Problemas com memória (acho que é com a swap)

Iniciado por Kamei Hyoga, 30 de Dezembro de 2006, 20:21

tópico anterior - próximo tópico

Kamei Hyoga

Desculpem se postei na área errada.

Ocorre o seguinte: depois de bastante tempo usando o pc, percebo que minha mamória swap vai enchendo. O problema é que quando ela enche muito, eu não consigo mais abrir programa nenhum! Quando eu clico para abrir um programa qualquer, aparece essa imagem :

Cliquei no monitor de terminal e ele me mostra isso _

A única maneira que consigo resolver isso é matar o processo gnome-panel.

Gostaria de saber se tem como "limpar" essa memória, como se eu usasse aqueles programas que liberam memória RAM e etc.

Grato por qualquer ajuda.

arsolto

Você instalou algum programa em fase de desenvolvimento em seu sistema operacional? Eles podem gerar o tipo do problema que você relatou aqui, o consumo excessivo da memória do computador. Evite-os!

Kamei Hyoga

A única coisa que eu instalei foi o aMsn 0.96 baixado do site do Lamego. Estou usando o Drapper e ele está totalmente atualizado (antes de atualizar, isso ocorria tmb).

JeffersonX

Essa swap está um pouco baixa, não tá não? Seria legal que aumentasse ela, pra 512MB ou até mesmo um 1GB.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Kamei Hyoga

O Java num tá nem instalado aqui. Talvez seja o tamanho da swap. Será que está muito baixa?

Minha configuração: AMD 1600+, 256 RAM (DIMM), GFORCE 2 64 MB.

Magneto

Recomenda-se usar o dobro de memória RAM como Swap.

JeffersonX

Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Kamei Hyoga

Citação de: Agent Orange online 31 de Dezembro de 2006, 11:44
Recomenda-se usar o dobro de memória RAM como Swap.

Essa swap é "antiga", de quando eu usava só 128 de RAM. Nessa semana eu comprei um pente de 256 e estou usando ele agora (queria usar o de 128 junto. mas ela "parou de funcionar"... mas isso é um outro problema).

Bem, eu vou tirar o windows (que já não uso a mais de 4 meses, diga-se de passagem) daqui e então eu vou aumentar a swap um pouco mais.

Vcs recomendam alguma forma segura de se fazer isso, sem prejudicar meu sistema instalado?

Kamei Hyoga

Uma coisa estranha ocorreu: quando esse problema ocorreu pela última vez (agora a pouco), abri o monitor de sistema e o consumo de memória (tanto ram quanto swap) estavam muito aceitáveis. Meu sistema estava consumindo ~60% (ram e swap. cada uma com esse valor aproximado). Aí num entendi nada... fui olhar os processos e o gnome-panel estava consumindo 155 mb sozinho!!!.

Parece que o problema é o gnome-panel consumindo isso tudo. Não tem como eu controlar isso?

Abraço.

Coiote

Estou com o mesmo problema. Só que o meu gnome-painel está consumindo absurdos 350mb(já chegou a 400mb) e tá com 90% da swap ocupada. Eu tenho 512 Mb ram e 600 de swap. O único programa aberto aqui é o Swiftfox 2. Alguém faz idéia do que seja?

Ubuntu dapper