Novo no mundo linux: Ubuntu ou Kubuntu?

Iniciado por last_b, 21 de Novembro de 2006, 12:50

tópico anterior - próximo tópico

last_b

Boas a todos vocês fãs de linux... eu estou a mudar-me do windows para linux e gostaria de saber qual dos dois devo instalar:
   Ubuntu ou Kubuntu??

Eu ja tive à procura na net sobre qual as diferenças entre eles...o que descobri foi que o Ubuntu é baseado em GNOME e o Kubuntu em KDE...tudo bem...mas como disse eu sou mesmo burrinho nisto e gostava que me explicassem a diferença, quais os requesitos minimos a nivel de hardware, em que situações é aconselhado usar o Ubuntu ou o Kubuntu?

Por mais que tente não consigo ter uma ideia sobre o qual devo instalar:(

Obrigado a todos pela compreensão.

KurtKraut

Aloha,

Os dois são o mesmo sistema com uma interface gráfica, ou seja, aquilo que você olha para tela, de forma diferente.

Como eles são 2 CDs separados, pege um CD regravável, baixe um, grave, use ele por um tempo sem instalar (LiveCD) e depois grave na mesma midia o outro, use por um tempo e veja qual te agrada.

Se você quer um palpite... a minha sugestão pessoal e a preferência dos meus amigos é pelo Gnome.

Polaco

Basicamente as diferenças entre Ubuntu e Kubuntu são baseadas no gerenciador de janelas, e algumas poucas aplicações, que podem ser adicionadas posteriormente, independetemente do sistema ser baseado em GNOME ou KDE.

Para maiores informações sobre as suas diferenças, dê uma olhada nos links abaixo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNOME

http://pt.wikipedia.org/wiki/KDE

Não existem grandes diferenças no consumo de recursos entre um gerenciador de janelas e outro, vale lembrar também que é possível ter ambos instalados no mesmo computador
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

ins3rt c0in

Dizem que o KDE lembra o Windows e o Gnome lembra o Mac OS! Eu fiz uma experiência aqui, deixei o computador só com Linux, sem dual boot, obriguei minha familia a usar Linux. Por incrível que pareça o KDE gerou mais reclamações!

Como disse o Kurt Kraut manda ver nos Live Cds pra ver a "cara" de cada um!

p.s - Esqueci de uma coisa. Se você num quer se dar ao trabalhão de usar um LiveCD (lol). Entre nesse site com screenshots pra ver qual você acha melhor. Tem os shots desde a instalação e da navegação pelos menus. Você pode ter uma boa noção sem ter que baixar os 700mb do ISO.

http://shots.osdir.com/

Totoro

Bem vindo a um novo mundo  ;D

bem já me falaram que a diferença entre o gnome (ubuntu) e KDE (kubuntu) era uma diferença entre agilidade e presisão,

sendo que o gnome é mais poderoso que o KDE mas é mais pesado também,
e o KDE é mais rápido que o gnome mas menos eficiente em certos quisitos,
mas esta diferença não é assim tão aparente...

então tudo depende da sua máquina e de seu gosto, e assim como disse KurtKraut é aconselhavel você testar as 2 para ver qual o agrada mais...pois esta é a liberdade que se ganha no mundo linux... a livre escolha para fazer o que bem entender com seu sistema...

se quiser postar aqui suas configurações de hardware para que possamos opinar em qual sistema você poderá usar com mais efiencia....mas lembrando.... é apenas uma opinião, peste as duas e nos diga qual você mais gostou  :D

[]'s  ;)

last_b

ok...obrigado pla explicação...eu dps deixo aki a configuração do harware...

mas so mais tarde pk tenho k ir comprar peças novas pro PC pk a motherboard queimou e tenho k comprar um novo processador, motherboard, etc... tenho k ver alguma coisa boa em questao de qualidade/preço.

Até la um grande obrigado.

last_b

Bem pessoal, depois de analizar bem acho que o Ubuntu é melhor para mim que o Kubuntu.

Acham que o Ubuntu funciona bem num pc com estas caracteristicas:
  CPU: AMD - Sempron 3400+ skt 754
  Memoria: DDR 512MB

E acham que dará para versões futuras?

è que estou indeciso entre este CPU e este: Intel - Pentium 4 P 524
3.0GHz skt775 1MB Cache bus 533Mhz em caixa... qual acham melhor?

Obrigado.

andre88

sem probelema, axo k o ubuntu vai correr aí ás mil maravilhas!!!

Boa Sorte!! ;) ;)
André Barbosa

leandrovargas

Vai fundo e instala o Ubuntu que não terá arrependimento...

Vlw

P.S. Sobre entre os CPU's que você vai comprar, sugiro o P4
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Polaco

Se o Sempron não fosse socket 754 ele seria a melhor escolha. No seu lugar eu iria de Pentium 4.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

last_b

ok, muito obrigado pelas dicas...

um até mais, viva o mundo linux:)