Desmontar unidades na marra

Iniciado por velox256, 15 de Janeiro de 2007, 08:22

tópico anterior - próximo tópico

velox256

Olá, pessoal, alguém sabe dizer se é possível deixar as unidades de cd-rom destravadas qdo montadas (como acontece no windows) ou, se não dá, qual o comando que desmonta as unidades na marra? Muitas vezes qdo se vai desmontar a unidade aparece a mensagem que 'o dispositivo está ocupado' e fica o cd sem poder ser aberto.
Tanto pelo navegador de arquivos qto pelo terminal (umount -a ou umount /caminho do sispositivo de cd) dá essa mensagem qdo o bagulho cisma em não desmontar. O engraçado é que isso acontece na maioria das vezes no KDE, ficando o Gnome mais 'imune' a esse problema.

Alguma luz?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Akuhn

Eu uso Ubuntu 6.06 com Gnome e raramente acontece isso.
Para desmontar:
Citarsudo umount -l /pontodemontagem

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

velox256

Pois é, isso eu já tinha visto no man do comando (ainda dá ocupado), no Gnome é raro acontecer, mas como uso KDE, isso acontece várias vezes, mas isso só acontece com os cd-roms, ficando outras unidades (como usb e tal) sem o problema.
Isso não acontece só comigo não, tenho amigos que reclamam da mesma coisa. Olhando o fstab aqui vi que as especificações de montagem estão como 'auto' para os cd-roms; vou mudar para 'noauto' e ver se corrige o negócio, mas só mais tarde pois estou baixando coisa na Internet e não quero perder a taxa de 195KB/s do mod do Q3A e dois filmes no Azureus, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

telmotr

já tive o mesmo problema ao acessar disquetes: o comando fuser identifica os processos que estao usando o dispositivo e com a opçao -k mata esses processos, o comando fica assim

$ sudo fuser -k /dev/cdrom


Darcamo

Uso gnome e de vez em quando tenho esse problema.
Nesses casos eu mato o nautilus (o nautilos volta em seguida)
pkill nautilus
e o problema e resolvido. Posso desmontar a unidade normalmente.