Acesso ao computadores Rwindows

Iniciado por xistose, 26 de Janeiro de 2007, 13:09

tópico anterior - próximo tópico

xistose

Olá pessoal como vão as coisas???

Sou mais que um iniciante como usuario Linux, minha sócia entende bem mais do que eu mas estamos tendo um problema sério:

Tenho aqui no escritorio uma pequena rede são 5 computadores:

1 - Mac OS
3 - Rwindows XP
1 - Ubuntu Desktop 10.6 (estou usuando-o como servidor)

Eles estão conectados da seguinte maneira:

1 - ADSL => 1ª placa de rede do Linux
2 - 2ª placa de rede do linus => switich
3 - Switich => demais computadores

Tudo muito bem todos acessam a internet e inclusive os Rwindows acessam o Mac e o Linux e o MAC e o Linux se acessam. Acontece que ninguem consegue acessar o rwindows (nem um dos tres pcs com XP consegue acessar as pastas compartilhadas dos outros Rwindows), mas todos conseguem encherga-los na rede... Mas quando tento acessar aparece a seguinte:

"\\Comptador1 não esta acessivel. Talvez voce não tenha permissão para usar este recurso de rede. Contate o administrador deste servidor para saber se tem permissão de acesso."

Já configurei o samba (mas ate o ponto que eu saiba mesmo sem o samba pelo menos os rwindows deveriam se comunicar direto), e nem isso esta acontecendo.

Ja mudei o nome dos PCs na rede e eles continuam eu percebo a alteração deles

Todos estão na mesma faixa de IP com o mesmo Gatway (coloquei todos os IPs fixos).

Provavelmente eu fix uma "caca" em algum lugar.

Alguem poderia me dar alguma sugestão.

Abraço a todos...

gilson

Aparentemente sua rede esta ok, vejo duas possibilidades de problemas:
1-firewall do windows xp bloqueando o compartilhamento de arquivos
2-Permissão de usuario para acessar a mquina win-xp:
para ter acesso a um compartilhamento de uma maquina win-xp, vc deve ter uma das duas opções abaixo :
     2.1 Acesso liberado na maquina que disponibiliza o recurso para usuario "convidado", ter a conta de convidado logicamente ativa.
    2.2 criar um usuario na maquina que compartilha o recurso, e informalo na maquina cliente com a respectiva senha.

Boa sorte

xistose

Olá Gilson,

como vão as coisas??

Muito obrigado pela ajuda!!!  :D :D

Porem o firewall do XP não esta ativado em nenhuma da tres maquinas

Ontem eu consegui inclusive compartilhar a minha impressora que esta instalado no servidor com o ubuntu. Isso confirma que minha rede esta funcionando perfeitamente.

Após instalá-la eu consegui acessar os rwindows atraves dos demais rwindows. Lógico que com um pequeno detalhe  ;D se eu tento acessá-los atraves do seguinte caminho:

Rwindows Explorer =>Ambiente de Rede => Toda Rede => Minha Rede => Computador1

Ele da erro e não reconhece nada, mas se eu digito na barra de endereços:

//computador1/h/Meus Documentos

Ele abre a pasta e permite que eu altere os documentos de rwindows para rwindows. Mas continuo não conseguindo acessá-los atraves do ubuntu e do Mac.

A segunda eu ainda não tinha tentado a primeira opção: de ativar a conta convidado... Mas infelizmente não surtiu efeito.

Continuo na mesma. Pois o Ubuntu não me da a opção de informar o cliente com a respectiva senha...

A principio cheguei a cogitar a possibilidade se ser alguma porta corrompida, porem já atualizei meu sistema e nada...

Mais alguma sugestão????

E valeu pela força mais uma vez... :(

Abraços

gilson

Ja tentou acessar apartir do linux pelo ip?
smb://192.168.0.102/
substitua pelo ip da maq a ser acessada, isso deveria funcionar se o recurso esta disponivel para convidado
pode ser no nautilus ou firefox
se funcionar vc pode colocar no favoritos, para facilitar...

xistose

Gilson,

Como vão as coisas Dr.?

Acontece que o numero do IP também não ajuda, pois, eu tenho o Plone e o Zope instalados em todos os computadores. Quando eu digito o numero do IP cai no site plone.

Eu tenho ate vergonha de dizer, mas vamos lá. Eu tive um problema com minha impressora de rede (Epson Stylus Photo R220) no windows ela tem um monitor de tintas no Linux não. Um cartucho colorido acabou e ela simplesmente parou demorei dois dias para descobrir enquanto isso eu alterei diversos pacotes, instalei alguns e reinstalei outros pensando que pudesse ser alguma coisa com a impressora. Ai acabei ligando a impressora no windows e descobri que era a tinta. Pode sentar e rir eu já fui ridicularizado por alguns amigos por causa disso.

Com isso hoje seguindo a sua sugestão do IP, eu tentei digitá-lo no:

Locais => Servidores de rede.

Sem sucesso e como eu sempre acabo tentando tudo que eu já tentei quando modifico um arquivo, consegui acessar os computdores windows digitando o endereço completo do diretório de rede que eu pretendo acessar. E acebei descobrindo que a sintaxe é diferente do windows. não basta simplesmente digitar:

//computador1/g

Eu tenho que digitar:

smb://computador1/g

Eu não sabia.

Isso resolve o meu problema de certa forma. Mas eu sou um pouco perfeccionista, gostaria de faze-la funcionar perfeitamente... Que ele encontrasse a rede windows e conseguisse acessar os computadores diretamente. Não consigo encontrar uma explicação lógica para isso acontecer.

Muito obrigado pelas dicas Gilson. Sua ajuda foi muito válida.

Mas continuo sem entender por que ele está fazendo isso.

Alguem consegue me explicar?

Abraço a todos e muito obrigado pela ajuda.