinhos e possuem todas as peças para isso.
O problema é meu computador (com o acesso direto à internet) é com linux ubuntu edgy, e o novo pc terá windows xp. Eu acho que isso quer dizer que o computador principal (dono dos recursos) usará linux e terá de se conectar a um secundário com winxp. Isso é possível?

A partir do momento em que seu modem estiver roteado ele irá controlar sua rede, fornecendo ip para as máquinas, conectando-se a internet (automaticamente), então você não precisa configurar os PC's bastando que os mesmos estejam com DHCP, ligados ao hub, com o modem também ligado ao hub.

Espero que isto ajude.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

carlosfrancoba

mas eu não gostaria de comprar um hub para isso
seria o que se conhece como rede "ponto-a-ponto" com um cabo "crossover".

o tutorial do link mostra programas de windows
e o modem está conectado ao computador com linux
seria, no caso, de forma semelhante?

já estou lendo sobre o assunto, estou me interando...
obrigado pela ajuda

clcampos

Sem um hub e com duas placas de rede em um dos micros é possível sim, só acho que no preço que um hub esta hoje (o meu é dos mais baratos e tem mais de um ano que esta lá ligado, só desliga quando acaba energia) e a comodidade que você teria de ligar qualquer uma das máquinas e já ter internet pagam o preço.

Porque se você for ligar o modem em uma das máquinas (e a outra máquina também nela) para que a net funcione na segunda a primeira máquina terá que estar ligada. Ao menos no que eu entendo.

Concluindo explica pra gente como fez e o que achou dos resultados. Te ligo que estou plenamente contente com os meus, e além do mais quando necessito mexer na máquina de outra pessoa tenho a comodidade de ligá-la ao hub e pronto, tbem esta na net.....
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

carlosfrancoba

uma coisa eu não estou entendendo
eu preciso montar um servidor DNS na máquina que possuirá acesso à internet na minha rede de 2 computadores?

eu preciso montar um servidor DCHP ou pode ficar com ip fixo?

como eu seto as configurações de cada estação... por exemplo, quais são os comandos de terminal para eu "dizer para a máquina" qual o ip dela na rede, qual o gatewaypadrão, qual o dns (se eu for montar).... No windows eu sei que é na painel de controle q farei isso... e no linux, onde eu seto as configurações de cada máquina?

clcampos

Sistema > Administração > Rede
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

carlosfrancoba

sobre a necessidade de montar um servidor DNS e um servidor DHCP?