Problemas de permissoes

Iniciado por lmx, 29 de Janeiro de 2007, 18:26

tópico anterior - próximo tópico

lmx

Ola pessoal, eu sou novo por estas andanças de tal forma que ja fiz asneira! >:(
Fui a Users and groups no ambiente gnome, e alterei o local onde estava qq coisa.Ou seja logo no primeiro ecran aparece o root montado em / e o meu estava em /home/john, e eu altereio para / (pensava eu que ia ficar com as mesmas permissoes de root sem ter que andar sempre a por a senha de root).O problema é que agora estou tramado porque ao iniciar o ubuntu, ele pede-me o login e qd o coloco ele diz q não pode , ou é ler ou escrever nos ficheiros de root, por isso da erro o problema é que não sei quais os ficheiros a alterar nem sei como alterar esta situação.

ares

aperta ctrl+alt+F1
agora loga com algum usuario, de preferencia com o root, senão com o seu usuario e testa para funcionar...
uma vez logado nesse terminal como usuario (supondo que voce não tenha senha de root), digite:
sudo passwd
com isto voce escolhera a senha do root para poder logar como root.

agora digite:
sudo su
com isso voce ficara como se estivesse logado como root, agora digite:
killall5
startx
com isto voce matara todos os processos abertos, incluindo o gdm, e depois com o startx voce abrira uma interface grafica...      é possivel voce consertar a derma que se fez pelo modulo de texto, mas dessa forma que eu falei voce estara numa interface grafica como root e podera entrar no mesmo programa que voce usou para fazer derma para disfaze-la...

voce pode ficar logando como root e fazendo o que eu falei, mas não é aconselhavel usar a internet como root....

telmotr

só pra complementar a resposta acima já que alguns sitemas nao permitem o login gráfico do root por motivos de segurança.

O Arquivo que diz qual é a sua home é o /etc/passwd se vo editá-lo vai ver uma linha mais ou menos nesse formato:

telmotr:x:1000:1000:telmotr,,,:/home/telmotr:/bin/bash
dá pra perceber de cara o seguinte, que o nome do usuário é telmotr (eu), o Id dele é 1000, o grupo a que ele pertence é o 1000 ou telmotr (quando voce cria um usuario e nao especifica o grupo é criado automaticamente um grupo com o mesmo nome), voltando, a localizaçao da home /home/telmotr e por fim o shel que o user tem acesso.

vamos ao seu problema, voce mudou nesse arquivo justamente a localizaçao da home logo basta no modo texto exatamente como o ares disse e depois digitar

$sudo vi /etc/passwd
ou
$sudo editor /etc/passwd (sempre prefiro usar o vi, mas como voce é iniciante o editor talvez seja mais simples)
procurar a linha onde esta o seu nome e voltar ao /home/seudiretório

salvar o arquivo, voltar para o login gráfico e pronto.

sim, antes que eu esqueça, se voce quiser dar comandos de root sem digitar a senha (lembro que a senha é uma medida de segurança e esta ai pra lhe ajudar e eu nao aconselho fazer uma coisa dessas mas se mesmo assim voce quiser fazer isso) existem duas maneiras primeira e extremamente desaconselhavel

colocar o seu usuário no grupo do root, pra fazer isso edite o /etc/groups vai ter um linha, a primeira assim:

root:x:0:

pois é, é o grupo do adm, pra voce entrar nele basta colocar seu id (lembra que pegou lá no passwd) no final da linha tipo 1000:

a outra maneira, menos dolorosa, é usar o sudo como fazem no kurumin vá par4a isso edite o arquivo /etc/sudoers e adicione uma linha para o seu usuário assim

USUARIO ALL=NOPASSWD: ALL

a partir dai voce pode usar o sudo sem senha.

USE COM CUIDADO

lmx

estou com um problema mesmo assim quando gaço ctrl+Alt+F1, a tela vongela e fica esquizita com uns tons de amarelo e cor de rosa, como consigo ir assim para o modo de consola?
Obrigado

lmx

reiniciei a maquina , mas reiniciei em modo recovery, fiz o login como root, depois fiz killall5, e de seguida fiz startx, realmente vou para um ambiente grafico, mas da-me varioas erros, um deles é "failed to inicialize HAL", o outro é que quandop faço User´s And Groups ele da um erro e não me deixa entrar,Erro:"the configuration could not be loaded, you are not allowed to access the system configuration", como é isto possivel se me loguei na consola como root?

Lamego

lmx,
segue a sugestão do telmo e corrige o seu utilizador no /etc/passwd .

Não é seguro utilizar root de forma permanete, o sudo é mais seguro.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu