Acesso ao computadores Rwindows

Iniciado por xistose, 26 de Janeiro de 2007, 13:09

tópico anterior - próximo tópico

xistose

Olá pessoal como vão as coisas???

Sou mais que um iniciante como usuario Linux, minha sócia entende bem mais do que eu mas estamos tendo um problema sério:

Tenho aqui no escritorio uma pequena rede são 5 computadores:

1 - Mac OS
3 - Rwindows XP
1 - Ubuntu Desktop 10.6 (estou usuando-o como servidor)

Eles estão conectados da seguinte maneira:

1 - ADSL => 1ª placa de rede do Linux
2 - 2ª placa de rede do linus => switich
3 - Switich => demais computadores

Tudo muito bem todos acessam a internet e inclusive os Rwindows acessam o Mac e o Linux e o MAC e o Linux se acessam. Acontece que ninguem consegue acessar o rwindows (nem um dos tres pcs com XP consegue acessar as pastas compartilhadas dos outros Rwindows), mas todos conseguem encherga-los na rede... Mas quando tento acessar aparece a seguinte:

"\\Comptador1 não esta acessivel. Talvez voce não tenha permissão para usar este recurso de rede. Contate o administrador deste servidor para saber se tem permissão de acesso."

Já configurei o samba (mas ate o ponto que eu saiba mesmo sem o samba pelo menos os rwindows deveriam se comunicar direto), e nem isso esta acontecendo.

Ja mudei o nome dos PCs na rede e eles continuam eu percebo a alteração deles

Todos estão na mesma faixa de IP com o mesmo Gatway (coloquei todos os IPs fixos).

Provavelmente eu fix uma "caca" em algum lugar.

Alguem poderia me dar alguma sugestão.

Abraço a todos...

gilson

Aparentemente sua rede esta ok, vejo duas possibilidades de problemas:
1-firewall do windows xp bloqueando o compartilhamento de arquivos
2-Permissão de usuario para acessar a mquina win-xp:
para ter acesso a um compartilhamento de uma maquina win-xp, vc deve ter uma das duas opções abaixo :
     2.1 Acesso liberado na maquina que disponibiliza o recurso para usuario "convidado", ter a conta de convidado logicamente ativa.