Montar c:

Iniciado por rjng, 01 de Fevereiro de 2007, 21:46

tópico anterior - próximo tópico

rjng

aew
meu hd tem 2 unidades, C: e D:, hda1 e hda5, respectivamente.
tah.
pra montar c:, eu usei o comando normal do mount, sudo mount tal tal, e, com isso, qdo eu vou acessar a minha unidade montada, eu vou no explorador de arquivos, pasta mnt, mas ai eu nao tenho permissão de abrir meu c: !!!!!
tah... para montar meu d:, eu usei diferente: sudo mount /dev/hda5 /mnt/win_d -t vfat -rw
sendo q eu tinha criado a pasta win_d jah...
amigo meu me passou isso para eu poder ter total acesso a essa unidade, para ler e escrever.
Eu fiz desse jeito só na D: pq só ela eh fat32, minha c: eh ntfs.
mas entao
como eu faço para montar minha c: e poder abrir ela pelo gerenciador de arquivos (esqueci o nome dele exato, mas eh o q vem com o ubuntu).

Outra coisa... depois disso, eu queria colocar um arquivo, na área de trabalho, escrito Meu Computador, como no windows, para ter acesso direto a meus 2 drives de cd (um de cd, e outro gravador cd e dvd), drive de disquete, e minhas duas unidades do hd. Como eu faço isso??

vlw!

k7br

Salve !
Será que um mount -a não resolve ?

Sobre o ícone ,  é só segurar com botão esquerdo do mouse e soltar onde voce quiser

Boa sorte ! :)

gk2

Pra poder escrever na partição em NTFS, você precisará do NTFS-3G... Caso esteja no ubuntu 6.10, só ir no console: sudo apt-get install ntfs-3g.
Para montar: sudo ntfs-3g /dev/hdax /mnt/win_x
Para colocar o ícone "meu computador" no desktop: alt+f2 gconf-editor , navegue na aba apps > nautilus > desktop e marque os ícones que deseja ter no desktop (meu computador,lixeira,etc)... Se não me engano pode também trocar os nomes dos ícones por aí!
E o nome do navegador é Nautilus! ':P Abraço

OBS: "O ntfs-3g é beta."

Lamego

O NTFS-3G é BETA ! Avisem as pesssoas quando as conduzem a utilizar software beta, especialmente quando se trata de algo tão critico como escrita num filesystem...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

gk2

rjng

bom, vou tentar o primeiro ai de -a
esse ai do escrever em ntfs acho q vou esperar uma versao final...

soh uma curiosidade
pra q serve o -a?

vlw!

Locomotion

Hm, você tem conhecimento do arquivo /etc/fstab né?
É um arquivo que é carregado quando você liga o computador, e lá está as partições que você quer montar automaticamente.

Então... esse mount -a é para remontar o /etc/fstab sem reiniciar o computador :D

Outra coisa... não sei se tem haver, mas veja tambem se a pasta que você criou (/mnt/win_d) não está com permissao somente de escrita para root
Pois ACHO que isso pode influir em algo

obs: o nome do gerenciador eh nautilus

rjng

bom... sobre meu d:, tipo... eu montei meu c e meu d... o c, pelo nautilus, nao abre, pois diz q eu nao tenho permissao... ai, por curiosidade, eu fiz um teste:
sudo gedit
ai no gedit eu dei open, e fui em mnt/win_c
ai sim, abriu os arquivos!... ou seja... via nautilus, eu nao tenho permissão...
tah
ai, via nautilus, se eu tento acessar meu d (win_d), eu não tenho problema nenhum, eu abro tudo sucegado...

isso q eu tinha estranhado

Lamego

Se abrir o nautilus com sudo tambem teria accesso.
De qualquer forma pode adicionar a opção uid=utilizador no fstab, para dar permissões quando a partição é montada, assim já não será necessário utilizar sudo.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

rjng

eh entao...
eu tentei abrir o nautilus com sudo.. mas... eu nao sabia q chamava nautilus... ai eu tentei baixar o conqueror (ou konqueror, sei lah).... mas ai acabei nao puxando..
ai fiquei sem abrir...

tah... e desse jeito ai q vc falou agora, como q eu uso? eu coloca junto no código do mount? em q posição exatamente....  e outra coisa... as pessoas não recomendam ficar logado como root no linux neh... isso não tem nada a ver neh?

vlw!

rjng

aew

entao
primeiro eu esqueci, e montei sem o -a
ai tentei de novo com o -a
num sei se foi esse o problema... mas num deu certo
pelo nautilus, eu só consigo abrir a pasta montada Win_C se eu entrar com o sudo.... já o Win_D vai normalmente, sem sudo.
e agora?

sobre o "Meu Computador", eu coloquei ele aqui na área de trabalho... mas... eu queria, dentro dele, também colocar um atalho direto já para minhas unidade do HD, o win_c e o win_d
eu tentei arrastar mas num deu... com o botao direito nao da pra arrastar, e com o esquerdo, ele arrasta, mas ele nao cria um atalho... ele vai querendo copiar tudo o q tem na unidade...
como eu posso fazer??

vlw!!

k7br