Dúvidas crueis na instalação!!

Iniciado por RodrigoFSS, 29 de Janeiro de 2007, 02:04

tópico anterior - próximo tópico

RodrigoFSS

Beleza pessoal!!Como dá pra perceber eu sou novo aqui.Eu estou muito interessado em abandonar de vez o "ruwindows" e partir para o "MARAVILHOSO MUNDO UBUNTU".O Problema é que eu tenho algumas dúvidas que me impediram de migrar para esse novo sistema operacional.Aquí estão eles :
1-Minha MoBo é muito chata porem totalmente configurável, ela tem alguns  programas que permitem que eu a configure completamente, alem de monitora-la por inteiro.Exemplo seria o monitoramento da voltagem 5VSB.Agora eu não sei se esse programinha irá rodar no Ubuntu, ele é de grande valia para mim que pratico a arte do "overclock".O programa se chama MicroGuru.
2-Minha placa de vídeo é da nVidia e parece que tem uma probleminhas para instalar o drive de vídeo, eu já dei uma olhadinha no site da nVidia e descobrí que existe o drive próprio para o Linux.A pergunta é...tem as mesmas funcionalidades e aplicaçãos que tem no drive para o "ruwindows"??
3-Voltando a minha MoBo, ela possue chipset Nforce4 SLI(agora chamado de nForce500 SLI) que possua um drive espacifico que deve ser instalado.Porem eu nunca vi ninguém no fórum falando de drivers para chipset e não achei esse drive para o meu chipset no site para o Linux.A pergunta é...existe esse drive ou a MoBo roda perfeitamente sem esse drive...o que eu acho meio coplicado!!
4-Tenho um hd de 250Gb...tenho 2 partições, uma C( 30gb com o ruwindows) e uma D( 220Gb com as minhas bagulhadas).Eu estava querendo instalar o Ubuntu nessa partição de 220Gb e deixar o "ruindows" na partição C para minha irmã usar...até eu aprender e ensinar minha irmã a usar o Ubuntu...Tem como instalar o Ubuntu nessa partição D, sendo que eu vou fazer backup de tudo em alguns DVDs??Tem como eu formatar a unidade D usando o Cd de instalação do Ubuntu e criando assim uma partição para o SO, uma para o Swap e uma para as tranqueiras ou é necessário usar programas de particionamento antes de instalar o Ubuntu??
5-Ao ligar meu pc vai ter a opção de escolher o SO, ou vou ter que dar algum "comando" para fazer tal ação??
Essas são apenas 1% das minhas duvidas à respeito desse maravilhoso SO... mas não vou desistir nos primeiros problemas que aparecerem pq ninguém merece o "ruwindows"!!!E desculpe a extenção das minhas perguntas, vou tentar ser mais breve das próximas vezes!!

Meu pc é esse:
Abit Fatal1ty An8 Sli - AMD 64 3700+ Nucleo San Diego - 2GB Ram Corsair Platinum Heat Spreader XMS - XFX Geforce 6800GS - 250GB Seagate Barracuda - Lg GSA4167B Dual Layer

gk2

Sou novato também, uso ubuntu acho que fazem 2 ou 3 meses, mas vamos por partes... '[:P]

1-Não, o programa citado provávelmente é de windows, não roda no linux. Mas o linux tem alguns aplets que monitoram isso.

2-Método mais fácil que eu conheço pra instalar a placa nvidia (possuo uma nvidia geforce fx 5200 128mb e roda perfeitamente no ubuntu 6.10) é através do automatix, com alguns cliques fica tudo funcionando beleza.
como instalar o automatix: http://wiki.ubuntubrasil.org/Utilitarios/Automatix?highlight=%28automatix%29#head-ee19ac070330f62f49ce0f9bfde58f180cc1d6b5
3-Presumo que tudo funcionará automáticamente.

4-Tem sim, só você fazer o backup de tudo que tem nela que você vai precisar e depois dar o boot pelo cd do ubuntu, nele vai perguntar onde você quer instalar, você escolhe a partição D, ele formata, reparticiona e instala...

5-Sim, no final da instalação do ubuntu vai instalar o grub, quando ligar o computador vai dar um boot no grub, vc seleciona qual SO quer iniciar com as setas do teclado e dá enter. ':)

RodrigoFSS

Muito obrigado pelas respostas gk2...eu infelizmente necessito desse programa na minha placa, como eu à utilizo com overclock eu devo sempre, ao iniciar meu pc, desativar o modo "DEFAULT" da MoBo pq senão ela FRITA!!!!!E só tenho como desativar o modo default atravez desse programa....Mas vou ver se eu acho mais alguem que tenha MoBo Abit rodando com o Ubuntu...
Muito obrigado amigão!!!