Montar partição Windows no Linux

Iniciado por jalberto, 03 de Fevereiro de 2007, 17:31

tópico anterior - próximo tópico

jalberto

Muito prazer. Meu nome é João. Já utilizei Linux, mas fazem 10 anos (em 1997 se bem me lembro). Conseguia fazer a maioria das coisas. Quase não utilizava interface gráfica, era texto mesmo. Na época, utilizava Slackware.

Decidi voltar a utilizar Linux e baixei a distribuição ubuntu. E estou completamente perdido.

A primeira coisa que queria fazer era configurar a internet, justamente para poder acessar forums e ir arrumando o resto. Mas nem isso consegui fazer, pois preciso configurar a rede Wireless, e o driver da minha placa (D-Link DWL-G510) está na partição Windows.

A documentação do Ubuntu diz:

As partições Windows devem estar automaticamente disponíveis em qualquer sistema Ubuntu. Se elas não estiverem, você pode torná-las disponíveis usando o Gerenciador de Discos.

1.

Abrir System->Administration->Disks .
   2.

Selecione o disco rígido correto, e clique em Partições.
   3.

Selecione a partição mais relevante, e clique em Habilitar.
   4.

Para desmontar uma partição, clique em Desabilitar.

O problema é: não existe uma opção "Disks" (nem "Discos", ou algo do tipo). Procurei alguma coisa que pudesse ter a opção de Habilitar/Desabilitar e nada.

Agradeço a ajuda. Obrigado!

gabriel0085

_LEITURA E GRAVAÇÃO EM NTFS:

1. instalar ntfs-3g
2. desmonte a partição ntfs (sudo umount /media/hda1)
3. monte novamente (sudo ntfs-3g /dev/hda1 /media/hda1)
4. para montar durante o boot, altere seu fstab (sudo gedit /etc/fstab):
a. comente a linha do hda1 (adicionar # no começo para desativar)
b. insira (/dev/hda1 /media/hda1 ntfs-3g silent,umask=0,locale=pt_BR.utf8 0 0)

-------------------------------------------------------------------------

Você poderia ter encontrado facilmente a resposta utilizando a busca do fórum:

Digitando por exemplo "ntfs".

Tenta  isso e dá uma olhada como seria fácil.

falows...

jalberto

Já consegui. Ctrl+Alt+F1, oba, um terminal! Obrigado e desculpe a pergunta besta.

Mas na verdade, vou tirar. Não consigo me familiarizar com ele. Lembro de Linux aquela surra pra compilar kernel na mão, aquela telona azul com X pra marcar, 2 horas pra compilar no meu possante Pentium 133...

E pra ser sincero, senti falta disso. Achei que veio muito de nada no Ubuntu... to tomando um PAU pra botar a Wireless pra funcionar e ironicamente, quando eu ia direto no kernel parecia até mais simples. O driver da minha placa traz instruções e dão TODAS errado. E é lento! Windows XP tá dando um pau no Linux na minha máquina, que não é nenhuma maravilha. Não gosto de trocar de computador :)

E eu me lembro bem do dia que peguei um hd de 540MB velho que tinha aqui, uma placa de um 386 DX-40 que me deram, e mandei ver num Slackware totalmente enxutinho. OOOITO MEGAS DE RAM! Rodou legal!

Já tive 486 DX2-66 roteando minha rede. Só o gabinete. Monitor só botei na hora de instalar. Depois que configurei tudo passei a operar por telnet.

Fiquei velho :D -- Parece que a popularização do Linux deixou ele um tanto obeso...

Eu ia tentar o Slackware, mas são o quê, 5 CDs? Que isso?! Não tenho uso pra gravadora de DVD, por isso não tenho uma.

To olhando aqui no DistroWatch.com e parece que a minha praia é o tal DamnSmallLinux... não sei, vou pesquisar. Quero algo enxuto. Acho que o Ubuntu (assim como a maior parte das distribuições atuais) não é muito a minha praia.

Obrigado a todos!

PS.: não é minha intenção, de forma nenhuma, ofender ninguém. Sei que tem gente aqui que gosta da distribuição. É apenas a minha opinião.

gansinho

jalberto, o que deixa mais pesado é o gerenciador de janelas (ou o nome técnico exato que dão pra gnome e kde que eu nao lembro agora) entao se vc buscar uma distro que tenha um gerenciador de janelas (acho que é ambiente gráfico, mas mesmo assim ainda nao acho q é o termo certo) leve como o xfce voce podera gostar, de uma olhada no xubuntu, nao custa tentar, e vc ainda continua tendo todo o suporte da comunidade aqui que é muito bom e o pessoal muito amigável!
Um abraço