samba usando o passwd

Iniciado por jcbcotta, 19 de Janeiro de 2007, 19:49

tópico anterior - próximo tópico

jcbcotta

alguem sabe como posso fazer para que o samba passe a trabalhar com os usuarios que possuem login no servidor??
eu tenho um server de LTSP e gostaria de disponibilizar para os meus usuarios suas pastas home ...mas sem eu ter que add todos eles como usuarios do samba...

a todos desde de ja muito obrigado

arlei

jcbcotta,
vc pode deve usar o smbpasswd para adicionar usuários do sistema ao Samba.

Ex.:
sudo smbpasswd -a fulano

Nota: Sei que existe uma forma de fazer com que todos usuários do Linux sejam adicionados ao Samba mais não me recordo como, mais acho que um man smbpasswd deve lhe ajudar a descobrir.

Outra coisa que vc deve fazer é no arquivo de configuraçào do Samba icluir nas opções globais o parâmetro unix password sync = yes, que serve para sincronizar as senhas dos usuários do sistema com o do Samba.

T+
Arlei

jcbcotta

mas eu nao quero usar os usuarios do samba ...eu quero que o samb ause os usuarios que possuem logim na maquina...para que eles acessem suas pastas home com o mesmo login e senha...
de todo modo obrigado pela dica

se alguem souber como fazer para o samba usar o passswd para login via win98 eu agradeço pela ajuda também :D

Lamego

Não é possivel utilizar directamente os utilizadores do sistema devido a imcompatibilidade na encriptação das passwords, o unico jeito é configurar mecanismos para sincornização das duas dbs.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

jcbcotta

Akuhn

Citação de: jcbcotta online 25 de Janeiro de 2007, 08:40
dancei entao

obrigado galera

Deixa eu ver se entendi, você quer que as suas estações Win98 loguem com as senhas cadastradas no Linux, mas você não quer adicionar os usuários manualmente no samba?

Quando você instala o samba ele já pega automaticamente os usuários do Linux, se isso não acontecer deve ter algum problema no teu smb.conf ou você tem que refazer a base tdb_sam.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Lamego

CitarQuando você instala o samba ele já pega automaticamente os usuários do Linux, se isso não acontecer deve ter algum problema no teu smb.conf ou você tem que refazer a base tdb_sam.
Desculpa discordar mas nunca vi isso acontecer, o samba não pega os usuarios de Linux durante a instalação, o funcionamento tipico do samba é com a sua base de dados proprioa, você pode é configurar mecanismos de sincronização com outros sistemas como seja LDAP ou passwd...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

jcbcotta

galera desculbri que no win98 nao tem como fazer o que eu estou querendo ..
abrigado a todos