Em busca do openoffice perdido (e um desabafo!)

Iniciado por milagre23, 23 de Janeiro de 2007, 21:46

tópico anterior - próximo tópico

milagre23

A tentar colocar um dicionário de portugês.pt fiz algo de errado (e não consegui nunca ajuda para resolver esse problema de dicionário) e agora perdi o openoffice completamente. Tento instalar pelo synaptic mas nunca dá certo. Problema de dependências?
Alguém me consegue dizer que programas tenho de sacar para ter um openoffice completo? E vale a pena sonhar com um dicionário de português ou o melhor é esquecer? (acho optimo que os repositórios venham carregados de línguas, até dialectos raros, mas não percebo porque é que não vem português europeu. Será que comunidade lusa, na qual me incluo, não se mexe?)

Este é ainda um dos problemas deste sistema aberto: demasiadas variantes para um utilizador básico. Bem sei que as vantagens são mais do que as desvantagens mas asseguro-vos que a um utilizador básico o que falta em conhecimento de informática tem que compensar com muita perseverança e paciência de herói. Mas às vezes cansa!
Porque é que tive sempre os processadores de texto a funcionar com dicionário (embora tenha sempre dado um pouco de trabalho a descobrir onde encontrar e como instalar o myspell.pt.pt porque não vem em nenhum repositório) e agora, chagando ao Edgy, já tudo o que aprendi se tornou obsoleto e é preciso começar de novo (e isto é válido para outras aplicações).
Se não houverem constantes suficientes para que os processos estabilizem e a aprendizagem e conhecimento se inscrevam não poderá haver nunca evolução porque em determinado momento ela estagnará.

Perdoem o desabafo e conto com a vossa ajuda.

Obrigado

boi

Acho que é só entrar no terminal e digitar:

sudo apt-get install openoffice.org-l10n-pt

O dicionário pode ser encontrado nesse endereço:
http://www.broffice.org/?q=verortografico

O dicionário do BrOffice foi feito pela comunidade brasileira, mas está disponível tanto na versão pt_BR quanto na pt_PT, é só clicar na bandeirinha de Portugal. As instruções para a instalação estão dentro do pacote.

milagre23

Citação de: boi online 23 de Janeiro de 2007, 22:19
Acho que é só entrar no terminal e digitar:

sudo apt-get install openoffice.org-l10n-pt

O dicionário pode ser encontrado nesse endereço:
http://www.broffice.org/?q=verortografico

O dicionário do BrOffice foi feito pela comunidade brasileira, mas está disponível tanto na versão pt_BR quanto na pt_PT, é só clicar na bandeirinha de Portugal. As instruções para a instalação estão dentro do pacote.

Obrigado pela dica mas não consegui resolver. Aparece uma mensagem avisando que todos os ficheiros já estão instalados. Os ícones desapareceram dos menus e quando tento arrancar com o programa pela consola aparece o logotipo do openoffice como se fosse arrancar mas depois nada acontece.

ppfb

já tentou remover completamente e depois reinstalar?

tente pelo synaptic

Boa sorte
Abraços

Eduardo André Viana

Já resolvi vários problemas relacionados à instalação de pacotes utilizando o aptitude no console em vez do apt-get. Tente remover todos os pacotes relacionados ao openoffice pelo synaptic  e então digite no console:

sudo aptitude install openoffice.org-l10n-pt

Espero ter ajudado!

[|

Lamego

ento instalar pelo synaptic mas nunca dá certo. Problema de dependências?
Isto signgicia que adicionou repositórios que não devia ou que instalou directamente pacotes que não devia.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

milagre23

Citação de: Lamego online 24 de Janeiro de 2007, 08:53
Isto signgicia que adicionou repositórios que não devia ou que instalou directamente pacotes que não devia.

Os repositórios que uso são os oficiais (pelo menos é o que diz no edgy starter guide...)
Gostava de desinstalar para instalar tudo de novo mas não faço ideia que pacotes seleccionar. E tenho medo de tirar tudo o que tem nome ligado a office e de excluir algum com nome que nada tem.
Como o open office vem de raiz nunca mexi nele, não faço ideia qual o grupo de dependências. 

De qualquer modo, obrigado pela vossa ajuda.

milagre23

Citação de: Lamego online 24 de Janeiro de 2007, 08:53

O único pacote que tentei instalar, usando o  GDebi, foi: myspell-pt-pt_20060914-1_all.deb.
Não devia?
Fi-lo com o dapper e funcionou às mil maravilhas...