Compartilhando Velox: Windows 2000 + Ubuntu + switch + 4200

Iniciado por robertobech, 10 de Março de 2006, 21:59

tópico anterior - próximo tópico

robertobech

Pessoal, tenho dois PCs, um rodando windows 2000 e outro com o Dapper.

Comprei um switch para compartilhar o velox, o switch d-link des-1008D. O Modem Velox é o 4200. Segui o tutorial do ABUSAR e configurei direitinho como roteador.

Pois bem: pluguei o windows numa entrada do switch e beleza: velox no windows. Mas o outro PC com o Ubuntu não funfa! Eu coloquei a eth do Ubuntu com DHCP... está certo? E o DNS, devo colocar algo? Está marcando 10.0.0.1. Não entendo muito disso, mas sei que o switch e o modem tão certos, afinal, o windows acessa o velox. O que devo fazer? Valeu pessoal...
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

robertobech

Passando mais alguns dados...

Do Ubuntu, consigo acessar o modem em 10.0.0.1. Já tentei acessar os sites pelo dns puro, mas não deu. Não faço idéia do que está errado... eu tenho mesmo que deixar tudo em DHCP?
256MB RAM, HD 40GB

edureis

No windowns você configurou como DHCP e funcionou? Seu ip no ubuntu tá aparecendo direitinho com o comando sudo ifconfig?

[],

robertobech

Já matei o problema: na hora de configurar o DHCP nas configurações do modem eu estava colocando o DNS errado... para o Rio de Janeiro os valores de DNS primários e secundários são: 200.149.55.140 e 200.165.132.148

Depois ficou tudo jóia. Valeu a ajuda, Edureis!
256MB RAM, HD 40GB

fabio

Estou passando por problema semelhante. A rede funciona bem com as máquinas Windows, porém é só iniciar a máquina que tem o Ubuntu instalado e a internet de todos fica estranha (não consegue abrir vários sites - principalmente os que não haviam sido acessados antes do Ubuntu iniciar). No Ubuntu, a internet fica estranha e lenta.

Na configuração, o modem está roteado e funciona como DHCP. A interface eth0 do Ubuntu está obtendo ip por dhcp. Rodando ifconfig, a configuração desta interface parece estar ok. (ip / máscara de subrede estão coerentes com aconfiguração da rede). Tentei a configuração dos IP´s DNS no roteador, como sugerido neste tópico, e ainda sim o problema persiste.

Alguma sugestão?

fabio

pra acrescentar: quando faço ping no terminal, o Ubuntu até consegue determinar o IP dos sites, porém não obtem nenhuma resposta de ping (todos os pacotes são perdidos).