Linux: usuários não sabem usar sistema do 'PC para todos'

Iniciado por alexmatos, 18 de Janeiro de 2007, 22:23

tópico anterior - próximo tópico

alexmatos

celsofaf

Não sei se já é o caso, mas acho que não custa "nada" o computador vir pelo menos com um manualzinho de instruções básicas para uso do sistema operacional, pelo menos para o sujeito não tomar o susto ao ver o pingüim. E, sim, acho que o mais certo é "não querem saber". Mesmo se o computador viesse com Windows, qualquer um teria que perder um tempo para aprender, e um tempo que é talvez maior que o despendido se for uma distro voltada para iniciantes.

Nosso amigo talvez vai por um Windows Pirated Edition no computador dele agora. Uma pena.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Lestat

concordo com o celsofaf, um manual nao seria nada mal.
acho muito errado comprar 1 computador desses pra depois colocar windows, só que de certa forma entendo a "situação" do usuário. a minha vizinha comprou 1 desses computadores, era horrivel, 1 distro feia, cheia de porcaria, não reconhecia nada, me vi azul pra deixar "tudo" funcionando, ai veio o cunhado dela e disse, - a tu ta usando "esse" linux, tira isso e coloca windows que é mto melhor. ¬¬
resumo da história, perdi 1 baita tempo pra configurar 1 porcaria de OS, mas que tinha ficado funcionando bem depois das configurações,  pra depois ela vim e colocar windows e agora encomodar com virus... ¬¬ é triste, mas acho que além de 1 manual de instruções devia ser colocado 1 distribuição dessente, e além de dessente bonita.
"O Primeiro Dever da Inteligência é Duvidar de Si Mesma" Albert Einstein

ins3rt c0in

Lestat

hehehe, é 1 ofença até pra escola pública.... uaheuaheuaheuaa
"O Primeiro Dever da Inteligência é Duvidar de Si Mesma" Albert Einstein

alexmatos

O engraçado é que o governo dá vários incentivos ao software livre mas não gasta um centavo com divulgação... Se de 1 em 1 hora passasse um comercial na TV dizendo "Linux: a melhor forma de usar o computador" ou "Linux é mais fácil que o Windows", com certeza muita gente ia mudar de idéia. Toda semana eu abro a porcaria do caderno de informática do O Globo. Eu conto nos dedos quantas vezes eu li algo sobre Linux lá... Fazem propaganda contra a pirataria, mas ninguém dá soluções simples a não ser pagar 500 conto num software original... No caso do nosso amigo, com certeza usará um SO pirata (até porque duvido que ele pague metade do preço do computador num Windows original). O pior não é o cara que comprou o computador... mas os amigos que disseram que o Linux era uma porcaria, e o cara que cobrou 90 conto pra deixar o computador pronto pra receber o Windows! Hahahahah... Faça-me o favor...

celsofaf

Citação de: Lestat online 19 de Janeiro de 2007, 09:45
(...) 1 distro feia, cheia de porcaria, não reconhecia nada (...)

Ubuntu neles, uai! Ou Big Linux!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

greylica

As distros do PC para todos e das outras marcas como CCE e Metron ressurgido das cinzas são a pior coisa que poderia ter acontecido para o Linux no Brasil e o governo é um sem vergonha mesmo de aceitar isso tudo de bico quieto, o pior de tudo isso é que tem uma distro que está se fazendo de rogada e dizendo que tem copyright dos programas ???, quem fabrica é a insigne. O pior suporte do planeta linux.
Ainda bem que a HP pelo menos escolheu o Mandriva, mas mesmo assim o 2007 tá mais para mande raiva...

Ubuntu neles...

CGaldino

Sim pessoal, concordo que de fato isso tudo faça parte de um problema maior, a cultura windows (com minúscula mesmo).  Quando se vai comprar um micro nenhum réles mortal (usuário comum) concebe a idéia de ele vir a) sem um sistema operacional e b) sem aquele sistema operacional (o windows no caso), poderiamos até pensar na terceira opção que agora, graças a boa vontade do governo, surge: a de se equipar o computador com sistemas operacionais livres. Fazendo uma pequena reflexão entendemos o porquê, A "microleve" é dotada de um forte poder de marketing e atualmente para o usuário comum sitema operacional é sinônimo de windows. Como poderia o software livre tomar forças em meio a essa desigualdade? Acho que de certa forma o governo já ajuda equipando os computadores de estatais e outras repartições com software livre, um outro modo é começarmos a mostrar para as pessoas que é possível, com um pouco de boa vontade, aprender a usar um outro sistema operacional. Escrevermos para revistas, especializadas ou não, sessão do leitor evidenciando vantagens do software livre quando assim couber também seria uma ajuda!  Mostrar para as pessoas que é possível escolher livremente qual SO utilizar -pagando ou não.  Quem descobre as vantagens de um bom sistema operacional livre não quer ficar somente a ver janelinhas!

Abraços a todos
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Pequeno3d

Pôxa! Fico p#to!
Eu mesmo já estive no Ponto Frio e ví isso acontecer.
Uma dona queria um PC e perguntou se no Linux tinha M$N, e o vendedor não sabia responder! Eu orientei a senhora e ainda dei meu telefone celular para ajuda-la se necessário. Este era o trabalho do vendedor! Não culpo o vendedor mas sim a administração da loja!
PC para todos é tudo um jogo de interesse político. No fim quem sobra com isso é a população, pobre né pq rico tem MAC, W$ etc.

Já viu né! W$ é igual ao Big Lixobrother o povão todo gosta! Dizem até que Linux é sistema de pobre.

>:( Pois é, se é de pobre pq o pobre não usa???

Mas isso vai mudar eu luto por isso! Juntos iremos mudar esse quadro, ou melhor esse jogo!

:-\ Informação para todos!!!

Jabber: pequeno3d(a)jabber.cz
Blog: http://luis.conteudolivre.org

RxDx

Concordo com vocês.

Se por um lado existir varias distribuições é uma coisa boa, já que você tem mais liberdade de escolha, existe também o lado ruim que é pessoas que começam no linux já dão de cara com uma distribuição ou dificil pra caramba, ou uma porcaria. Sugestão pra quem tá começando ou usa linux como desktop (igual eu) é ir de Ubuntu ou openSUSE.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.